Como Montar uma Fábrica de Biscoitos

Como Montar uma Fábrica de Biscoitos de Polvilho

Planta Baixa de uma Fábrica de Biscoitos de Polvilho

 

Embora o processo de fabricação de biscoitos seja bem fácil, é necessário que o empreendedor tenha o cuidado em observar todos os detalhes na montagem da fábrica, compra de equipamentos, contratação de funcionários e processo de fabricação.

O conhecimento e a experiência fazem de qualquer negócio a chance de dar mais resultados positivos do que entrar logo em um negócio onde nunca foi observado como se inicia a produção, compras de materiais e ingredientes e condução de todo o processo de fabricação.

É importante que o empreendedor nesse ramo passe a fabricar um produto único inicialmente, pois isso dará maior credibilidade e conhecimento através da pratica de fabricação.

Embora algumas empresas diversificam demais a fabricação dos biscoitos, o melhor seria que após algum tempo isso acontecesse realmente aumentando a chance de experiência no ramo.

Também facilita a compra de materiais e perdas que podem ser significativas para o empreendimento.

 

Para saber mais clique aqui ou ligue 35.3721.8484 ou WhatsApp 35.99704.7091

 

A fabricação de biscoitos, biscoitinhos de polvilho como são conhecidos podem abastecer padarias, supermercados, mercearias, mercadinhos, lanchonetes, lojas de conveniências e empórios.

Também podem se integrar ao lanche de escolares, podendo ser vendidos nas lanchonetes das escolas e manutenção de merenda escolar como creches e ambientes escolares públicos por exemplo.

 

O biscoito é basicamente fabricado de polvilho azedo.

 

Podendo também ser utilizado o polvilho doce, embora não é muito comum.

Em suas receitas podem utilizar leite, água, queijo, sal, ovos, óleo vegetal, aromas como cebola, ervas, bacon entre outros.

No processo de fabricação utilizam-se equipamentos como misturadores de ingredientes e máquinas que dispensam a massa para assar diretamente em formas e fornos.

Os biscoitos podem ser em formatos diferentes como argolinhas, compridinhos, bolinhas e pinguinhos.

Estes fornos já próprios para o desempenho das funções de assar agregam várias prateleiras para que possam sair bastante biscoitos já assados de uma só vez.

Os fornos podem ser elétricos ou a gás.

 

Para saber mais clique aqui ou ligue 35.3721.8484 ou WhatsApp 35.99704.7091

 

Como Montar Fábrica de Biscoitos

Plantas e Layouts relacionados com Fábrica de Biscoitos

Clique abaixo para saber mais sobre Fábrica de Biscoitos

Fábrica de Biscoitos Caseiros

Fábrica de Biscoito de Polvilho

Fábrica de Biscoito Agri-Doce

 

É de extrema importância também que os funcionários sejam treinados para a higienização adequada e a manipulação de alimentos.

Uso de toucas, luvas e uniformes.

Os biscoitos depois de assados são dispensados em formas para esfriarem e passarem pelo processo de embalagem em saquinhos plásticos onde serão acondicionados até a expedição e venda do produto.

A fábrica pode ser montada em um galpão existente, desde que tenha espaço para abrigar equipamentos e fluxo de funcionários e outras áreas que iremos citar a seguir.

 

Entre os equipamentos podemos citar:

 

Amassadeiras;
Fornos;
Embaladoras;
Seladoras e utensílios para a preparação da massa antes e depois de pronto.
Também se deve deixar uma área para escritório e contabilidade da empresa.

 

Para saber mais clique aqui ou ligue 35.3721.8484 ou WhatsApp 35.99704.7091

 

A fábrica deve possuir veículo para entregas das mercadorias nos estabelecimentos comerciais destinados a venda do produto.

Todos os custos financeiros e manutenção da fábrica devem passar pelo setor de contabilidade e manter sempre um bom fluxo de caixa para que a empresa não sofra com possíveis fatores que possam intervir na fabricação do produto e direcionamento para o mercado consumidor.

Embora toda fábrica passe por modificações e adaptações o que podemos observar é que o quanto o empreendedor puder ser observador e organizado a empresa terá a tendência de evoluir para o crescimento.

O investimento inicial poderá ser pequeno e assim que a empresa começar a gerar lucros outras aquisições poderá ser feitas e assim o crescimento acontecerá gradativamente.

Os custos com a manutenção da empresa, compras de estoque, pagamento de funcionários, tributos e encargos relacionados à compra e venda na fábrica deverão ser atentamente documentados e assim o empreendedor manterá um contato específico e domínio sobre essas funções não gerando despesas aleatórias e que dispensarão quantidades fora do controle e surpresas desagradáveis.

 

Para que a empresa gere lucros então é indispensável controle e venda diária do produto fabricado, bons preços e qualidade.

 

O local escolhido deve possuir boas condições de energia elétrica com as instalações passadas por manutenções periódicas pois a utilização de fornos e máquinas pode gerar aquecimento na fiação podendo levar a aborrecimentos se não forem vistas com cuidado por parte do empreendedor.

A empresa deverá passar pela avaliação da Vigilância Sanitária local para a fabricação do produto e comercialização do mesmo.

Isso fará que o produto tenha maior credibilidade e aceitação no mercado.

 

Para saber mais clique aqui ou ligue 35.3721.8484 ou WhatsApp 35.99704.7091

 

Exemplo de Projeto de Fábrica para Produção de Biscoito de Polvilho com capacidade para 10.000 kg/dia.

 

 

Recepção de matéria-prima;
Estocagem de matéria-prima;
Câmara fria para matéria-prima;
Estocagem de aditivos e ingredientes;
Estocagem de embalagens;
Fabricação de massa;
Forno;
Embalagem;
Depósito produtos acabados;
Expedição;
Escritórios;
Refeitórios e
Vestiários e
Banheiros.