Como Montar um Hospital Maternidade

Como Montar um Hospital Maternidade – A construção e montagem de um Hospital Maternidade é algo bem complexo e deve ser observado em muitos detalhes.

Os hospitais devem optar por serem mais aconchegantes, principalmente os que são voltados a atendimento maternidade, pois esse momento é um dos mais esperados pelos pais e toda família.

Como Montar um Hospital Maternidade

Projetos de Consultoria e Arquitetura para Hospitais e Clínicas
Clique aqui ou ligue para 35.3721.8484

A estrutura deverá atender com excelência as pacientes que estão no momento mais especial de suas vidas.

Muito importante é obter aparelhos, que auxiliam na recuperação e acolhimento do recém nascido.

Do momento da gestação, atendimento humanizado aos serviços de parto e recuperação de prematuros as maternidades devem dispor de serviços diferenciados aos mais diversos casos.

Muitas oferecem cursos a pacientes que são atendidas pelo setor público ou conveniados, serviços de orientação a gestantes.

Nesses cursos são oferecidos auxilio a futura mãe quanto ao aleitamento materno, banhos, cuidados e observações em geral que poderão ser de grande valia as mães.

Atendimento psicológico, ginecológico, anestesias, cirúrgico, ortopedias, Medicina Neo Natal, Especialidades dentro da Área Infantil, Patologias, Obstétrico, Pediátrico, Cardiológico, Endocrinológico, Neuropediátrico, e muitas outras especialidades também podem fazer parte dos serviços de um hospital maternidade.

Para saber mais clique aqui ou ligue 35.3721.8484 ou

WhatsApp 35.99704.7091

Planta Baixa de Maternidade para 30 leitos

Um Hospital Maternidade deve oferecer conforto e aconchego à pacientes, dentro de um padrão de qualidade.

Os Hospitais podem possuir Apartamentos, Suítes e Ala de Enfermaria onde uma paciente poderá dividir o espaço com outras gestantes ou parturientes.

Os apartamentos e as suítes devem possuir acomodações para acompanhante, podendo ser um sofá cama ou poltronas reclináveis para que a pessoa que irá dispor de companhia a parturiente possa descansar também confortavelmente.

As enfermarias geralmente não dispõem de acomodações para acompanhantes, por redução de espaço e por causa de transito de pessoas.

Geralmente em uma enfermaria podem acomodar de 2 a 6 pacientes, seria inviável a colocação de acomodações para muitas pessoas.

Também uma enfermaria também é bem monitorada por enfermeiras e pessoal na área de atendimentos não faltando nada para a paciente em questão.

Para saber mais clique aqui ou ligue 35.3721.8484 ou

WhatsApp 35.99704.7091

Planta Baixa de Maternidade para 30 leitos

Clique abaixo para saber mais sobre Hospital Maternidade

Planta Baixa de Empresa de Esterilização Hospitalar

Projeto de Fábrica de Moveis Hospitalares

Como Montar Loja para Venda de Produtos Médico-Hospitalares

Equipamentos e Máquinas para Maternidade para 15 leitos

Planta Baixa de Maternidade para 30 leitos

Montar Hospital-Dia

Como Montar Hospital (Horizontal)

Planta Baixa de Hospital (Vertical)

As suítes também dispõe na maioria das vezes de saleta e ou ante sala, esse detalhe pode ser bem particular em cada hospital, pois cada um dispõe de um diferencial.

Os apartamentos, suítes e enfermarias podem ser climatizados e a questão conforto poderá ser de acordo com a complexidade da estrutura do local.

Móveis e equipamentos como frigobar, TV, poltronas, Cofres, mesa para refeições, bancada de apoio para refeições junto à cama e armários, música ambiente, isso fica a disposição de quanto e como o empreendedor poderá investir nessa área.

Os banheiros devem possuir toda a estrutura de apoio as pacientes como corrimão, cadeiras para banho e outros acessórios que poderão dar mais sustentabilidade para as pacientes.

Toda a estrutura de montagem de um hospital maternidade poderá ser de acordo com aparelhos de última geração, treinamento de pessoal e mantendo atualizada de acordo com os profissionais envolvidos.

A divisão em um hospital poderá ser entre áreas destinadas a atendimentos, salas de partos, Pré – parto, triagem, reanimação neonatal, UTI, centro cirúrgico, apartamentos, enfermarias,berçário, farmácia, estacionamento, recepção, banheiros e muitas outras alas.

Isso é uma questão particular, todo o ambiente escolhido para a montagem deverá ser revestido de material lavável, proporcionando higienização adequada, conforto e busca por melhores atendimentos.

Para saber mais clique aqui ou ligue 35.3721.8484 ou

WhatsApp 35.99704.7091

Planta Baixa de Maternidade para 30 leitos

Essa relação entre mãe, bebê e maternidade deverá remeter uma segurança.

Hoje em dia muito tem se falado em partos naturais, a idéia tem sido mais divulgada em exames pré natais levando em consideração muitos fatores que poderão interferir.

O acompanhamento médico das pacientes mensalmente cria expectativas e geralmente o médico observa se isso poderá ocorrer sem risco a nenhum dos envolvidos no caso mãe/bebê.

Para isso o hospital Maternidade deverá dispor de atendimento adequado a diversos tipos de situações e aparelhagens para o socorro ideal a cada tipo de caso.

Equipamentos cirúrgicos e centro cirúrgico devem estar de acordo e liberados para oferecer atendimentos emergenciais adequados.

Os bebês após o nascimento devem passar por período de observação e para isso devem ficar em local preparado adequadamente também conhecido como berçário.

Esse local deverá ser climatizado adequadamente, ter acompanhamento de enfermeiras e toda a assistência para que possa se adaptar fora do útero da mãe.

Essa área destinada ao berçário deve ser monitorada por profissionais pediatras e de outras especialidades que forem necessárias para que garanta ao recém nascido todos os cuidados como higienização, medicação, cuidados com o umbigo, troca de roupinhas e banho.

Além da área destinada ao berçário comum, deverá possuir uma ala de atendimento intensivo e intermediário sendo conhecida como UTI Neonatal.

Os hospitais mais modernos têm sistema de monitoramento por câmeras, onde podem controlar melhor o fluxo de pessoas que tem acesso as alas e impende de qualquer pessoa ter acesso ao local onde estão os bebês.

Isso é de grande valia em grandes e pequenos hospitais, por medida de segurança, já que é sabido que muitos roubos a recém nascidos podem originar dessa forma.

O pessoal envolvido com o trabalho em um hospital desde enfermeiras, copeiras, limpeza, segurança, profissionais de diversas áreas devem ter o compromisso com a responsabilidade e melhoria no atendimento de todas as formas.

Os hospitais Maternidades devem seguir protocolos para atendimentos e cuidados gerais para garantir assistência à saúde e bem estar de mãe e filho em casos gerais e especiais como:

Gestantes portadoras de doenças infecciosas;
Problemas cardíacos;
Distúrbios e emergências gerais;
Uso de medicação;
Usuárias de drogas;
Portadoras de doenças gerais;
Nutrição e muitos outros.

Tudo isso visto preventivamente sob acompanhamento médico ou encaminhado para centros de atendimento adequado caso necessário.

Exemplo de Hospital Maternidade para 15 leitos

Unidade de Atendimento com as seguintes seções:

Recepção de pacientes;
Sala de espera;
Área para registro de pacientes;
Área de recepção de parturiente;
Sala de exame, admissão e higienização de parturientes;
Quartos PP (pré-parto e parto);
Quarto para pós-parto;
Sala de estar;
Plantão;
Posto de enfermagem;
Sala de guarda e preparo de anestésicos;
Sala de pré-parto;
Área de indução anestésica;
Sala de parto normal;
Área de escovação;
Sala de parto cirúrgico / curetagem;
Sala para AMIU;
Área para assistência de R.N.;
Área de prescrição médica;
Área de recuperação pós-anestésica;
Sala de expurgo;
Sala de utilidades;
Copa;
Cozinha;
DML;
Lavanderia;
Lazer;
Estacionamento;
Demais dependências.

Planta Baixa de Maternidade para 30 leitos