Como Montar uma Casa de Repouso

Como Montar uma Casa de Repouso

Montar uma casa de repouso para idosos deve seguir alguns padrões essenciais para o funcionamento.

Deve oferecer ao idoso acompanhamento médico e odontológico com padrão de qualidade.

É importante que uma casa de repouso tenha a orientação de uma nutricionista para a elaboração das refeições.

O idoso por muitas vezes já tem alguma patologia desenvolvida e sua alimentação deve seguir orientação constante.

O uso de sal, açúcar e gorduras deve ser monitorado constantemente.

O ideal é que uma casa de repouso tenha uma equipe médica a qual possa fazer parte médicos clínicos e geriatras, fisioterapeutas, ortopedistas, cardiologistas, profissionais na área de enfermagem e dentistas.

Também devem compor a equipe de trabalho:

Psicólogos, nutricionista, assistente social entre outros profissionais como profissionais dedicados a limpeza e higiene do local, cozinheiras, cuidadores e parte administrativa.

O objetivo de uma casa de repouso é oferecer ao idoso um tempo de maior prazer e cuidado com a saúde, higiene e alimentação.

Muitos idosos por não terem a disponibilidade de algum familiar para os cuidados especiais e até atendimento médico freqüente optam por ficarem em locais como esse, outros por exigência familiar, e outros por não terem outra opção a não ser essa.

Alguns idosos até acham melhor morarem em uma casa de repouso pois podem se socializar com outras pessoas interagindo através de atividades relacionadas para o melhoramento da condição física, através de exercícios regulares, passeios e atendimento específico para cada caso.

Para saber mais clique aqui ou ligue 35.3721.8484 ou WhatsApp 35.99704.7091

Para que tudo isso funcione com o intuito de atender ao idoso da melhor forma, estrutura composta de uma casa de repouso terá que ser bem esquematizada e administrada.

Essa parte da comunidade como poderá ser chamada as pessoas que fazem parte da casa de repouso devem ter constante assistência seja ela médica, psicológica ou alimentar.

O idoso por muitas vezes passa por problemas de queda e perda a possibilidade de movimentação dos membros ficando acamado ou usando cadeiras de rodas para a sua locomoção.

A dificuldade com os sentidos também vão diminuindo, muitos não enxergam bem ou não escutam e daí a preocupação em serem cuidados.

Existem também os casos de pessoas que tem sido o mais comum que é o idoso com Alzheimer esses casos o idoso perde a condição de comunicação, memória e as atividades ficam cada vez mais lenta e preocupante causando o cuidado constante e integral dessas pessoas.

Para a montagem da estrutura de uma casa de repouso é essencial que o imóvel pretendido ou construído não possua degraus e seja todo com piso antiderrapante para evitar acidentes.

Também deverá ter o sistema de rampas para a locomoção das cadeiras de rodas.

Na composição da casa de repouso deverá ter objetos de primeiros socorros, remédios, tubos de oxigênio, camas próprias para idosos, camas leito – hospitalar, cadeiras de rodas, andadores, macas e todo equipamentos médicos como termômetros, aparelhos de pressão, estetoscópio entre outros.

Uma casa de repouso tem muitas formas de ser construída podendo ser um pavimento só.

Para saber mais clique aqui ou ligue 35.3721.8484 ou WhatsApp 35.99704.7091

Ou várias pequenas casas onde o idoso poderá morar e obter os cuidados especiais que necessita interagindo com outras pessoas e tendo refeições, higiene adequada, administração de remédios e descanso diário.

Tudo sob orientação dependendo de cada caso é claro.

Os quartos para os idosos poderão ser individuais ou compartilhados com 1 ou mais pessoas.

Isso dependerá da estrutura do imóvel e suas adequações.

Geralmente as famílias pagam pelo bom atendimento e cuidados com os idosos, pois a aposentadoria de cada um dependendo do valor acaba entrando para as despesas gerais e remédios que cada um necessita.

Existem casas de repouso para idosos que as famílias contribuem com renda mensal entre 2.000,00 a 5.000,00 mensais para os cuidados gerais com a saúde, alimentação e higiene.

É importante ressaltar que o idoso necessita de socialização, ele precisa de visitas de familiares ou pessoas conhecidas que vai visitá-lo periodicamente. Isso traz muitos benefícios para eles, principalmente para a parte psicológica.

Deverá dispor de uma área aberta, ventilada com adaptações e acomodações para as visitas.

Clique abaixo para saber mais sobre Casa de Repouso

Planta Baixa de Casa de Repouso

Projeto de Casa de Repouso

Como Montar Asilo


Banhos de sol também são essenciais para os cuidados, portanto deverá dispor de uma área para a colocação de cadeiras confortáveis para que eles possam tomar o sol pela manhã.

Um local para refeição também chamado de salão ou refeitório é muito utilizado para administrar as refeições diárias que devem ser compostas de café matinal, almoço, lanche e jantar podendo se estender até a um chá noturno em alguns casos.

Os detalhes da posição do sol adequada para os cômodos devem ser averiguados antes da finalização do projeto.

Muitas casas de repouso optam por produzir verduras e legumes em uma área destinada a isso, para que esses possam ser utilizados na alimentação dos idosos.

Alguns idosos vão para esses lugares para se sentirem úteis, para isso é recomendável que tenham acompanhamento em uma oficina de terapia ocupacional administrada por profissionais que acompanhem e administrem trabalhos manuais, investindo na qualidade de vida de alguns idosos que ainda podem produzir algo.

Esses trabalhos elevam a auto-estima do idoso levanto – o e fazendo com que olhe para o futuro sem medo.

Nem todos os idosos que vão para uma casa de repouso estão em estado adiantado de problemas relacionados à idade avançada.

Muitos podem produzir pequenos trabalhos manuais, ler, fazer algo que goste para passar o tempo e sentir prazer.

Algumas casas de repouso investem em centro de terapias, ginástica, encontros, salão de festa, apresentação de música e teatro.

Tudo isso só faz com que o espaço seja acolhedor e permita a vivência digna de um idoso.

O número de funcionários vai depender do tamanho do empreendimento, pois deverão ter pessoas adequadas as funções e o número para isso dependerá de quantos idosos atenderá.

Algumas casas de repouso dispõem de um local para orações (capelas) ou o que se adeque a administração de cultos religiosos ocasionais.

Para saber mais clique aqui ou ligue 35.3721.8484 ou WhatsApp 35.99704.7091


Essas mensagens espirituais elevam o pensamento, cultivam a harmonia e melhoram o aspecto positivo do lugar.

O ideal é que uma casa de repouso possa se localizar em uma área tranqüila, fora de ambientes com fortes poluições sonoras, violentos e poluídos.

Deve possuir também um serviço reforçado de segurança, evitando a ação de criminosos.

Deve ser bem protegido por muros, grades e portões, evitando assim que vândalos e pessoas mal intencionadas causem algum mal.

Para que tudo funcione na devida ordem, o ideal é se informar junto a um contador, quais os tributos atribuídos a esse empreendimento deverá atender.


Exemplo de Casa de Repouso com capacidade para 20 leitos.


Recepção;
Administração (com escritório);
Sala de Espera;
Quartos;
Salão de Festas;
Enfermaria;
Banheiros e
Cantina e ou Refeitório.