Como Montar um Auditório

Como Montar um Auditório

Para a construção de um auditório seria desejável que o empreendedor tenha um projeto e o auxílio de um arquiteto para que possa sugerir materiais, sistema de iluminação e detalhes que são de extrema necessidade nesse tipo de empreendimento.

Poderá ser adaptado em uma sala ampla já existente, para isso também deverá passar pela avaliação de profissionais para que as adaptações saiam de forma esperada e de acordo para com as necessidades.

Deverá dispor de cadeiras próprias para público, geralmente almofadadas e confortáveis.

Eventos em auditórios podem ser longos e a construção e montagem dele deverão pensar no conforto de quem utilizará.

Um auditório deverá ser revestido, para proteção e isolamento de som, sistema som e iluminação adequada.

Para saber mais clique aqui ou ligue 35.3721.8484 ou WhatsApp 35.99704.7091

A tecnologia em sistema de sonorização e iluminação deve ser acompanhada, pois temos diversas técnicas que podem ser aplicadas de acordo com o local e disposição.

Em auditórios podem ser exibidos peças teatrais, projeções de cinema, encenações diversas, realizações de formaturas e outros eventos, entre convenções, congressos e atos públicos.

O projeto deverá possuir camarins, banheiros, área de recepção, hall de entrada e área de estacionamento.

O local deverá ser climatizado e o sistema de ventilação deverá ser projetado de acordo com profissionais e a estrutura do local.

A fachada do local deverá ser atrativa e bem iluminada.

Para saber mais clique aqui ou ligue 35.3721.8484 ou WhatsApp 35.99704.7091

Os equipamentos de som, microfonia, iluminação e o resto da composição do local deverão fazer parte de uma lista minuciosa e detalhada.

Poderá ter ambientes interligados como ante sala, hall e outras dependências que forem necessárias.

A estrutura do local poderá ser metálica ou de alvenaria convencional.

Esse tipo de empreendimento geralmente sofre muito com a parte de sonorização, isso deverá ter uma atenção especial e poderá utilizar materiais especiais para diminuir os efeitos de som e microfonia.
Outra questão que deverá ser observada é a colocação de cadeiras, essas deverão ser confortáveis, de preferência com estofamento para que as pessoas se sintam confortáveis em assistirem a apresentação de espetáculos que o auditório terá.

Existem auditórios de muitas formas e com colocação de cadeiras de diversos tipos.

Isso deverá ser estudado junto à montagem e com orientação de arquitetos que terão o papel de orientar qual a melhor colocação, disposição e modelo para isso.

Clique abaixo para saber mais sobre Auditório

Planta Baixa de Auditório

Projeto de Auditório para Show

Como Montar Teatro

Em se falando de montagem de um auditório, o papel do arquiteto nesse projeto é muito importante, afinal ele estuda a melhor função, o local todo e em partes e acaba dando significado a pequenos detalhes que farão diferença no projeto.

Espaços de iluminação natural, materiais utilizados, aproveitamento de espaços, bilheteria, guarda volumes isso são detalhes observados que poderão fazer muita diferença.

Geralmente o espaço do hall de entrada de auditórios é utilizado também por galerias de artes, artistas plásticos e exposições.

Esse espaço deverá possuir uma boa iluminação natural e artificial dando mais ênfase nas obras ali colocadas para apreciação do público.

Muitos utilizam de painéis de madeira para não terem despesas com perfurações em paredes e manutenção das mesmas.

Outros utilizam de técnicas de cabos de aço já colocados junto ao teto para essa mesma utilização e assim dar oportunidade a artistas de exporem suas obras sem causar prejuízos ao local.

Os camarins devem ter espaço para artistas trocarem roupas e se maquiarem em apresentações, com saída livre para entrada ao palco. Isso poderá ser projetado de acordo com a disposição do local.

Alguns auditórios já mantêm alguns instrumentos musicais como pianos e peças de grandes dimensões para utilização de artistas.

Um item indispensável na construção de um auditório são as entradas e saídas do local com rampas de acesso próprias para pessoas deficientes e cadeirantes.

Saídas de emergência e segurança do local de acordo com projeto pré aprovado pelo corpo de bombeiros.

Quando o espaço é projetado pensando em idéias futuras, muitos materiais podem ser utilizados para divisão de camarins, salas, ante salas, como paredes removíveis de drywall, MDF e outros materiais.

Para saber mais clique aqui ou ligue 35.3721.8484 ou WhatsApp 35.99704.7091


Outra idéia é que o local possa ter uma área coberta externa para entrada de pessoas e veículos.

Poderá fazer parte do projeto uma pequena praça, isso fará toda a diferença para a arquitetura do local e visão do público.

Resumindo, a questão de projetar um auditório poderá ser bem diversa, basta ter um local e este dar espaço para caber todas as idéias que podem integrar esse projeto.

O importante é que ofereça conforto a quem utilizará, e esteticamente faça a diferença ao olhar das pessoas.

Acomodações deverão ser de acordo com a dimensão do local e tudo funcionará harmonicamente.

Exemplo de Auditório e Centro de Convenções com capacidade para 500 pessoas


Hall;
Centro de Convenções;
Cozinha;
Café;
Banheiros;
Área de serviços;
Estacionamento;
Demais dependências