Como Montar Escola de Natação

PROJETOS PARA ESCOLA DE NATAçãO
PLANTA BAIXA | ESTUDOS DE VIABILIDADE

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627


 

Como Montar Escola de Natação

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627

Projeto de Escola de Natação


Como Montar Escola de Natação

CLIQUE AQUI para saber mais sobre este Projeto e Planta Baixa

 

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627

 

A montagem de uma Escola de Natação depende de profissionais reconhecidos pelo (Conselho Regional de Educação Física).


Uma Escola de Natação deve ter o compromisso seja ela com crianças, adultos ou idosos a prática da natação bem orientada para que o aluno utilize desse esporte tanto para sua forma física, como para sobrevivência em qualquer situação em que for necessário utilizar a prática.


Também poderá oferecer serviços de hidroginástica, Hidroterapia interligada a natação, dependendo da contratação de pessoal para administrar essas modalidades.


A Natação é um esporte completo, pois utiliza todos os membros do corpo em movimentos ritmados e leva a sensação de bem estar a quem pratica.


Muitas escolas de natação são associadas ao publico infantil, pois é realmente uma preocupação dos pais que os filhos pratiquem esse esporte de extrema importância para o desenvolvimento das crianças.


Embora muitas escolas diversificam suas turmas em adulto, crianças, jovens e idosos dando a devida atenção merecida a cada faixa etária.


Geralmente as escolas de natação são associadas a clubes ou academias, porém algumas podem ser direcionadas somente a essa modalidade.


Como todo empreendimento uma escola de natação deverá ter um estudo de viabilidade do negócio e um planejamento. Nele haverá os gastos com a montagem, equipamentos, manutenção, funcionários e tudo o que fizer parte do empreendimento.


O atendimento focado para o publico infantil, deverá contar com muita experiência por parte dos professores, instrutores e ajudantes, pois crianças têm atitudes imprevisíveis, isso torna o trabalho mais difícil.


Há escolas de natação que iniciam o treinamento com crianças a partir de 6 meses de idade, portanto a experiência em atendimento deverá ser comprovada através de certificação para tal atendimento.


A responsabilidade é muito grande, o instrutor deverá iniciar seus trabalhos com a presença dos pais, se possível com as aulas administradas com os pais e ou responsáveis juntos.


Além disso é imprescindível que comprove que seja possuidor de cursos destinados a natação com crianças e bebês.


Crianças e bebês não serão nadadores profissionais, isso leva tempo, portanto o profissional envolvido nessa prática deverá ser possuidor de paciência, cuidadoso (a) e se envolver na prática com muito carinho.


Muitas crianças se assustam logo no início, e para isso não virar um problema a ajuda do instrutor é de maior valor nesses casos.


Há casos de crianças em escolas de natação que os instrutores levam tempo brincando com elas até perderem o medo e conseguirem realmente se soltar dentro de uma piscina.


Os horários deverão ser flexíveis para o atendimento ao público em geral, visando atender da melhor forma possível os alunos.


O melhor horário para a administração de aulas para crianças menores de 5 anos é de manhã.


A piscina deverá possuir aquecimento, e isso é um dos fatores que o empreendedor deverá observar com muito rigor, o tratamento da água utilizada também deverá ser rigoroso a fim de evitar doenças e problemas de pele.


O empreendedor deverá também tomar consciência que uma escola de natação tem muito mais público na época do verão, isso é um fator que deve ser levado em consideração, pois no inverno cai com certeza o numero de pessoas que utilizam esse tipo de serviços.


Uma escola de natação também deverá contar com vestiários limpos e desinfetados, com manutenção constante e seca, isso evitará escorregões, tombos, e contaminações com água parada.
Poderá possuir uma ou mais piscinas para a prática do esporte dependendo do que o empreendedor quiser investir.


Não é um investimento muito pequeno, o início é um pouco dispendioso, mais após o término da construção do empreendimento é do tipo que necessitará somente de manutenção e poderá ser utilizado por muitos anos.


O numero de funcionários dependerá do tamanho do empreendimento.


Deverá contar com um funcionário para a recepção e controle de alunos, funcionários para limpeza e manutenção, instrutores e profissionais ligados a práticas esportivas.


As instalações devem ter um sistema de segurança, é possível que alguns empreendedores gastem mais no investimento por instalarem equipamentos de segurança como:

Câmeras, alarmes, protetores, grades e tudo o que for voltado para a segurança dos alunos e também de quem utiliza o empreendimento.


Deve procurar atender as normas da vigilância Sanitária para que possa trabalhar de modo tranqüilo e sem problemas.


Portanto o que o empreendedor deverá saber é que uma escola de natação poderá dar lucros e a administração deverá ser rígida, estar atento as tendências do mercado, oferecer serviços de qualidade e acima de tudo ser responsável com a administração dos serviços solicitados.


Exemplo de Escola de Natação com capacidade para 50 alunos.

Recepção;
Piscina;
Vestiários;
Sala para avaliação;
Escritório;
Área de serviços;
Estacionamento e
Demais dependências.

 

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627