Como Montar uma Fábrica de Massas Secas

Como Montar uma Fábrica de Massas Secas

   

Porém a fabricação do macarrão poderá ser extrusado, cilindrado ou modelado, dependendo do que o fabricante pretenderá fabricar.

Uma Fábrica de macarrão deverá ter higienização adequada, seguir os padrões da fabricação de alimentos, selecionar a matéria prima de qualidade e oferecer além de bons preços, qualidade no produto.

O macarrão como é chamado à massa seca fabricada é um alimento apreciado pela maioria da população de todas as idades.

É um alimento que pode ser oferecido desde ao prato mais simples até o mais sofisticado dependendo dos ingredientes complementares utilizados.

É extremamente fornecedor de energia, pois é rico em carboidratos e pode ser consumido pela maioria da população pois é um alimento barato.

Projetos, Plantas, Planos de Negócios para Financiamento:
Clique aqui ou ligue 35.3721.8484  (WhatsApp 35.99704.7091)

Essa massa deliciosa de formatos diferenciados, cozida em água fervente poderá se transformar em deliciosa refeição e ainda acompanhada de carnes de aves, bovina, suína e outras é a refeição mais consumida em todo o mundo e também é o prato mais popular.

A origem dessa massa tem diferentes histórias como: Itália, China, Arábia entre outras culturas de outros países.

Apesar das divergências quanto a sua origem a Itália é até hoje a maior consumidora desse alimento.

Projetos, Plantas, Planos de Negócios para Financiamento:
Clique aqui ou ligue 35.3721.8484  (WhatsApp 35.99704.7091)


Na fábrica de Massas secas (Macarrão) é necessário que os funcionários contratados para desempenhar a tarefa de fabricação usem touca, avental e sigam as normas de higiene necessárias para a fabricação de alimentos.

O número de funcionários dependerá do tamanho da fábrica e da produção pretendida.

A massa seca poderá ser vendida para hotéis, restaurantes, Bufês, mercearias e supermercados.

Clique abaixo para saber mais sobre Fábrica de Massas Secas

Planta Baixa de Fábrica de Macarrão Recheada

Projeto de Fábrica de Macarrão Instantâneo

Como Montar Fábrica de Macarrão para Massas Frescas



O empreendedor deverá se inteirar quanto à legislação pertinente quanto à fabricação desse tipo de alimento e deverá também se informar quanto a tributos atribuídos a esse setor.

Obter registros e licenças de funcionamento para que nada impeça a fabricação do produto.

Tudo isso deverá fazer parte de um planejamento e deverá ser estudado minuciosamente antes mesmo da abertura do estabelecimento e da iniciação da produção, pois para evitar aborrecimentos, multas e até o fechamento da fábrica o empreendedor deverá manter tudo na mais perfeita ordem.

Na fabricação do produto o empreendedor deverá oferecer treinamento aos funcionários para que a produção não fique a desejar e que tenham um desempenho melhor visando à qualidade do produto.

Os equipamentos que farão parte desse empreendimento deverão fazer parte de uma lista a qual o empreendedor deverá oferecer dados para que tipo de massa desejará fabricar.

Projetos, Plantas, Planos de Negócios para Financiamento:
Clique aqui ou ligue 35.3721.8484  (WhatsApp 35.99704.7091)

A fábrica deverá seguir as normas de higiene da Vigilância Sanitária, paredes devem ser laváveis de preferência azulejadas, nas portas e janelas deverá ter telas de proteção contra insetos e ter o cuidado com roedores mantendo o laudo de inspeção sanitária sempre em dia e a fábrica dedetizada com freqüência.

Alguns tipos de macarrão como: Espaguette, Talharim, Linguine, Parafuso, Penne, Aletria,Ninho,Gravatinha, Fusilli, Tagliatelle, anelzinho, Ave Maria, Vermicelli, Rigatone, Padre Nosso, Estrelinha, Letrinha, Furadinho, Conchinha são os mais conhecidos.

A fabricação de macarrão ou massa seca poderá ser colorida e obter formatos diferenciados, isso dependerá do equipamento que o empreendedor tiver a disposição em investir.

Vale a pena o investimento nessa área pois as vendas do produto aumentam consideravelmente.

Também poderá fabricar outros tipos que poderão integrar a fabricação como massa para Lasanha, Canelone, Rondele, Conquilhone e massas com recheio tipo: Capelete e Ravióli.

Exemplo de Fábrica de Macarrão para Massas Secas com capacidade para produção de 500 quilos por dia.


Recepção de Matéria-Prima;
Estocagem de Matéria-Prima;
Estocagem de aditivos e Ingredientes;
Estocagem de Embalagens;
Fabricação – Fase 1 (Mistura, Cilindragem e Modelagem);
Fabricação – Fase 2 (Secagem, Embalagem);
Estocagem de Produtos Embalados;
Escritórios;
Refeitórios;
Vestiários e
Banheiros.