Como Montar uma Clínica de Medicina do Trabalho

Como Montar uma Clínica de Medicina do Trabalho

O exercício de Medicina do Trabalho deverá ser efetuado por profissional qualificado para tal.

Como toda empresa de Prestação de serviços deverá possuir documentos comprobatórios do exercício da profissão, contratos, contrato social da empresa e de sócios se for o caso e os profissionais deverão estar regulamentados dentro da lei e formalidades do conselho pertencente com responsabilidades para atestar laudos e outros documentos que forem pertinentes.

O serviço de Medicina do Trabalho poderá funcionar de forma preventiva ou avaliação de problemas de saúde que impeçam o trabalhador de desempenhar suas funções.

Também é responsável pela avaliação médica ocupacional de ingresso de trabalhadores em novos empregos e funções ao qual poderá desempenhar, reavaliações após afastamentos por problemas de saúde ou acidentes de trabalho, acompanhamento de trabalhadores em funções desencadeadoras de problemas de saúde ou ambiente impróprio.

Essa função de Médico do trabalho é uma função importantíssima pois pode limitar ou não o trabalhador de desempenho do trabalho.

Dentro desse foco a Medicina do Trabalho estabelece uma relação com a sociedade, pois complementa a assistência ao trabalhador seja ela em qual função for.

O Profissional deverá obrigatoriamente seguir dentro da ética médica, tendo um envolvimento sócio educativo com as comunidades onde desempenhará seu trabalho.

O setor industrial hoje já mantém Médicos do Trabalho dentro do quadro de funcionários, pois dependendo do tamanho da empresa se faz necessário.

Existem clínicas médicas conveniadas ao Governo Federal, Estados, Municípios e particulares.

Clique abaixo para saber mais sobre Clínica de Medicina do Trabalho

Planta Baixa de Clínica Medicina do Trabalho

Projeto de Escritório para Perícia em Acidentes

Como Montar Armazém de Medicamentos

Dentro desse contexto o médico do Trabalho poderá salientar o índice de salubridade que o trabalhador estará exposto, estresse, ruídos, peso e cuidados especiais.

É de grande importância o trabalho desse profissional e poderá ser responsável pelas medidas preventivas ao trabalhador resguardando e integridade.
Uma clínica de medicina do trabalho poderá ter profissionais nas áreas de cardiologia, oftalmologia, ortopedia, psicologia, segurança, fonoaudiologia, enfermagem e muitas outras especialidades.

Alguns exames podem ser realizados em clínicas de Medicina do trabalho como:

Exames de audição;
Avaliações Psicológicas;
Oftalmológicos;
Eletrocardiogramas e Eletroencefalogramas;
Ortopédicos e traumatológicos;
Radiológicos e laboratoriais.

Muitos consultórios de atendimento de Medicina do trabalho visam o atendimento ao paciente atendendo as necessidades e enfermidades e muitas vezes são periciais de fator previdenciário.


Os profissionais envolvidos com esse tipo de trabalho procuram se encaixar dentro de programas diversos como:

Programas de medicina ocupacional;
Prevenção de acidentes;
Previdenciário;
Condições de trabalho e meio ambiente;
Construção Civil;
Programas específicos para indústrias e riscos;
Vigilância Sanitária e outros.

Exemplo de Clínica Médica com 2 consultórios.

Unidade com as seguintes seções:

Recepção de pacientes;
Sala de espera;
Área para registro de pacientes;
Consultórios;
Copa;
Banheiros e
Demais dependências