Como Montar Fábrica de Azulejos

PROJETOS PARA FáBRICA DE AZULEJOS
PLANTA BAIXA | ESTUDOS DE VIABILIDADE

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627


 

Como Montar Fábrica de Azulejos

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627

Projeto de Fábrica de Azulejos


Como Montar Fábrica de Azulejos

CLIQUE AQUI para saber mais sobre este Projeto e Planta Baixa

 

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627

 

Os azulejos peças bem antigas utilizadas para revestir paredes, com resistência à água, eles geralmente são utilizados em cômodos que necessitam de passar por processo de limpeza e higienização como banheiros, cozinhas, hospitais, salas cirúrgicas, açougues, fábricas de alimentos, restaurantes, banheiros públicos entre outros ambientes.

Os primeiros azulejos têm origem portuguesa e eram decorados com paisagens, pinturas em tons de azul, estampas gerais.

Foi uma expressão artística da época e até hoje é apreciado e observado por visitantes e turistas e faz parte cultural do lugar.



Este elemento utilizado nas arquiteturas é muito antigo, já foi usado em formas de desenhos, paisagens, pintado manualmente manualmente e até hoje revestem paredes diversas entre residências, prédios públicos e privados.

Podem ser em formas pequenas de pastilhas, vitrificados, lisos, estampados, com imitação de pedras, polidos e sem brilho.

Antigamente eram encontrados nos tamanhos de variações entre 13, 14 e 15 cm (tamanho quadrado), hoje são diversos podendo ser até de dimensões entre 40 cm ou formas retangulares.

Embelezam residências, laboratórios, prédios, restaurantes, cobrem fachadas e assim o revestimento cerâmico como é chamado o azulejo vai tomando conta e crescendo tanto em formas como na admiração das pessoas.

O azulejo é um material feito de cerâmica (barro), passado por cozimento em fornos de alta temperatura e seus desenhos ou pinturas também terão que sofrer o processo de queima para que transforme em parte vitrificada e resistente a quebras e não se torne poroso.

Podendo assim se tornar um objeto impermeabilizante, resistente e que não penetre água ou qualquer líquido.

Podem ser pintados manualmente ou por processo de série por máquinas computadorizadas que desempenharão esse trabalho e tornarão as peças iguais em grande número.

Muitas técnicas principalmente européias foram desenvolvidas para pinturas e ilustrações de azulejos e assim tem dado a essas peças a originalidade que tem até nos dias de hoje.

Muitas culturas utilizam de peças de azulejos como a marroquina para decoração de espaços.
Isso torna especial esse material tão utilizado em construções e decorações.

Alguns são pintados e na colocação é que se formam os desenhos podendo ser arabescos, rupestres, mosaicos, paisagens, painéis e outros.

Também foi usada para expressão cultural em muitas cidades da Itália, França, Portugal, Arábia entre outras.

De muitos anos para os dias de hoje muitas modificações foram feitas para que essa peça ficasse mais duradoura e menos enfeitada.

De peças muito coloridas foram substituídas por revestimentos neutros pelo menos em residências para que não causasse tanto impacto e combinassem com a decoração, não destoando tanto e tornando o ambiente muito carregado de cores e formas.

Para a montagem de uma fábrica desse porte o local deverá ser amplo, pois a produção tem a tendência de ser grande.

Os municípios costumam disponibilizar área destinadas às empresas de fabricação de médio e grande porte em áreas industriais.

O empreendedor deverá tomar conhecimento disso e tentar se instalar em locais apropriados, pois toda indústria gera poluição e isso deverá ser um assunto bem resolvido perante as autoridades fiscalizadoras.

Antes de tomar qualquer passo, faça consultas, entenda bem o assunto e assim poderá empreender sem passar por aborrecimentos e de acordo com os órgãos fiscalizadores exigem.

O número de funcionários que desempenharão suas funções na empresa deverá ser de acordo com a produção pretendida.

A montagem da estrutura da fábrica dependerá de muitos fatores que deverão ser planejados antecipadamente e com a ajuda de profissionais.

O local deverá ser amplo e próprio para abrigar equipamentos que produzirão a massa que se transformará em azulejos e ou pisos.

Geralmente os equipamentos que fazem parte da lista são:

Fornos, misturadores, balanças entre outros.

Esse tipo de empreendimento deverá acompanhar as tendências de mercado, mudanças em tamanhos, cores e texturas são as coisas que o empreendedor deverá acompanhar bem de perto.

A disposição de equipamentos e outros setores da fábrica deverão ser orientados por engenheiros para que tenham um desempenho satisfatório.

Organização e protocolos de entregas de mercadorias também devem fazer parte da administração que deverá seguir uma logística para colocação do produto no mercado a venda.

Teste e controle de qualidade do produto devem ser periódicos.

Muitas fábricas podem seguir outros ramos dentro do mercado como fabricação de louças sanitárias e ou outros materiais que poderão ser utilizados nas construções.



Exemplo de Fábrica para Produção de Pisos Cerâmicos com capacidade para 5.000 m2/dia.

Recepção de Matéria Prima;
Depósito de Matéria Prima;
Desintegrador e Misturador;
Laminador;
Maromba;
Sala de Corte;
Secador;
Forno;
Depósito de Produtos Acabados;
Expedição;
Escritório;
Vestiários e
Refeitório.

 

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627