Como Montar um Restaurante Popular

Um programa social que tem sido implantado com ótimos resultados é o restaurante popular.

Como Montar um Restaurante Popular

Um restaurante popular é um investimento que necessita de máquinas, mobiliário adequado, nutricionista e local para a implantação.

Sua finalidade é fornecer refeições de baixo custo à população de baixa renda com a nutrição e seus valores adequados.

O intuito do restaurante popular é oferecer as pessoas que se alimentam fora de casa uma alimentação de acordo com as necessidades diárias de proteínas, carboidratos e demais componentes que manterão a saúde e a energia para o desempenho das funções.

Alimentos por muitas vezes são desperdiçados e é erradamente consumido por desconhecimento da sua forma nutricional, por isso esse programa tem o objetivo de levar comida à mesa de pessoas a preço bem baixo.

Necessita de Plantas e Projetos?
Ligue para 35.3721.8484 ou clique aqui e envie uma mensagem e logo entraremos em contato

A Questão Social


Também tem a questão social, onde as pessoas se integram no fornecimento de alimentos, para uma dieta saudável estimulando o cooperativismo e o combate ao desperdício de alimentos.

No nosso país o desperdício e a falta de integração social é muito grande, o restaurante popular tem essa finalidade, levar a mesa alimentos adquiridos diretamente da lavoura, agricultura familiar de pequenos produtores, hortas comunitárias, alimentos que são desperdiçados em sua forma podendo ser utilizados desde a casca e em outras formas.

A parte educativa também é de extrema importância nesse tipo de empreendimento, que por muitas vezes é desempenhado em conjunto com as prefeituras e população em geral.

É necessária nesse tipo de serviço a montagem do restaurante que é a maior parte do investimento, tanto com equipamentos, mobiliário, utensílios e contratação de funcionários que irão desempenhar as tarefas propostas.

Como Montar um Restaurante Popular 1

 

Esses equipamentos como fogões, geladeiras, freezers entre outros deverão fazer parte de uma lista inicialmente bem elaborada.

Nessa lista também deverá contar os utensílios e tudo o que incluir na montagem como balcões sef-service e balanças.

Também na lista utensílios deverão constar talheres, copos, pratos e demais peças.

Necessita de Plantas e Projetos?
Ligue para 35.3721.8484 ou clique aqui e envie uma mensagem e logo entraremos em contato

Clique abaixo para saber mais sobre Restaurante Popular

Planta Baixa de Restaurante

Projeto de Empresa de Administração de Bares e Restaurantes

Como Montar Cozinha Industrial

Como Montar um Restaurante Popular 2

O ideal é que um restaurante tenha máquinas para lavarão de pratos, copos e utensílios, pois isso os esteriliza e evita o risco de contaminação por doenças.

Para iniciar o fornecimento da alimentação o restaurante terá que obter licença na Vigilância Sanitária e o estabelecimento terá que estar de acordo com as normas para que isso aconteça.

Os restaurantes populares são de iniciativa do governo e prefeituras.

Também poderão ser parceiros organizações sem fins lucrativos ou filantrópicos.


Seu objetivo é implantar a alimentação de qualidade a preço baixo a população de baixa renda ou a trabalhadores que necessitam de se alimentarem fora de casa, combate ao desperdício e promovendo a saúde do trabalhador.

O espaço de um restaurante popular também poderá ser utilizado para reuniões, administração de palestras, cursos de culinária e orientação ao público.

A localização para a implantação de um restaurante popular deverá ser no centro das cidades ou locais onde tenha um grande fluxo de pessoas, como: Próximo a terminais urbanos.

Deverá de disponibilizar de um cardápio diário em exposição com fácil visibilidade.

É importante ressaltar que o trabalho educativo em parceria com a responsabilidade social é um dos pontos mais importantes desse empreendimento.

O empreendimento poderá fornecer em conjunto a favor da população que utiliza palestras educativas sobre alimentação, higiene, estilo de vida, práticas esportivas e saúde.

A conscientização de como é feito o recolhimento do lixo com destino a fabricação de adubos orgânicos, tudo isso em conjunto gera uma satisfação em torno do meio ambiente e do seres humanos como um todo na sociedade.

Em parceria a esse trabalho de grande valor social podemos contar com as ONGS, Indústrias e Empresas estabelecidas nas cidades para fazerem parte da integração.

As refeições servidas deverão ter um preço mínimo, sem afetar a qualidade.

Necessita de Plantas e Projetos?
Ligue para 35.3721.8484 ou clique aqui e envie uma mensagem e logo entraremos em contato

Segurança Alimentar e Assitência Social

Para a aprovação de um projeto desse porte deverá passar pelo conselho municipal, segurança alimentar e assistência social.

Como Montar um Restaurante Popular 3

Exemplo de Restaurante Popular com 30 mesas

 

Restaurante;
Banheiros;
Área para recepção de matéria-prima;
Seleção e limpeza da matéria-prima;
Armazenagem de matéria-prima;
Preparo inicial;
Cozimento;
Limpeza de utensílio;
Armazenagem de utensílios;
Área de serviços e
Demais dependências.

Necessita de Plantas e Projetos?
Ligue para 35.3721.8484 ou clique aqui e envie uma mensagem e logo entraremos em contato