Como Montar uma Fábrica Temperos

Como Montar uma Fábrica Temperos

Planta Baixa de uma Fábrica de Temperos | Projetos | Layout

Para montar uma Fábrica de temperos o empreendedor deverá primeiramente pensar na estrutura da fábrica.

Isso inclui: Lugar, tamanho e acomodações.

A fabricação de temperos tem uma concorrência forte que são as grandes empresas já instaladas e no mercado há muito tempo.

Para saber mais clique aqui ou ligue 35.3721.8484 ou WhatsApp 35.99704.7091

 

Esse tipo de empreendimento pode iniciar com uma pequena produção e análise da aceitação pelo consumidor.

Após essa fase, o empreendedor poderá aumentar a produção, pois o mercado já está conquistado que é a parte mais difícil.

A história do tempero vem desde a antiguidade, onde a descoberta de especiarias que são condimentos usados para proporcionar maior sabor, cor e aroma na culinária se tornaram utilizados.

Dentre esses condimentos estão à pimenta vermelha, pimenta do reino branca e preta, ervas aromáticas, açafrão, noz moscada, gengibre, salsa, coentro, manjericão, cebola, alho e outros.

Para saber mais clique aqui ou ligue 35.3721.8484 ou WhatsApp 35.99704.7091

 

Plantas e Layouts relacionados com Fábrica Temperos

Clique abaixo para saber mais sobre Fábrica Temperos

Fábrica de Pasta de Alho, Temperos Prontos, Alho in natura e Alho Desidratado

Fábrica de Temperos e Condimentos

Fábrica de Temperos Secos

  

Para saber mais clique aqui ou ligue 35.3721.8484 ou WhatsApp 35.99704.7091

Lsta de alguns deles:


Açafrão – Sabor marcante, valor ($) alto para compra, natural de flores, é usado em risotos, dá cor, sabor e aroma ao mesmo tempo.

Alecrim – Usado na culinária no tempero de carnes vermelhas ou legumes. Esse ingrediente de aroma marcante muito conhecido na culinária brasileira é capaz de dar um toque especial em qualquer prato com tais ingredientes.

 


Coentro – De sabor forte e aroma mais forte ainda, não é tão apreciado por todos de forma geral. Combina muito com carnes, peixes, feijão. Na culinária Baiana é usado na preparação de vários pratos. Assemelha-se a Salsa.

Manjericão – É bastante apreciado, pela leveza de sabor, é popular e nasce rápido até em pequenos vasos. Muito utilizado na preparação de molhos, massas, pizzas, é uma planta originária da Índia e tomou proporções mundiais e apreciação geral.

Noz Moscada – É uma semente. Sua origem é da Indonésia.
Pode ser ralada e salpicada em pratos dando sabor e aroma especial. Meio picante não é muito apreciada por todas as pessoas.

Muitas outras especiarias e temperos podem fazer parte dessa descrição, porém o empreendedor deverá fazer um estudo e conhecer as ervas e especiarias que farão parte da fabricação do seu produto.

Esse tipo de especiarias misturadas ao sal de cozinha dá o sabor especial às preparações mais diversas de pratos exóticos ao normal de todo dia.

Para saber mais clique aqui ou ligue 35.3721.8484 ou WhatsApp 35.99704.7091

 

O sal é o elemento que basicamente fará a mistura do tempero, com ele misturado a ervas, alho, cebola, pimentas e outros ingredientes o tempero estará pronto.

As especiarias e sua produção são diferentes em cada país em função do clima.

A maioria das especiarias foi e continua sendo utilizada pelos italianos nas preparações de refeições de carnes e massas regadas a muito vinho e a apreciação tornou-se mundial.

Na nossa cultura temos um pouco de tudo, pois nosso país abriga diversas nacionalidades e a cada dia descobrimos um sabor novo, um tempero diferente capaz de dar sabor a diversos pratos.

Uma fábrica de temperos com capacidade de produção de 500 kilos por dia por exemplo deverá abrigar espaços para :


Recebimento da matéria – prima;
Preparação do produto;
Estoque da matéria – prima;
Escritório;
Local de embalagem do produto;
Depósito de condimentos, aditivos e ingredientes;
Depósito de embalagens;
Estoque de produtos acabados;
Expedição;
Banheiros;
Vestiários e
Refeitório.
O tipo de Inspeção é Federal – (Ministério da Saúde – MS)

Vários equipamentos farão parte da montagem desse tipo de empreendimento como:


Balanças para pesagem dos produtos;
Utensílios para preparação;
Rotuladoras entre outros.
De acordo com o tamanho da estrutura e a produção pretendida é que irá determinar o nº de funcionários.


A fabricação do tempero é simples:

Os ingredientes devem ser moídos ou bem socados, colocados em recipientes que vão desde sacos plásticos, sacos de celofane, potinhos plásticos ou vidros.

Rotulados os produtos devem conter informações básicas como conservação do produto, informação nutricional, validade, modo de usar, lista de ingredientes e outras informações que forem necessárias serem passadas ao consumidor e de acordo com a legislação.

O empreendedor poderá fazer um estudo antecipado à montagem da fábrica, para se inteirar quanto à tecnologia empregada e atualizar para que a fabricação do produto tenha maior aceitação do consumidor.

O uso de embalagens ecologicamente corretas e com certo toque de cores e formatos também se torna atrativo aos olhos do público.

 


Para abrir um negócio como esse se deve tomar conhecimento de todas as normas específicas para a fabricação desse tipo de produto, obter registros na Receita Federal, Secretaria da Fazenda, Prefeitura e todos os órgãos competentes para que o empreendimento tenha seu funcionamento regular e de acordo com as leis que regulamentam.