Como Montar uma Fábrica de Colchões

Como Montar uma Fábrica de Colchões

 

A invenção do colchão é muito antiga, há artigos que trazem informações que desde muito tempo atrás as pessoas tentavam se acomodar para dormir arrumando montes de folhas, capim, palhas, penas, pelos e lã extraída de animais, formando assim um colchão que fizesse o papel de acomodar o corpo para o descanso e trazendo o conforto na medida do possível.

Com o passar do tempo, foram surgindo outras idéias e com isso o surgimento de colchões que eram sacos de tecido com enchimento de vários materiais como palhas por exemplo.

Os tecidos podiam ter variações como sedas e veludos.

Hoje temos colchões de espuma em várias densidades, molas, látex, molas revestidas em sacos, colchão inflável, colchão de água, colchões térmicos, colchões hospitalares, colchões ventilados entre outros.

Com o tempo as pessoas também tomaram a consciência da troca e ou substituição do colchão por outro, pois eles podem acumular ácaros que são extremamente prejudiciais à saúde e também a forma do colchão poderá ser alterada devido ao tempo de uso, causando assim danos e dores no corpo.

Portanto as fábricas estendem o tempo de garantia dos colchões e eles devem ser substituídos assim que forem necessários.

Projetos, Plantas, Planos de Negócios para Financiamento:
Clique aqui ou ligue 35.3721.8484  (WhatsApp 35.99704.7091)


A montagem de uma empresa de fabricação de colchões no caso se for espuma, deve-se tomar o máximo de cuidado na escolha do local, pois o produto é altamente inflamável.

Deve ter um bom planejamento e estudo prévio do local, das instalações e para isso deverá observar com as exigências feitas pelo corpo de bombeiros e obter a licença de funcionamento e se adequar para que possa exercer as atividades de fabricação do produto.

A área escolhida deverá ter um bom espaço pois o produto deverá possuir estoque de material pronto e isso geralmente ocupa um bom espaço.

O número de funcionários deverá ser de acordo com a produção.

Deverá possuir 1 ou 2 funcionários para o setor administrativo, 1 ou mais para transporte e entrega do produto, mais ou menos de 6 a 8 funcionários para produção, conferência e outras funções que forem necessárias.

Clique abaixo para saber mais sobre Fábrica de Colchões

Planta Baixa de Fábrica de Colchões de Espuma

Projeto de Fábrica de Colchas, Almofadas e Mantas a partir de retalhos

Como Montar Confecção de Capas de Colchões


A produção de colchões de espuma por exemplo é feita com blocos de espuma, que são cortados na fábrica, muitas fazem uma mistura de matéria prima que são pedaços de espuma cortados, diluídos e transformados em blocos firmes através de processo de aquecimento e despejados em formas.

Isso faz com que o bloco tome maior consistência e torne a densidade mais firme.

Esses blocos são revestidos após esse processo com tecido próprio, podendo ser matelassado ou tecido liso e assim a peça estará pronta para a venda.

O conceito na fabricação de colchões tem mudado, porque as pessoas procuram colchões por bons preços, mais é visivelmente que a principal preocupação é a qualidade e o conforto que o produto oferece.

Além de tudo isso a tecnologia de fabricação do colchão tem melhorado a cada década, pois os colchões têm passado por processos que antigamente não eram nem conhecidos como:

Aplicação de antimofo;
Tratamentos contra fungos e
Antimanchas.

Esses processos trazem ao produto maior confiabilidade e podem fazer a diferença na hora da venda do produto, levando o consumidor a preferir um colchão que tenha passado por tais processos do que os que não passaram.

Esses processos devem passar pelo controle de qualidade que a empresa deverá ter implantado inicialmente.

Projetos, Plantas, Planos de Negócios para Financiamento:
Clique aqui ou ligue 35.3721.8484  (WhatsApp 35.99704.7091)


Após esse processo o colchão pronto passará pelo setor de embalagem e ensacamento em sacos plásticos e levados ao depósito onde permanecerá até a expedição para venda e entrega do produto para as lojas e consumidor final.

As fábricas de colchões desenvolvem técnicas para os procedimentos e padrão de qualidade que façam com que o produto ao chegar ao consumidor final possa atender as necessidades esperadas.

Geralmente esses produtos possuem garantias que cobrem qualquer estrago e insatisfação do consumidor.

Existem modelos, marcas e tipos de densidade diversos.

A montagem de uma fábrica de colchões exige certo capital e investimento meio alto inicialmente.

Os equipamentos para a fabricação, o fluxo intenso de fabricação do produto, faz com que a fábrica tenha necessidade de colocação do produto no mercado imediata, não podendo somente fabricar e sim vender o produto para que o estoque não se torne um fardo para o fabricante.

Projetos, Plantas, Planos de Negócios para Financiamento:
Clique aqui ou ligue 35.3721.8484  (WhatsApp 35.99704.7091)


As instalações devem ser amplas e o local deverá possui área para estacionamento, transporte de mercadorias, descarregamento de matéria prima, carregamento de produtos prontos para entrega e distribuição no comércio.

Outro item importante é quando o empreendedor está escolhendo o terreno para montar a fábrica, deve observar se o local não é próximo a rios ou regiões que sofrem com alagamentos, pois isso poderá prejudicar a produção e estoque do produto.

É importante que o empreendedor nesse ramo de negócios possua todas as licenças para funcionamento da fábrica e esteja com a documentação em dia, registros e toda a parte legal da empresa.

Isso evitará muitos aborrecimentos e deve ser levado em consideração que mesmo antes de iniciar a produção tenha tudo referente a isso em mãos.

Projetos, Plantas, Planos de Negócios para Financiamento:
Clique aqui ou ligue 35.3721.8484  (WhatsApp 35.99704.7091)


A parte tributária, registro de funcionários e outros procedimentos de controle da empresa deverão contar com a ajuda de um contador que especificará quais os tributos pertinentes deverão fazer parte do empreendimento.

Os equipamentos que o empreendedor deverá adquirir deverão fazer parte de uma lista minuciosa como por exemplo:

Cortadores de espuma;
Máquinas de costura industriais;
Compressores de ar;
Formas para fabricação de colchões entre outros.


Exemplo de Fábrica de Colchões com capacidade para 50 colchões por dia.

Recepção de Matéria Prima;
Depósito de Matéria Prima;
Fabricação;
Embalagem;
Depósito de Produtos Acabados;
Expedição;
Escritório;
Vestiários e
Refeitório.