Plantas e Projetos para uma Fábrica de Pão de Queijo

Plantas e Projetos para uma Fábrica de Pão de Queijo

O mercado da fabricação de pão de queijo é certamente bem concorrido.
Isso se deve a aceitação do produto, pois a cada dia ele tem sido mais consumido e aceito em todo o país e até exportado.

Todo mundo aprecia um delicioso pão de queijo quentinho, com aquele cheirinho inconfundível e sabor delicioso no lanche, café da manhã e até como acompanhamento de refeições.

CONSULTORIA PARA FÁBRICAS DE PÃO DE QUEIJO

Projetos, Plantas, Planos de Negócios para Financiamento:
Clique aqui ou ligue 35.3721.8484  (WhatsApp 35.99704.7091)

O ideal para o empreendimento é que tenha primeiramente um bom planejamento, experiência no ramo também faz bastante diferença, no caso o empreendedor terá que se tornar um conhecedor do assunto, apreciador e levar até o mercado consumidor um produto de qualidade.

As instalações para a fábrica deverão passar pelo processo de análise do órgão fiscalizador para que tenha liberação e possa realmente fabricar o alimento dentro das normas sanitárias adequadas.

No caso esse tipo de fabrica passará pela fiscalização da Vigilância Sanitária (ANVISA) onde deverá estar apta para a fabricação do produto ou proposta a fazer adequações caso for necessário.

Para a fabricação do produto tudo é levado em consideração, como sistema de embalagens, treinamento de funcionários, fator nutricional e fabricação adequada do produto.

Como todo alimento o fator higienização deverá ser bem fiscalizado pelo dono da fábrica, afim de proporcionar a qualidade do produto dentro de normas específicas, não deixando resíduos sobre bancadas, recebimento de matéria prima em local específico, utilização de maquinário próprio e funcionários para cada seção específica.

Outro fator de importância é o sistema de ventilação, temperatura adequada do ambiente de trabalho e armazenamento do produto depois de pronto até a expedição para o mercado consumidor.

Os funcionários deverão utilizar de uniforme, luvas e toucas para a realização de tarefas.

E a fábrica deverá dispor de áreas como refeitórios, banheiros, escritórios, recebimento de matéria prima e outras seções que deverão estar logo abaixo especificadas.

O número de funcionários deverá ser de acordo com o empreendimento e a produção pretendida.

Projetos, Plantas, Planos de Negócios para Financiamento:
Clique aqui ou ligue 35.3721.8484  (WhatsApp 35.99704.7091)


Cuidados com a parte nutricional do alimento também deve ser visto com cuidado, pois todo alimento deverá dispor de tabela nutricional de acordo com a legislação e nela os valores deverão estar corretamente especificados para que o consumidor possa confiar no que está ingerindo.

Dentro do Planejamento prévio deverá estar especificamente os gastos com a parte administrativa do negócio, equipamentos, quadro de funcionários, veículos, aquisição de matéria – primos, embalagens, gastos em geral com manutenção e tudo o mais que fizer parte do investimento.

Clique abaixo para saber mais sobre Fábrica de Pão de Queijo

Planta Baixa de Fábrica de Pão de Queijo

Projeto de Fábrica de Pão de Queijo em Pó

Como Montar Fábrica de Massa de Pão de Queijo



O produto deverá ter Marca e isso deverá fazer parte da embalagem, para isso deverá seguir as normas da (ANVISA) quanto à identificação do produto, tamanho da letra, símbolos entre outros itens.

por de organização para a preparação do produto e seqüência de tarefas que deverão estar dispostas dentro de um memorial descritivo.

Alguns itens básicos para a aprovação de uma fábrica desse tipo são:

Pisos e paredes revestidas de materiais laváveis onde irão passar periodicamente pelo processo de higienização, portanto é interessante que o empreendedor se intere nesses assuntos para que possa dar continuidade no processo de fabricação do produto corretamente.

Alguns produtos são adequadamente para esse tipo de fábrica, o empreendedor deverá tirar opinião junto a um arquiteto ou engenheiro onde orientará qual o melhor .

Outro fator é a colocação de telas nas janelas para proteção contra insetos e roedores.

Projetos, Plantas, Planos de Negócios para Financiamento:
Clique aqui ou ligue 35.3721.8484  (WhatsApp 35.99704.7091)

Os ingredientes utilizados na fabricação do pão de Queijo é Polvilho, Queijo, óleo Vegetal, leite e ovos.

Fazem parte da montagem de uma fábrica de pão de queijo, equipamentos como: amassadeiras, dosadores, câmaras de congelamento, refrigeradores, freezers, bancadas de trabalho, utensílios, balanças, seladoras e fornos.

Os equipamentos deverão ser higienizados adequadamente para a preparação da massa e Todos devem ser sanitizados para a eliminação dos microorganismos.


Ex: Fábrica para Produção de Massa de Pão de Queijo Congelado com capacidade para produção de 1.000 quilos por dia.


Recepção de matéria-prima;
Estocagem de matéria-prima;
Câmara fria para matéria-prima;
Estocagem de aditivos e ingredientes;
Estocagem de embalagens;
Fabricação;
Câmara fria para produtos embalados;
Expedição;
Escritórios;
Refeitórios e
Vestiários.