Como Montar uma Fábrica de Salgados Congelados

Como Montar uma Fábrica de Salgados Congelados

Pensar na montagem de uma fábrica de congelados implica em vários fatores como:

Localização ideal, estrutura da fábrica, fabricação do produto, colocação do produto no mercado, aceitação do mesmo, compra de materiais (Matéria – Prima), contratação de pessoal e muitos outros detalhes que iremos orientar a seguir.

O empreendedor deverá avaliar o que necessita realmente antes de iniciar o processo de instalação da empresa.

Muitas empresas preferem se localizar próximas a centros comerciais pois a venda é destinada a lanchonetes, bares, bufês, escritórios, galerias, cafés, supermercados e outros seguimentos que facilitam a entrega estando mais próximos desses possíveis clientes.

Deverá fazer parte desse empreendimento uma cozinha equipada e certificada para que possa elaborar esse tipo de alimento.

Para saber mais clique aqui ou ligue 35.3721.8484 ou WhatsApp 35.99704.7091

Nessa cozinha deverá haver bancada de preparação dos alimentos, fogão, forno, pia, freezer, geladeira, tudo bem planejado para que o preparo dos alimentos não fique comprometido com desorganização.

É necessário também que reserve um espaço para a administração do empreendimento (escritório),banheiros para funcionários e copa onde os funcionários possam fazer a própria refeição sem interferir no andamento da empresa.

É importante que todas as janelas possuam tela de proteção contra insetos, esse tipo de cuidado é como prevenção contra a contaminação dos alimentos.

A aquisição da matéria – prima deve ser de qualidade pois isso garantirá que o alimento preparado tenha maiores vendas e para isso deve avaliar os custos antes da produção iniciada.

O cuidado com a compra de vegetais e materiais como camarão, bacalhau, carnes em geral deve ser redobrado.

Alguns ingredientes devem ser comprados frescos e não armazenados.

Os condimentos também devem ser observados, para que não tenham mofo e umidade isso deteriora o produto e compromete o consumo.

A qualidade dos salgados é basicamente a qualidade dos ingredientes utilizados e da manipulação correta para que não ocorra contaminação de microorganismos.

A estrutura do empreendimento deverá contar com as instalações de água, luz e esgoto bem estruturadas e sob manutenção periódica, pois o uso de forno e frezers constante não podem sofrer com nenhum tipo de dano, isso prejudicaria a produção e venda do alimento preparado.

Outro item importante é que os funcionários façam uso de luvas, toucas de proteção e uniforme, devidamente limpos e trocados periodicamente para que as preparações dos alimentos tenham a devida higiene.

O estoque de produtos utilizados na preparação desses alimentos deverá ser sempre monitorado, não acumular produtos que estragam rapidamente, avaliar as datas de validade para que não ultrapassem a data limite comprometendo o ingrediente usado.

O empreendedor deverá observar as tendências do momento, tem salgadinhos tradicionais e tem salgadinhos novos, que a cada ano acrescentam recheios, mudam formatos e isso acaba agradando o público que busca novidades.

 

Clique abaixo para saber mais sobre Fábrica de Salgados Congelados

Planta Baixa de Fábrica de Salgadinhos Prontos Crus Congelados (Coxinha, Empadinha, Esfirra, Quibe, Hambúrger)

Projeto de Fábrica de Comida Congelada

Como Montar Fábrica de Mousse Congelado


Entre os tradicionais temos as coxinhas, esfirras, risoles, enroladinhos de presunto, kibe, empadinhas, croquetes, mini pizzas, pasteizinhos e trouxinhas.

Alguns acabam entrando para a lista de salgadinhos mais sofisticados devido ao custo com recheios e a elaboração como: folhados, bolinho de bacalhau, espetinhos, pasteizinhos de forno, mini fogaça, tortelette, tulipas, rocamboles, casquinhas de siri, quiches e cestinhas entre outros.

A contratação de funcionários é um item que deve ser observado com critérios, pois a manipulação de alimentos deve preservar em primeiro lugar a qualidade, e em seguida vem a criatividade e a responsabilidade em confeccionar o alimento que será consumido por muitas pessoas.

Para saber mais clique aqui ou ligue 35.3721.8484 ou WhatsApp 35.99704.7091

Em uma empresa dependendo da produção pretendida o nº de funcionários é variável, portanto o que não muda muito é a contratação de cozinheiras, ajudantes, encarregado de compras e de vendas para colocação do produto no mercado e a parte administrativa que necessita de um funcionário específico para tal função.

Dependendo da produção poderá acrescentar mais ajudantes de cozinha, cozinheiras, entregadores, motorista e funcionários para limpeza.
Muitas empresas contratam um nutricionista para que a não ocorram erros e o alimento fique nutritivo e saudável.


Os métodos de congelamento podem ser :

Nitrogênio, Criogênico e Frezers.

O nitrogênio é o que tem o maior custo, porém é o que deixa o alimento com o melhor aspecto.

Criogênico é o que congela em menor temperatura.

E o frezers é o que mantém a temperatura baixa, mais não necessariamente congela o produto e sim conserva mais não por tempo muito longo.

A embalagem do produto também deverá ser estudada e de acordo com as especificações do órgão competente que dará a licença para a venda do produto.

Para saber mais clique aqui ou ligue 35.3721.8484 ou WhatsApp 35.99704.7091

Nessa embalagem devem constar informações sobre o processo de descongelamento, modo de preparo, validade do produto, lista de ingredientes, tabela de informação nutricional, selo que garante que o produto passa por fiscalização para que o consumidor se sinta seguro ao adquirir.

Essas embalagens podem ser desde a bandejas de isopor cobertas por plástico filme, a bandejas de plástico, caixinhas próprias.

O empreendedor deverá pesquisar qual a embalagem se adequa melhor ao seu produto.

Também deve contar com a consultoria de um contador para que possa estar de acordo com toda a documentação exigida que são registros da empresa para seu funcionamento e registros junto ao órgão competente de fiscalização – Ministério da Saúde e licença para funcionamento.


Exemplo de Fábrica para Produção de Salgadinhos Prontos Crus Congelados (Coxinha, Empadinha, Esfirra, Quibe, Hambúrger) com capacidade para produção de 1.000 quilos por dia.

Plataforma de recepção de matéria-prima;
Câmara de congelamento;
Câmara fria;
Sala de fabricação;
Câmara de massa;
Depósito de condimentos;
Sala de embalagem;
Depósito de embalagens;
Câmara fria para produtos embalados;
Expedição;
Plataforma de expedição;
Escritórios e
Refeitórios