ComoIniciar! Fone 35.3721.8484

Como Montar uma Nova Empresa

Como Montar Marmoraria ou Granitaria

Como Montar Marmoraria ou Granitaria

Clique abaixo para saber mais sobre Marmoraria ou Granitaria

Planta Baixa de Marmoraria e Granitaria de Pedras Cortadas

Como Montar Loja de Pisos

A Pedra mármore e a Pedra Granito são rochas muito utilizadas nas construções.

Sua utilização é diversa podendo ser utilizada desde o revestimento de escadaria, pisos, bancadas, fachadas de comércio, escolas, hospitais, residências, prédios, igrejas, peitoris, soleiras, pias e outras utilidades.

O mármore e ou Granito também são muito utilizados em confecções de túmulos, pois a durabilidade dele é muito grande e quase não exige manutenção.

Também é utilizado na fabricação de móveis como tampos de mesas, banquetas, aparadores e outras.

Outra utilidade da pedra é na arte.

Poderá ser moldado, esculpido em estátuas, estatuetas e objetos de decoração.



No Brasil são rochas fáceis de serem encontradas.

Elas possuem vários tons podendo variar entre natural, castanhos, cinzas, marrons, amarelos, rosas, verdes, pretos, cremes entre outros.

Outros conhecidos também e que se destacam são os travertinos, perolisados e mármores italianos.

As pedras quando são extraídas das rochas não possuem brilho, vem de forma bruta, são opacas e foscas.

Vem em blocos e precisam ser cortadas em grandes máquinas.

Necessitam de polimento para ficarem viçosas e lisas.

A diferença entre o mármore e o Granito é que o mármore é sempre mais poroso e o desgaste natural da pedra é bem mais rápido dependendo da superfície que for utilizada.

O Granito é encontrado com maior freqüência no Brasil e costuma ter preço melhor.

O investimento para montagem de uma marmoraria não é pequeno.

O empreendedor nessa área deverá obter uma licença ambiental para a extração e comercialização do produto.

Deverá também passar pelo tramite legal de abertura de empresa como licenças na prefeitura, órgãos competentes e demais autorizações para funcionamento da empresa.

A localização desse tipo de empresa deverá ser fora de locais residenciais, pois a manipulação das pedras, descarregamento, utilização de veículos pesados, polimento e demais trabalhos são emitentes de ruídos fortes.

Esse tipo de empresa depende de equipamentos para funcionar, esses equipamentos são grandes, o armazenamento das peças também exige espaço, portanto é interessante que o empreendedor se estabeleça em um local amplo, onde poderá colocar escritório, galpão para polimento e corte e armazenamento.

Onde ficará as máquinas deverá possuir cobertura e os funcionários deverão receber treinamento para o manuseio das máquinas.

Também deverão passar por curso de prevenção de acidentes.

O fator concorrência quando se trata de material destinado a construção civil, é grande, porém uma marmoraria poderá se destacar entre outras pela sua destreza em trabalhar com o material, preço, qualidade e segurança.

Algumas pedras mármores são adquiridas pelo processo de importação.

E muitas são exportadas também.

O local deverá possuir uma boa instalação de energia elétrica pois os equipamentos com motores necessitam de suporte elétrico resistente para funcionamento dinâmico.

A Instalação de abastecimento de água também é outro item indispensável, pois o corte das pedras necessita de água para não propagar pó e isso deverá ser fiscalizado periodicamente para evitar problemas de saúde em funcionários e vizinhança local.

Todo esse esquema de funcionamento da empresa deverá possuir autorizações para funcionamento e o resíduo gerado pela manipulação das pedras corte e polimento deverá ter destino apropriado.

Muitas empresas hoje em dia já optaram pela comercialização das pedras já cortadas levando somente ao processo de polimento e finalização do produto.

Isso acaba facilitando para o empreendedor que deseja comercializar um produto mais limpo e livre de outras ocupações.

É interessante que o empreendedor se intere do assunto, estude sobre o material, conheça novas técnicas e assim possa comercializar o produto seja ele bruto ou em placas.

Todo material relacionado à construção, produção de peças passa por etapas de atualizações quanto a equipamentos utilizados, técnicas de extração e certificação de qualidade.

O empreendedor no ramo deverá procurar por cursos, feiras e conhecimentos do produto para o beneficio do seu próprio comércio e isso dará a garantia ao consumidor de produtos adquiridos com qualidade e informação sobre manuseio, limpeza e cuidados específicos.



Exemplo de Marmoraria e Granitaria para Produção de Pedras Cortadas com capacidade para produção de 4 blocos por semana.

Depósito de pedra bruta;
Teares para corte;
Depósito de pedra cortada;
Depósito de cal e granalha;
Oficina;
Vestiários;
Refeitório e
Escritório.

 

Para saber mais ligue para 35.3721.8484

 

Como Montar Marmoraria ou Granitaria

 

 

Plantas e Layouts relacionados com Marmoraria ou Granitaria

Clique abaixo para saber mais sobre Marmoraria ou Granitaria

Marmoraria e Granitaria de Pedras Cortadas

Loja de Pisos

 


   

Fale Conosco
Entre em contato conosco para informaçoes, para uma consulta ou para adquirir um projeto que não conste na lista acima.