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Montar um escritório voltado a serviços de cobrança é desejável que o empreendedor nesse ramo especifique que tipo de cobrança pretende atender, tipo de clientes, assessoria e campo de atuação.

É importante reconhecer cada tipo de caso, tipo de devedor e causa.

Esse tipo de trabalho requer paciência, habilidades, conhecimentos em legislações e profissionalismo.

Nos tempos de hoje com o comércio voltado ao consumismo, às pessoas não tem conseguido muito se empenhar em saldar suas dívidas.

O papel de um departamento de cobrança é lidar com possíveis habilidades em saldar dívidas pendentes em diversos setores, levando o consumidor devedor a saudar dentro de suas possibilidades a dívida contraída.

O número de funcionários será de acordo com o número de atendimentos efetuados dia a dia.

É importante que os funcionários sejam treinados, competentes e tenham muitas habilidades em negociação para com os clientes.

Para isso o papel do funcionário é muito importante em relação ao reconhecimento do devedor, pois por muitas vezes essa dívida é contraída intencionalmente, isto é:

Com a intenção de comprar e não pagar, sendo levado a crer que nada acontecerá a ele, pois a culpa é do comércio que favorece o consumo e ou os aparelhos que não tem garantia prolongada e tantos outros itens utilizados como meio de não pagamento de dívidas por diversos tipos de pessoas.

O inadimplente é e sempre será levado a crer que o não pagamento das dívidas é a melhor solução para ele.

O papel do mediador nesse caso é levar soluções, sugerir planos mais suaves que caberão dentro do orçamento e assim ao efetuar o pagamento ou negociação das dívidas a “limpeza do nome” junto aos órgãos Serasa e SPC que são os serviços voltados de proteção ao crédito e centro de pesquisas de informações de clientes.

Esses órgãos são muito procurados na hora que as pessoas precisam abrir conta em banco, tirar certidões, abrir crediário, consultas públicas, alugar, vender e comprar imóveis, portanto é de necessidade que as pessoas envolvidas em dívidas possam resgatar isso.

Daí o papel de uma empresa de serviços de cobrança e acordos.

Para isso o empreendedor deverá montar um escritório, com equipamentos necessários ao desempenho das atividades que terá que possuir móveis, computadores ligados na internet com velocidade rápida para consultas, softwear próprios para consultas de busca, telefones, impressoras e equipamentos utilizados em escritórios.

O cliente que busca esse tipo de serviços geralmente são indústrias, comércio, bancos e outros tantos setores.

O modo de atuação deverá ser por contrato com a empresa que deseja que a cobrança seja efetuada e assim uma porcentagem seja repassada a empresa, tudo especificado em contrato com o cliente.

O escritório de cobrança deverá ser equipado com programas de computadores que permitam a busca no cadastro nacional de devedores para que possa efetuar o contato com ele.

É importante lembrar que existem meios de cobrança que não são permitidos como coação e ou exposição do devedor ao constrangimento.

Propostas devem ser apresentadas e levadas até o conhecimento do devedor, sendo julgadas e avaliadas por ele se poderão ser efetuado o pagamento da dívida e nunca impostas pela empresa que tenta fazer a negociação.

Para que isso seja respeitado é necessário que os funcionários e empreendedor tenham interação e conhecimento com o código de normas específicas para cobranças.

A maioria das empresas de cobrança trabalha por sistema de telemarketing, isso facilita o contato com o cliente via telefone, evitando constrangimento ao entrar em contato com o mesmo.



As cobranças podem ser relacionadas com o não pagamento de boletos de cobrança, notas promissórias, duplicatas, carnês, consórcios, cartões de crédito, empréstimos, financiamento de veículos e outros tipos de financiamento, cheques sem fundos, sustados e outros, descumprimento de contratos entre muitos outros.

Existem clientes diversos como:

Aqueles com histórico de inadimplência recente;
Clientes que atrasaram por algum motivo mais forte como doença na família que desestrutura o orçamento;
Aqueles que hajam de má fé na hora da compra ou do pagamento de alguma forma;
Golpistas;
Funcionários que perdem o emprego e está no meio de uma proposta de pagamento, financiamento ou outro motivo qualquer.


Para cada um desses perfis o analista deverá trabalhar com o sistema de investigação do caso e possível solução.

Não podemos negar que muitas pessoas são iludidas, sem a má intenção de ficar sem pagar suas dívidas.

Uma vez se encontrando nessa situação entra o papel do conciliador no setor de cobrança apontando as possíveis soluções e propostas para o saldo da dívida.

Assim que a cobrança é feita e o devedor se propõe a quitá-la, e assim o faz, entra outro fator que é a liberação do nome do devedor dos órgãos de crédito.


As empresas de cobrança devem possuir contrato com os clientes e neste a especificação de como será o pagamento pelo desempenho das funções e valores para tal negociação.


Uma empresa de cobrança deverá ser séria e trabalhar de forma organizada com bons funcionários, visando à busca do pagamento pelo devedor e cumprimento de contrato com as empresas que buscam pelos serviços.


Saber lidar também com os casos em que os devedores se recusam a saldar suas dívidas usando para isso meios de encaminhamento dessa divida para o processo judicial.


É importante ressaltar que uma equipe integrada ao desempenho de funções e qualificada para desenvolver esse tipo de trabalho é o ideal para que o empreendimento tenha chance de dar certo.


É desejável que para fazer parte da composição do quadro de funcionários desse tipo de empreendimento tenham advogados, contadores e pessoas portadoras de cursos na área financeira.

Exemplo de Escritório de Cobrança com capacidade para 5 advogados.

Atendimento;
Sala de Reunião;
Administração;
Almoxarifado;
Vestiário;
Copa e
Banheiro.

 

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