Como Montar um Arvorismo

Como Montar um Arvorismo

A prática de escalar árvores, andar por entre trilhas, travessias e plataformas são um dos esportes radicais que tem tomado grande proporção entre todas as idades.

Os obstáculos são diversos, desde as tirolesas, escadas móveis e suspensas, surpreendendo o praticante a cada passo dado tornando a prática do esporte em aventura.

O principal objetivo dessa prática é levar o indivíduo a encarar os obstáculos como forma de superação de seus limites.

Para saber mais clique aqui ou ligue 35.3721.8484 ou WhatsApp 35.99704.7091

As atividades são diferenciadas de acordo com a faixa etária e a integração do praticante com a natureza e o meio ambiente é total.

Muitos circuitos de arvorismo se diferenciam entre si, podendo levar a prática em árvores bem altas e ou diferenciado com outras dinâmicas em grupos.

Dentre os equipamentos utilizados podemos citar:

Equipamentos de Proteção;
Equipamentos anti queda e
Equipamentos de Resgate.


A diferenciação entre os equipamentos são:

Os equipamentos de Proteção incluem: Roupas adequadas, luvas, botas, óculos, capacetes, tornozeleiras, joelheiras entre outros.
Os anti quedas na maioria das vezes são utilizados mosquetões, cabos de aço, cordas e roldanas.
Os de resgate são utilizados para socorro e quedas de praticantes como escadas, macas aparadoras, imobilizadores e outros.
Para essa prática as árvores do espaço onde o empreendimento funcionará deverão estar em boas condições, saudáveis e não apresentarem fungos, estragos e quebras.

Para saber mais clique aqui ou ligue 35.3721.8484 ou WhatsApp 35.99704.7091


Também o participante da atividade deve ser alertado a apreciar e não estragar as árvores machucá-las, quebrá-las desnecessariamente e agredi-las.

A grande importância da prática é o respeito à natureza e a contemplação mágica da flora e fauna de uma altitude e ângulo diferenciados.

O espaço reservado para essa pratica deve ser monitorado por profissionais que se adequarem a pratica e com experiência em todos os sentidos tanto de pratica, salvamento e monitoria.

O espaço deve possuir licença ambiental e estar de acordo com todas as normas exigidas para o funcionamento.

Clique abaixo para saber mais sobre Arvorismo

Planta Baixa de Hotel de Ecoturismo

Projeto de Agência de Turismo

Como Montar Arvorismo

 

Esse tipo de esporte se adéqua a cidades turísticas e de grande movimento de pessoas com interesse da prática.

Para isso é necessário divulgação, distribuição de panfletos, exibição de vídeos com monitoramento em escolas, colônias de férias, excursões e pacotes turísticos.

O projeto pode ser integrado a pousadas e outras atrações de recreação e lazer como:

Lago para pescaria,
Restaurante;
Passeios a cavalo;
Passeios de barco;
Circuito de MotoCross e
Bicicross
A diversão aliada à natureza e descoberta de novos olhares para esse tipo de prática esportiva traz benefícios imensos desde que bem equipado e monitorado de acordo.

Geralmente os projetos nessa área de arvorismo podem acompanhar os tipos de circuitos que variam em intensidade e forma radical da pratica variando em altura, diversão, obstáculos e dificuldades gerais.

Para saber mais clique aqui ou ligue 35.3721.8484 ou WhatsApp 35.99704.7091


A contratação de funcionários que irão compor o quadro de funcionários é de extrema importância, pois eles devem ser habilitados para a prática e orientação aos visitantes e praticantes quanto ao uso de roupas e calçados adequados, riscos, cuidados especiais com a pele e insetos.

A responsabilidade social e ambiental também não deve sair em nenhum momento fora da visão global do negócio, pois isso é o que gera a expectativa os apreciadores, ecoturistas e observadores da natureza.

Entre algumas formas diversificadas de montagem de um local apropriado para a prática de arvorismo podemos aliar também áreas para acampamentos, implantação para tirolesa e trilhas ecológicas.

Dentro desses projetos os profissionais e os guias devem estimular a educação ambiental, curiosidades sobre a fauna e suas diversas formas, habitat natural, limpeza, cuidados com o impacto que o ser humano causa na destruição da natureza, conhecimento cultural e apreciação do meio ambiente como um todo.

 

Exemplo de Projeto de Arvorismo com 200 m2


Recepção;
Arvorismo;
Lanchonete;
Administração;
Copa e
Banheiros