Como Montar Frigorífico de Peixe

PROJETOS PARA FRIGORíFICO DE PEIXE
PLANTA BAIXA | ESTUDOS DE VIABILIDADE

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627


 

Como Montar Frigorífico de Peixe

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627

Projeto de Frigorífico de Peixe


Como Montar Frigorífico de Peixe

CLIQUE AQUI para saber mais sobre este Projeto e Planta Baixa

 

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627

 

A indústria da pesca inclui qualquer indústria ou atividade relacionada ao cultivo, processamento, preservação, armazenamento, transporte, comercialização ou venda de peixe ou de produtos.

Essa atividade comercial visa o fornecimento de peixe e outros produtos do mar para consumo humano ou como fatores de entrada em outros processos industriais. Direta ou indiretamente, mais de 500 milhões de pessoas dependem de atividades de pesca e aquicultura nos países em desenvolvimento.

Esses produtos são geralmente vendidos no atacado para cadeias de supermercados ou a intermediários.

O processamento de peixe pode ser subdividido em duas categorias: a manipulação de peixe (o processamento inicial de peixe cru) e produção de produtos de peixe.

Esses processos podem ocorrer em embarcações de pesca, navios de transformação de pescado e nos frigoríficos de peixe.

O abate de peixes é um processo que pode ser realizado em um ou dois estágios. No primeiro, os animais são atordoados e insensibilizados, e no segundo, ocorre o sacrifício, que pode ser realizado por diversos métodos.

Essas etapas podem acontecer simultaneamente ou em operações distintas, porém o tempo do atordoamento até a morte do animal deve ser minimizado para evitar a recuperação da consciência antes que ocorra a morte.

O choque térmico com água e gelo é um dos métodos de abate mais utilizados nas principais espécies de peixes de cultivo marinho.

De maneira geral, a textura da carne de pescado pode ser afetada por procedimentos realizados antes, durante ou após o abate.

Um dos maiores desafios da aqüicultura é a produção com qualidade, e para tanto o aperfeiçoamento da cadeia produtiva é essencial.

O bem estar animal na produção e principalmente nas fases próximas ao abate são cruciais e influenciam de forma intensa na qualidade do produto final.

Uma outra subdivisão natural é para o processamento primário envolvendo a filetagem e o congelamento de peixe fresco para posterior distribuição aos pontos de venda.

O processamento secundário refere-se aos produtos refrigerados, congelados, enlatados e empanados, além do comércio de subprodutos.

Exemplo de Frigorífico de Peixe com Capacidade de Produção de 3000 kg por dia
Tipo de Inspeção - Federal (SIF)

1. Plataforma de recepção;
2. Câmara de espera;
3. Silo de gelo;
4. Sala de elaboração;
5. Túnel de congelamento;
6. Sala de embalagem;
7. Depósito de embalagens;
8. Câmara de estocagem;
9. Ante-câmara e
10. Expedição.



 

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627