Como Montar Fábrica de Biscoitos

PROJETOS PARA FáBRICA DE BISCOITOS
PLANTA BAIXA | ESTUDOS DE VIABILIDADE

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627


 

Como Montar Fábrica de Biscoitos

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627

Projeto de Fábrica de Biscoitos


Como Montar Fábrica de Biscoitos

CLIQUE AQUI para saber mais sobre este Projeto e Planta Baixa

 

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627

 

Embora o processo de fabricação de biscoitos seja bem fácil, é necessário que o empreendedor tenha o cuidado em observar todos os detalhes na montagem da fábrica, compra de equipamentos, contratação de funcionários e processo de fabricação.


O conhecimento e a experiência fazem de qualquer negócio a chance de dar mais resultados positivos do que entrar logo em um negócio onde nunca foi observado como se inicia a produção, compras de materiais e ingredientes e condução de todo o processo de fabricação.


É importante que o empreendedor nesse ramo passe a fabricar um produto único inicialmente, pois isso dará maior credibilidade e conhecimento através da pratica de fabricação.


Embora algumas empresas diversificam demais a fabricação dos biscoitos, o melhor seria que após algum tempo isso acontecesse realmente aumentando a chance de experiência no ramo.


Também facilita a compra de materiais e perdas que podem ser significativas para o empreendimento.


A fabricação de biscoitos, biscoitinhos de polvilho como são conhecidos podem abastecer padarias, supermercados, mercearias, mercadinhos, lanchonetes, lojas de conveniências e empórios.


Também podem se integrar ao lanche de escolares, podendo ser vendidos nas lanchonetes das escolas e manutenção de merenda escolar como creches e ambientes escolares públicos por exemplo.


O biscoito é basicamente fabricado de polvilho azedo.

Podendo também ser utilizado o polvilho doce, embora não é muito comum.


Em suas receitas podem utilizar leite, água, queijo, sal, ovos, óleo vegetal, aromas como cebola, ervas, bacon entre outros.


No processo de fabricação utilizam-se equipamentos como misturadores de ingredientes e máquinas que dispensam a massa para assar diretamente em formas e fornos.


Os biscoitos podem ser em formatos diferentes como argolinhas, compridinhos, bolinhas e pinguinhos.

Estes fornos já próprios para o desempenho das funções de assar agregam várias prateleiras para que possam sair bastante biscoitos já assados de uma só vez.


Os fornos podem ser elétricos ou a gás.


É de extrema importância também que os funcionários sejam treinados para a higienização adequada e a manipulação de alimentos.


Uso de toucas, luvas e uniformes.


Os biscoitos depois de assados são dispensados em formas para esfriarem e passarem pelo processo de embalagem em saquinhos plásticos onde serão acondicionados até a expedição e venda do produto.


A fábrica pode ser montada em um galpão existente, desde que tenha espaço para abrigar equipamentos e fluxo de funcionários e outras áreas que iremos citar a seguir.


Entre os equipamentos podemos citar:

Amassadeiras;
Fornos;
Embaladoras;
Seladoras e utensílios para a preparação da massa antes e depois de pronto.
Também se deve deixar uma área para escritório e contabilidade da empresa.


A fábrica deve possuir veículo para entregas das mercadorias nos estabelecimentos comerciais destinados a venda do produto.


Todos os custos financeiros e manutenção da fábrica devem passar pelo setor de contabilidade e manter sempre um bom fluxo de caixa para que a empresa não sofra com possíveis fatores que possam intervir na fabricação do produto e direcionamento para o mercado consumidor.


Embora toda fábrica passe por modificações e adaptações o que podemos observar é que o quanto o empreendedor puder ser observador e organizado a empresa terá a tendência de evoluir para o crescimento.


O investimento inicial poderá ser pequeno e assim que a empresa começar a gerar lucros outras aquisições poderá ser feitas e assim o crescimento acontecerá gradativamente.


Os custos com a manutenção da empresa, compras de estoque, pagamento de funcionários, tributos e encargos relacionados à compra e venda na fábrica deverão ser atentamente documentados e assim o empreendedor manterá um contato específico e domínio sobre essas funções não gerando despesas aleatórias e que dispensarão quantidades fora do controle e surpresas desagradáveis.


Para que a empresa gere lucros então é indispensável controle e venda diária do produto fabricado, bons preços e qualidade.


O local escolhido deve possuir boas condições de energia elétrica com as instalações passadas por manutenções periódicas pois a utilização de fornos e máquinas pode gerar aquecimento na fiação podendo levar a aborrecimentos se não forem vistas com cuidado por parte do empreendedor.


A empresa deverá passar pela avaliação da Vigilância Sanitária local para a fabricação do produto e comercialização do mesmo.


Isso fará que o produto tenha maior credibilidade e aceitação no mercado.

Exemplo de Projeto de Fábrica para Produção de Biscoito de Polvilho com capacidade para 10.000 kg/dia.

Recepção de matéria-prima;
Estocagem de matéria-prima;
Câmara fria para matéria-prima;
Estocagem de aditivos e ingredientes;
Estocagem de embalagens;
Fabricação de massa;
Forno;
Embalagem;
Depósito produtos acabados;
Expedição;
Escritórios;
Refeitórios e
Vestiários e
Banheiros.

 

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627