Como Montar uma Fábrica de Salame

Como Montar uma Fábrica de Salame

Para a montagem de uma fábrica como essa deverá se informar quanto ao possível cliente, à concorrência, pontos de vendas do produto, colocação do produto no mercado, qualidade do produto, números de funcionários, enfim: deverá obter um plano de negócios e seguir apartir disso.

Após esse levantamento de dados que serão de extrema importância para o empreendedor nesse ramo, deverá conhecer fornecedores de matéria prima, embalagens e outros produtos que farão parte da fábrica.

Este empreendimento depende de licença para funcionamento, a fiscalização é rígida e é de interesse do fabricante que esteja em ordem para que não sofra nenhuma punição com isso e seu produto fique prejudicado.

O produto deverá ser registrado no Ministério da Agricultura (Inspeção Federal) ou IMO (Inspeção Estadual).

O registro é fundamental para a venda legalizada do produto.

Para a regularização de uma fábrica é necessário documentação comprovada e análise do produto para a liberação da licença de venda.

Para isso o empreendedor deverá tomar conhecimento do regulamento técnico, leis e normas específicas.

Projetos, Plantas, Planos de Negócios para Financiamento:
Clique aqui ou ligue 35.3721.8484  (WhatsApp 35.99704.7091)


O objetivo dessas leis regulamentares é a higiene na fabricação do produto e conduta do fabricante para com o alimento que será designado a venda e consumo por muitas outras pessoas.

O alimento deverá passar por teste de qualidade e inspeção final para a liberação ao consumidor.

Todos os ingredientes utilizados na formulação do produto deverão ser encaminhados com nomes e números de registros através de formulários para os órgãos competentes e estarem à disposição da fiscalização durante toda a fabricação em todos os dias.

Para a montagem de uma fábrica de embutidos assim como é chamada a fabrica que produz o salame é necessário que esteja em dia com a parte tributária em que se encaixa e isso um contador deverá informar o empreendedor.

Toda empresa necessita do trabalho de um contador e ele deverá informar ao empreendedor sobre todas as formas de tributos e cobranças que o empreendimento deverá sofrer para que nenhuma surpresa estrangule o empreendimento.

A contratação de funcionários é outro item importante e necessário que obtenham treinamento específico para cada função desempenhada.

O numero de funcionários depende da produção pretendida e do tamanho do empreendimento.

Uma informação importante é quanto ao registro de marcas e patentes, isso deverá ser estudado e o registro obtido o quanto antes, para que o empreendimento não sofra com perdas por uma possível marca registrar o mesmo nome.

Projetos, Plantas, Planos de Negócios para Financiamento:
Clique aqui ou ligue 35.3721.8484  (WhatsApp 35.99704.7091)

A marca do produto é o nome do produto e o conhecimento do consumidor sobre determinado produto.

Por isso é de extrema importância.

Ela é essencial para que o produto fique conhecido e tome uma posição no mercado.

Os equipamentos que compõem uma fábrica de embutidos ou fábrica de salame são vários e devem fazer parte de uma lista minuciosa e detalhada.

Dentre alguns equipamentos podemos citar câmeras frigoríficas, balanças, embutidoras e moedores de carne.

Podem ser utilizadas para embutimento tripas naturais e ou artificiais.

 

Clique abaixo para saber mais sobre Fábrica de Salame

Planta Baixa de Fábrica de Salame

Projeto de Fábrica de Salame Italiano

Como Montar Fábrica de Mortadela de Frango Light

 


Projetos, Plantas, Planos de Negócios para Financiamento:
Clique aqui ou ligue 35.3721.8484  (WhatsApp 35.99704.7091)


Tanto uma como a outra deverão passar pelo processo de higienização correto e é fundamental que a higiene do produto seja bem analisada no processo de fabricação.

As tripas artificiais são produzidas através de celulose e outros materiais como colágeno.

Tem boa aceitação e vem para suprir o problema da falta das tripas naturais no mercado.

As tripas naturais geralmente utilizadas de suínos e bovinos passam por processo de higienização correta afim de eliminar microorganismos e germes que podem causar doenças.

Também passam por secagem, cura com sal e reidratação. Tudo isso leva algum tempo, esse processo pode gerar uma vantagem de estocar por um período as tripas a serem utilizadas para o embuti mento do salame.

Lembrando que devem ser estocadas de forma correta e em temperatura adequada.

Todas as etapas para o processamento do salame até o destino final deverá passar por controle rígido dentro da fábrica, qualidade do produto, higienização correta dos materiais utilizados e treinamento de funcionários.

Projetos, Plantas, Planos de Negócios para Financiamento:
Clique aqui ou ligue 35.3721.8484  (WhatsApp 35.99704.7091)

É um investimento um pouco alto, a fábrica deverá se adequar as exigências da s leis, treinar funcionários, estarem em dia com a parte tributária, os equipamentos deve passar por manutenção periódica, aquisição de matéria prima de primeira qualidade e a fabricação deverão ter um destino final.

Este equilíbrio o empreendedor só terá se obter um planejamento, o investimento com todas as despesas finais, aquisição de materiais para fabricação e impostos e obtenção de lucros.

É desejável que esteja bem informado sobre o assunto que pretende abordar e que a atividade profissional tenha suas prioridades.


Exemplo de Fábrica para Produção de Salame com capacidade para 100 kg/dia.


Câmara fria para carne;
Sala de fabricação;
Câmara de massa;
Depósito de condimentos;
Sala de embalagem;
Depósito de embalagens;
Câmara fria para produtos embalados;
Expedição;
Plataforma de expedição;
Sala para ossos;
Escritórios;
Refeitórios e
Sala IF