ComoIniciar! Fone 35.3721.8484

Como Montar uma Nova Empresa

Como Montar Curso de Enfermagem

Clique abaixo para saber mais sobre Curso de Enfermagem

Planta Baixa de Escola de Enfermagem

Projeto de Agência de Enfermagem para Idosos

Como Montar Escola para Curso de Técnico em Enfermagem

Essa profissão uma das mais antigas da história, tem sua evolução dentro da história.

Antigamente exercida por religiosos, era a garantia que somente vocação poderia levar a cuidar de doentes.

Com o passar dos tempos e a mudança da realidade, estudos na área, muitas pessoas procuram obter licenciamento para executar tarefas na área de enfermagem.

O trabalho de um enfermeiro pode variar a administração de medicamentos, cuidados especiais a doentes de mais variadas doenças e debilidades desde físicas a orgânicas.

O conhecimento dentro da área farmacêutica, anatômica, microbiológica, citológica e fisiológica também dá ao profissional a possibilidade de atender em hospitais, clínicas, consultórios e domiciliar.

A profissão sempre foi mais ligada à figura feminina.

Hoje porém esse perfil mudou bastante, muitos hospitais dão preferência à contratação de profissionais do sexo masculino, pois dependendo da área de atendimento o enfermeiro por seu porte físico mais forte pode exercer funções mais destinadas ao uso de força.

Como:

Troca de pacientes de macas, camas e atendimentos diversos em acidentados e traumatismos.

O domínio da profissão dependerá da dedicação, gosto pelo que exerce e fundamentalmente entrega total ao trabalho.

Muitos serviços de atendimento já fizeram parte da história da enfermagem como:

Partos;
Procedimentos anestésicos;
Vítimas de Acidentes automobilísticos;
Atendimentos em Unidades de Terapia Intensiva;
Cuidados gerais com doentes;
Coleta de Sangue;
Trabalhos nas áreas de atendimento ao público e prevenção de doenças;
Acompanhamento psiquiátrico de doentes com problemas mentais;
Cuidados com higiene e alimentação de pacientes internos em hospitais;


Um curso de enfermagem poderá ser administrado por profissionais da área médica e enfermagem desde que credenciados para isso.

Os cursos profissionalizantes de enfermagem dão possibilidade de certificar os alunos para atendimento dentro de algumas limitações.

Já o curso superior de enfermagem dá ao aluno noções teóricas e habilitação para exercer as funções de cuidador, resgate, primeiros socorros, assistência emergencial entre outras funções que poderão ser desempenhadas pelo aluno certificado.

É importante que um empreendimento como esse deverá estar dentro das normas para que o aluno saia com um nível bom e possa desempenhar seu trabalho junto à rede pública, conveniada e ou particular.

Existe legislação própria para a instituição exercer esse programa de habilitação do curso profissionalizante.

Essa legislação visa à administração correta dentro dos parâmetros legais levando o profissional ao exercício da profissão corretamente.

Os cursos profissionalizantes têm uma carga horária definida por legislação pertinente e devem seguir com prática de estágios supervisionados, laboratórios e aulas práticas.

Alguns cursos podem associar ao currículo base aulas complementares e princípios éticos, levando o comprometimento do aluno com o material disciplinar teórico e prático a introdução a outros diferenciais que poderão utilizar dentro da carreira profissional como:

Qualidade profissional;
Informática;
Reabilitação de pacientes;
Aprendizado em Vigilância Epidemiológica;
Atendimento a portadores de doenças senis como: Alzheimer e outras.
Atendimento oncológico entre outras.


A abertura de um curso de Enfermagem deve estar entre o reconhecimento das organizações Municipais como: Prefeituras e a documentação exigida para inicio das atividades devem estar em dia para que o funcionamento possa proceder.

A equipe envolvida com todo o curso deve ser certificada e além disso todo o curso deverá passar por procedimentos de seleção de profissionais.

Nesses procedimentos de avaliação habilidades, cursos, preparação total do corpo docente onde a maior preocupação deverá ser em torno de objetivos legais e estruturados para a formação de novos profissionais que irão atuar na área de saúde.

A bagagem educacional do educador deverá ser ampla e com inúmeras experiências e situações levando ao aluno o saber.

É importante que o empreendedor nessa área leve ao conhecimento dos alunos que o profissional bem informado, com qualidades e habilidades gerais para atuação dentro dessa área poderá trabalhar em diversos setores .

Isso trará incentivo ao curso, pois é bem abrangente.

O profissional bem qualificado, certificado e habilidades para o exercício da profissão poderá fazer parte de programas municipais, estaduais e do governo, além de integrar instituições particulares, filantrópicas e atendimentos especiais cuidando de pacientes em tratamento domiciliar, enfermagem geriátrica, casas de repouso, asilos, creches, atendimento cirúrgico, pediátrico, obstétrico, partos, pronto- socorros, emergências, Samu, unidades de saúde, vigilância epidemiológica, UTI, materno infantil, pré natal,
Recém nascidos, resgate, calamidades públicas e atendimentos a vítimas de guerras, salvamento, centros hospitalares, assistência social, supervisão de trabalhos de enfermagem, prevenção de doenças, pesquisas, atendimentos a portadores de deficiência, drogados e saúde mental.

Exemplo de Escola para Curso de Enfermagem com Capacidade para 10 alunos

Recepção;
Salas;
Farmácia;
Secretaria;
Assistência Social;
Refeitório;
Almoxarifado;
Cozinha;
Dispensa;
Sanitários Femininos e
Sanitários Masculinos.

 

Para saber mais ligue para 35.3721.8484

 

Como Montar Curso de Enfermagem

 

 

Plantas e Layouts relacionados com Curso de Enfermagem

Clique abaixo para saber mais sobre Curso de Enfermagem

Escola de Enfermagem

Agência de Enfermagem para Idosos

Escola para Curso de Técnico em Enfermagem

 


   

Fale Conosco
Entre em contato conosco para informaçoes, para uma consulta ou para adquirir um projeto que não conste na lista acima.