Como Montar Fábrica de Farinha de Milho

PROJETOS PARA FáBRICA DE FARINHA DE MILHO
PLANTA BAIXA | ESTUDOS DE VIABILIDADE

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627


 

Como Montar Fábrica de Farinha de Milho

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627

Projeto de Fábrica de Farinha de Milho


Como Montar Fábrica de Farinha de Milho

CLIQUE AQUI para saber mais sobre este Projeto e Planta Baixa

 

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627

 

Uma fábrica de Farinha de Milho necessita em primeiro lugar de um local amplo em que possa colocar todos os equipamentos para a fabricação com espaço de transito para funcionários, local de embalagem, expedição e outras dependências que forem necessárias.

O processo de fabricação é o seguinte:

O milho adquirido deve estar seco, porém com a maciez adequada.

Esse milho adquirido com o intuito de transformar em farinha deverá passar por um processo de pré-limpeza, isso deverá ser feito para retirar impurezas que possam vir com o material da lavoura.



Esse milho será triturado até formar uma quirela ou canjiquinha como é conhecido e este serão deixado em fermentação dentro de tanques próprios com água quente até o momento ideal para que possa ser enxaguado, centrifugado e encaminhado ao moinho que é a máquina de moagem e então possa ser peneirado.

Esses tanques podem ser de cimento e ou inoxidável.



Sendo isso feito o milho moído passará a ser despejado em uma secadora e ou torradeira em esteira em forma de circulo também conhecida como chapa quente que sairá em forma de bijus, estes é quebrado com um rolo de pano, pois saem em formatos grandes não podendo ser embalados assim e serão encaminhados para o setor de embalagem e futura expedição.

Essa torradeira funciona com o sistema de fornalha abastecida com lenha.

A temperatura em que a farinha é torrada é um processo controlado por funcionário responsável que não deixará passar do ponto ideal com todo o cuidado e habilidade necessária.

A farinha de milho é ensacada manualmente para que não sofra muitas quebras ou esmigalhe em sacos plásticos transparentes com o nome da fábrica impresso e todas as informações referentes necessárias a venda do produto, sendo essa a embalagem primária.

Passando pela embalagem secundária que serão caixas de papelão, onde os pacotes de farinha serão armazenados para entrega nos futuros estabelecimentos para a venda.



O fubá e a canjiquinha também são produtos a partir da moagem do milho, portanto se não forem encaminhados para a secagem na torradeira poderão ser embalados e vendidos.

Terão que secar em processo natural e devem estar no ponto certo.

No caso do Fubá é levado para a moagem e peneirado.

Já a Canjiquinha não, somente passará pelo processo de secagem natural e ensacada poderá ser vendida.



O milho é o cereal que ocupa o lugar de segundo mais produzido no mundo.

A farinha de milho é utilizada na culinária de diversas formas, como na composição de farofas, cuscuz, para empanar carnes e bolinhos diversos, bolos, para engrossar caldos, pastéis, tortas, biscoitos, tortilhas, polentas, para a composição de recheios de carnes diversas e há pessoas que gostam de utilizar na forma pura com leite.

Antigamente quando não existiam tantos equipamentos para a fabricação de produtos, o milho era socado em pilão de madeira ou pedra e o processo basicamente igual ao de hoje só que manualmente e mais rudimentar.

A maioria das fábricas de produção de farinha de milho é de pequeno porte.

Existem caminhos que levam a construção de indústrias maiores que darão destino a todo o processamento do milho deste a fabricação da farinha, canjiquinha, canjica, fubá, óleo e amido.

Exemplo de Fábrica para Produção de Farinha de Milho, Canjica e Fubá com capacidade de 1.000 quilos por dia

Tipo de Inspeção - Federal

Recepção;
Estocagem;
Limpeza;
Tanques para hidratação;
Sala para Torradores;
Sala para Embalagem;
Armazenagem;
Expedição;
Escritório;
Vestiários e
Refeitório.

 

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627