Como Montar uma Fábrica de Óleos Essenciais

Fábrica de óleos Essenciais

 

São óleos voláteis (não possuem viscosidade) concentrados hidrofóbicos, são os óleos nas formas mais concentrada de energia vegetal encontrados em folhas, plantas, flores, frutas e ervas.

São geralmente extraídos por meio de destilação a vapor entre outros processos de separação.

Os óleos essenciais são sintetizados, armazenados e liberados pelas plantas e possuem essências agradáveis.

São encontrados diversos benefícios no uso dos óleos essenciais como a antissepsia, antiinflamatório, antibactericida, são usados também como purificadores de ar, diuréticos, escalda pés, sprays, difusor de aromas, perfumes, hidratação corporal e facial.

Age contra insônia com propriedades sedativas, medicina alternativa como aroma terapia para relaxamento com massagens.

Os óleos essenciais podem ser utilizados diluídos sobre a pele através de massagem, cremes, gel, loções, por inalação ou ingestão.

Eles proporcionam bem-estar físico e mental por terem seus componentes terapêuticos.

É uma terapia alternativa complementar e trata de vários desequilíbrios corporais sendo considerada uma terapia holística, onde trata o físico, mental, emocional e espiritual de cada pessoa como num sistema.

A massagem traz o relaxamento muscular e estimula a circulação reduzindo o estresse gerado no cotidiano estimulando o sistema linfático.

A difusão no ambiente e banhos de vapor é indicada para doenças nas vias respiratórias.

Os óleos essenciais têm facilidade de absorção na pele sendo usados também como facilitadores para transporte de outros medicamentos, sendo assim, usado como medicina complementar no tratamento de doenças.

A inalação é uma forma segura de utilizá-los estimulando áreas do sistema límbico e hipotálamo do cérebro.

A inalação direta é mais utilizada no tratamento de doenças das vias respiratórias como asma, bronquite, sinusite, rinite, alergias em geral.

A inalação indireta é mais usada para tratamentos do sistema emocional como no tratamento de depressão pelos seus efeitos sedativos provocando um relaxamento mental, como exemplo do uso da bergamota, jasmim, camomila, lavanda, sândalo e gerânio.

Também são ingeridos em pequenas doses agindo de forma mais rápida, porém, deve ser acompanhado por um especialista para não provocar efeitos colaterais, sendo em alguns países necessário a prescrição para a ingestão.

Sua extração mais comum é a destilação usando um destilador especial para óleos essenciais.

Cada planta exige uma preparação na colheita ou compra, sendo assim necessária uma pesquisa previa para a melhor qualidade do produto final. Após o processo de destilação, o óleo é filtrado para obter uma qualidade maior.

Algumas plantas possuem ações terapêuticas, ações aromacológica (psíquico-emocionais) e dermatológicas como, por exemplo:

Alecrim qt. Cânfora: conhecido como óleo essencial do atleta, auxilia o fluir do movimento, usado antes e depois da atividade física.

Pode ser usado como aroma ambiental em difusores ambientais, banho de imersão em banheira, compressa local, colar aromático, fricções, massagem, hidratante para rosto e corpo e uso tópico na área lesada.

·         Ação terapêutica: antiinflamatório para dores musculares, câimbras, contratura muscular.

·         Ação psíquica: auxilia no fluir do movimento

·         Ação dermatológica: acne, caspa, varizes, flebite.

A camomila romana, já conhecida para clarear os cabelos, também ajuda na digestão e no sono, por suas propriedades calmantes.

Além dessas vantagens, o óleo essencial de camomila é usado no tratamento de diversas enfermidades como artrite, vômitos, cólicas, alivio de dores musculares, dores de cabeça, além de efeitos na pele para tratamentos de bolhas e queimaduras, dermatites e alergias.

·         Ação terapêutica: Usada como calmante, ameniza o estresses e antiinflamatório.

·         Ação aromacológica: Ameniza a depressão e hiperatividade.

·         Ação dermatológica: ajudam no tratamento de Alergias, coceiras e erupções alérgicas.

O óleo de Citronela é bastante conhecido como repelente de insetos e também é utilizado na fabricação de velas, cremes e loções.

Tem ação terapêutica, aromacológica e dermatológica para tratar inflamações por picadas de insetos.

Existem dois tipos de óleos de citronela: Citronela-do-Ceilão (Ceylon), e Citronela-do-Java, sendo respectivamente usados como repelentes e para indústria de cosméticos para perfumaria.  Ele pode ser usado como aromatização ambiental, fricções na pele e spray como repelente e também como óleo para rosto e corpo e uso tópico diretamente na área a ser tratada.

Alguns Óleos essenciais contêm propriedades como:

Afrodisíacas: Anis Estrelado e a Pimenta Rosa;

Analgésicas : Alecrim, Cânfora e a Camomila Romana;

Animadores: Limão Siciliano,  Noz Moscada e o Café Torrado;

Ansiolíticos:  Hortelã, Manjericão e o Gerânio;

Estimulantes: Café Torrado, gengibre e alecrim;

Relaxantes:  Bergamota,  Eucalipto e Verbena da índia entre outras diversas propriedades terapêuticas.

 

Exemplo de Projeto de Fábrica de Óleos Essenciais (Folha de Hortelã, Folha de Eucalipto, etc.)

Tipo de Inspeção – Federal (Ministério da Saúde – MS)

1.    Recepção de matéria-prima;

2.    Dornas para Arraste de Vapor;

3.    Destilaria;

4.    Embalagem;

5.    Depósito de Produtos Acabados;

6.    Expedição;

7.    Escritório;

8.    Vestiários e

9.     Refeitório.