Como Montar uma Fábrica de Cosméticos Naturais

Fábrica de Cosméticos Naturais

A utilização de cosméticos naturais cresce nos últimos anos por muitas pessoas apresentarem alergias e efeitos colaterais.

Os cosméticos naturais são sustentáveis e ecológicos uma vez que não agridem o meio ambiente e não são realizados testes em animais.

Os produtos finais podem variar de maquiagem, cremes, loções, sabonetes, xampus, perfumes, tônicos, aromas e essências.

Para saber mais clique aqui ou ligue 35.3721.8484 ou WhatsApp 35.99704.7091

 

Essa pratica de utilização da natureza para produtos de beleza é utilizada desde a antiguidade com pinturas corporais e nos cabelos.

O uso do mel no antigo Egito para cremes hidratantes e a maquiagem como proteção solar. Gorduras e ceras vegetais eram usadas como uma forma de proteção 3000 anos a.C. e em 1800  d.C.

Com o desenvolvimento da química orgânica, foram desenvolvidos os cremes à base de Uréia, Ácido Benzóico, Soda, Glicerina, Água Oxigenada, Bórax, Óleo Mineral, Vaselina e Talco.

Hoje os produtos contêm componentes muito complexos produzidos nos seus processos de fabricação. Com a utilização de produtos sintéticos a base de petróleo, edta, bht e produtos de origem animal. Os produtos naturais não devem conter (ou ter em pequenas quantidades) ingredientes sintéticos na sua formulação e valoriza a matéria-prima pura. Muitas pessoas apresentam uma intolerância aos produtos, dificultando o uso.

 

Para saber mais clique aqui ou ligue 35.3721.8484 ou WhatsApp 35.99704.7091

 

Os cosméticos naturais, não são somente produtos artesanais.

Na sua fabricação em escala industrial possuem algumas regras para sua obtenção e são certificados pela ANVISA.

A cosmética natural é uma forma natural e saudável e possui muitos resultados satisfatórios.

Entre os seus objetivos estão formulação com ingredientes orgânicos e naturais, a preservação natural do componente sem perder suas qualidades, a preservação ambiental, alta qualidade dos produtos, não ser testado em animais e não ser prejudicial aos humanos.

A nossa pele é um órgão muito sensível e permeável, com a utilização de produtos sintéticos a base de petróleo, por exemplo, podem causar diversos danos e doenças com o passar dos anos e uso diário

Existem alguns tipos de processos para a obtenção dos ingredientes naturais que não provocam alterações nas características naturais como uso de pressão, destilação com água ou vapor, uso de solventes extratores, de maneira geral, processos que não produzem resíduos tóxicos ao meio ambiente.

 

Para saber mais clique aqui ou ligue 35.3721.8484 ou WhatsApp 35.99704.7091

 

Também existem os produtos derivados do natural, onde há pequenas alterações de componentes.

Estes são derivados de processos como hidrolise, hidrogenação, esterificação, saponificação, sulfatação e Transesterificação.

Os processos proibidos são a etoxilação, que utiliza o óxido de etileno, cancerígeno mutagênico e neurotóxico, a sulfonação, fosfatação, propoxilação, Polimerização e alquilação (com auxílio de catalisadores).

Para o certificado de cosmético natural e orgânico alguns ingredientes são proibidos como corantes e essências sintéticos, Polietileno glicóis (PEGs), sais quaternários de amônio, silicones, conservantes sintéticos e derivados de petróleo.

São conhecidos os princípios ativos de ingredientes naturais como Aloe Vera, pepino, aveia, bardana, própolis e ginko biloba, chá verde, camomila, açaí, lavanda que são muito usados em cosméticos naturais.

Para saber mais clique aqui ou ligue 35.3721.8484 ou WhatsApp 35.99704.7091

 

Exemplo de Projeto de Fábrica de Cosméticos Naturais

1.    Recepção de matéria-prima;

2.    Estocagem de matéria-prima;

3.    Estocagem de embalagens;

4.    Fabricação de Cosméticos Naturais;

5.    Estocagem de produtos acabados;

6.    Estocagem de produtos em quarentena;

7.    Escritórios;

8.    Refeitórios e

9.    Vestiários.