Como Montar uma Clínica de Acupuntura

Como Montar uma Clínica de Acupuntura

A história da Acupuntura tem origem na China, com embasamento filosófico e espiritual.

As técnicas milenares orientais realmente têm tomado uma proporção de conhecimento à procura de reais curas.

Elas buscam o equilíbrio entre corpo e mente que estando alterados gera na maioria das doenças.

São técnicas milenares orientais como a acupuntura que vem de encontro com o conhecimento e estudos em cima disso que contribuem para o equilíbrio e harmonia do corpo e da mente.

A aplicação de agulhas em pontos do corpo tem efeito terapêutico, essa técnica deve ser aplicada por profissionais habilitados e com cursos na área de atuação.

É interessante que o profissional participe de congressos, feiras, adquira conhecimentos junto às associações e centro de terapias para que se aprimore com as novas técnicas dando espaço para novos aprendizados visando o bem estar do paciente.

Os tratamentos com a técnica vêm apurando com o tempo e tem obtido aceitação, apreciação e eficácia em várias doenças do corpo.

Como:

Sinusites, rinites, dores em geral, ansiedade, gastrite e distúrbios do estomago e intestinos, enxaqueca, artrites, contraturas musculares, labirintite, dores lombares e de causas desconhecidas entre muitas outras doenças e distúrbios.

É de real importância a técnica do relaxamento, alimentação adequada e equilibrada, prática de exercícios e vida saudável.

Também é utilizada para fins estéticos, pós operatório e regulador emocional.

Nos dias de hoje, com o tempo escasso entre trabalho e laser, entre a alimentação desequilibrada por conta da falta de tempo e comodidade, as pessoas estão necessitando de recorrer cada vez mais a praticas para alivio de dores, estresse e tantos outros distúrbios causados pelos maus hábitos e falta de tempo.

Em contratempo com tudo isso também acaba conhecendo e reconhecendo a real alternativa para tantos problemas de saúde e terapias alternativas.

Para a prática de tal função é necessário que o profissional tenha qualificação especifica para tal desempenho comprovadamente através de cursos e habilitações.

Essas técnicas não devem ser aplicadas em pessoas as quais estão em tratamento médico convencional substituindo a terapia com remédios caso ela seja necessária.

Mais sim em casos onde possa ser averiguado desequilíbrio e utilizado como terapia alternativa coadjuvante de tratamento ou doenças.

A terapia alternativa de acupuntura interfere no sistema imunológico levando a uma resposta positiva quanto à possível cura de doenças.

A terapia de acupuntura poderá ser Auricular (onde pontos na orelha com nervos e irrigação de vasos sanguíneos, são estimulados liberando a energia permitindo a regularização e o equilíbrio);

Ou Sistêmica (onde é canalizada a energia em pontos do corpo e com o tratamento local poderá ser reeducado e harmonizado novamente através das terapias).

Clique abaixo para saber mais sobre Clínica de acupuntura

Planta Baixa de Clínica de Acupuntura

Projeto de Clínica para Aromaterapia

Como Montar Clínica de Terapias Orientais

Hoje com o uso indiscriminado de medicamentos as pessoas acabam se automedicando e por muitas vezes acaba sendo o agente causador até de outras patologias desenvolvidas através do uso continuo de remédios que não seriam necessários.

A terapia de acupuntura é um recurso que deveria ser olhado com mais atenção, pois ela reduz o uso de medicação levando o paciente ao estado de equilíbrio de algumas patologias.

Os pacientes que procuram esse tratamento em geral são pessoas que já passaram por diversos tipos de medicação e não obtiveram êxito ou em conjunto com tratamentos convencionais e até como auxiliares em pós operatórios.

Para o funcionamento legal da clínica o empreendedor deverá obter habilitação para o desempenho das funções oferecidas.

Registros e licenças de funcionamento junto aos órgãos competentes.

O número de funcionários de uma clínica de acupuntura dependerá do tamanho do empreendimento e de quantos atendimentos poderá oferecer ao longo do dia.

Podemos citar que serão necessários funcionários para as áreas de atendimento, limpeza, aplicação de técnicas e administração.

Na maioria das vezes o próprio profissional (médicos e ou terapeutas) são os próprios administradores do empreendimento.

No caso de contratação de funcionários para o desenvolvimento das funções deverá contar com as instruções de um contador.

Ele dará as orientações referentes a tributos e obrigações da empresa perante a legislação quanto ao pagamento de funcionários.

Os equipamentos para a montagem da clínica deverão estar especificados em uma lista minuciosa e detalhados.

Dentre alguns equipamentos podemos citar as macas para atendimento, mobiliário, cadeiras especiais para massagem e equipamentos para atendimento ao paciente como: luvas, agulhas e outros produtos descartáveis.
O custo com o investimento dependerá muito do que o profissional pretenderá oferecer.

Isso será determinante para que o orçamento siga sempre e não saia do controle.

Escolher um local em que possa acoplar todas as instalações necessárias para a prática da terapia.

O local deverá ser inspecionado pela Vigilância Sanitária local do município,
Além disso deverá obter registro na ANVISA que é a (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Todo o material utilizado nas terapias deverá ser descartado e a maneira que é feita o descarte deverá constar nas normas que a Vigilância sanitária orientar o empreendedor.

A acupuntura vem de encontro para o estímulo de pontos e reflexos onde possa liberar substâncias e estabelecer equilíbrio, alcançando assim a harmonização.


Exemplo de Clínica de Acupuntura com capacidade para 10 pacientes.


Unidade de Atendimento com as seguintes seções:

Recepção de pacientes;
Área para registro de pacientes;
Sala de espera;
Sala para Consultas 1;
Sala para Consultas 2;
CME (Central de Material Esterilizado);
DML;
Escritório;
Vestiário e
Refeitório