ComoIniciar! Fone 35.3721.8484

Como Montar uma Nova Empresa

Como Montar Fábrica de Champanhe

Clique abaixo para saber mais sobre Fábrica de Champanhe

Planta Baixa de Fábrica de Vinho Espumante

Projeto de Fábrica de Vinagre de Vinho

Como Montar Fábrica de Vinho de Laranja

O que é o Champanhe?

Bem, a explicação mais apropriada é que o champanhe constitui de um vinho espumante com tradições Francesas e que podem ser diversas.

A produção de vinhos (Champanhe) corre o país e pode se diversificar entre espumantes, frisantes com suas borbulhas desde requintadas até as mais simples.

O sabor adocicado é apreciado principalmente pelo público feminino.

É comum servir em comemorações, aniversários, bodas, casamentos, formaturas pois é uma bebida festiva.

A produção de Champanhe é como a do vinho, só que a fermentação maior natural faz com que as bolhas se soltem, assim o produto engarrafado é considerado o melhor de todos os vinhos adocicados.

Também em outros países pode ser conhecido como Prosecco e ou Espumante.

Pode ser branco e ou rosado.


A tradução do Champanhe é a seguinte:


Vinho efervescente, em sua composição as bolhas são obtidas através da produção do gás carbônico que resulta da fermentação.


Podem ser elaborados através dos métodos convencionais (Champenoise), conhecidos na França pela região de Champagne e outros.


Como o método Charmat onde o líquido é fermentado em tanques conhecidos por autoclave e com isso passam pelo processo de pressão onde o gás não se separa do líquido, a temperatura também é controlada padronizando a bebida quanto à fermentação adequada.


Ou Pelo método Clássico tradicional em que utiliza de termos para identificar os vinhos espumantes elaborados fora da região de Champagne.

Deve ser armazenado de acordo que não fique a exposição solar, pois isso prejudica o envelhecimento da bebida.

Dentre os países que fabricam os vinhos Champanhes estão à Itália, França, Alemanha, Espanha e o Brasil também faz parte dessa lista.

O processo de fabricação da bebida é como dissemos logo acima como o vinho, porém temos as variações de fermentação que pode ocorrer para que a bebida se diferencie de outras através das formações de bolhas que são a obtenção do gás carbônico na fermentação.

Isso ocorre com o líquido já engarrafado.

Outra fase é a obtenção de espuma que é obtida através do açúcar que são responsáveis pela fermentação novamente, só que desta vez o processo e mais demorado.

Finalmente o envelhecimento do líquido, dando a bebida o sabor delicado.

O líquido engarrafado deverá ser mantido na posição inclinada com a boca para baixo. Isso fará com o resíduo também chamado de (borra) se acumule no gargalo e é esse processo que fará com que a garrafa aberta sofrerá a pressão e o estouro depois de passar por congelamento desses resíduos no gargalo.

Após todo esse processo as garrafas são abertas e adicionado licor açucarado e a bebida será fechada com rolha encaminhada à expedição e ao destino do comércio para venda.

Esse é um dos métodos de fabricação, porém existem outros e o profissional deverá adequar à produção ao qual for mais adequado.

Outros métodos de fabricação mais sofisticados podem encarecer o produto, porém o empreendedor deverá avaliar as condições de fabricação e apreciação da bebida para se adaptar a qual poderá ser de acordo com a realidade proposta da empresa.

Algumas oferecem qualidade acima de tudo, outras observam o fator preço e com isso as técnicas de fabricação passam a ser um detalhe muito particular de cada fabricante que podem usar desde métodos tradicionais aos mais modernos e com a qualidade esperada.

De qualquer forma a bebida é cativante pelo seu aroma e sabor.

A bebida deve ser mantida em temperatura ambiente, porém ao servir um bom champanhe ele deve estar na temperatura entre 5 a 8º.

Após aberto é recomendável que aprecie a bebida por inteiro e não reaproveite levando-a geladeira, pois perderá suas características e sabor, fazendo que o produto fique impróprio para o consumo.

O maior produtor de Espumantes no Brasil fica no sul do país, sob forte influência européia fabrica espumantes de grande apreciação.

O primeiro Champanhe brasileiro foi fabricado na cidade de Garibaldi, por imigrantes Italianos.

Essa tradição é mantida até hoje.

A Estrutura da fábrica e o número de funcionários, deverão ser de acordo com a produção pretendida.

Os equipamentos que farão parte da fábrica devem estar especificados todos em uma lista e dela podem fazer parte:

Envasadoras, maquinário específico para higienização das garrafas entre outros.


O empreendedor deverá ter um funcionário para degustação do Champanhe e estar preparado para auxiliar na composição do produto relatando a apreciação quanto aos padrões de qualidade como:

sabor, odor, aroma, acidez, química isso faz parte do processo de qualidade de fabricação do produto.


As instalações onde é fabricado o Champanhe deverão ser azulejadas e o processo de fabricação é a partir da fermentação ideal, engarrafamento, fechamento das garrafas, rotulagem e armazenamento em condições ideais para o envelhecimento, sendo acondicionadas de modo correto.

Exemplo de Fábrica para Produção de Sidra (cidra) de Maçã Espumante com capacidade para 1.000 litros/dia.

Recepção de Matéria Prima;
Depósito de Matéria Prima;
Sala de Fabricação;
Depósito de Produtos Acabados;
Expedição;
Escritório;
Vestiários e
Refeitório.

 

Para saber mais ligue para 35.3721.8484

 

Como Montar Fábrica de Champanhe

 

 

Plantas e Layouts relacionados com Fábrica de Champanhe

Clique abaixo para saber mais sobre Fábrica de Champanhe

Fábrica de Vinho Espumante

Fábrica de Vinagre de Vinho

Fábrica de Vinho de Laranja

 


   

Fale Conosco
Entre em contato conosco para informaçoes, para uma consulta ou para adquirir um projeto que não conste na lista acima.