Como Montar Quiosque de Verduras

PROJETOS PARA QUIOSQUE DE VERDURAS
PLANTA BAIXA | ESTUDOS DE VIABILIDADE

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627


 

Como Montar Quiosque de Verduras

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627

  • Planta Baixa Comércio de Frutas e Verduras com Capacidade para 2.000 kg por dia
  • Projeto Varejão (comércio de frutas, verduras e legumes) com área de 50 m2.
  • Como Montar Mercado Livre com 200 m2
  • Equipamentos e Máquinas
  • Estudo de Viabilidade
  • Plano de Negócios
  • Metaverso
  • Tour Virtual
  • Fotos 360 graus
  • Como Abrir
  • CLIQUE AQUI para saber mais sobre este Projeto e Planta Baixa de Como Montar Quiosque de Verduras


    Como Montar Quiosque de Verduras

    Comercializar Verduras, Frutas e Legumes são algo bem simples.

    Poderá iniciar a comercialização com um quiosque pequeno e vender somente alguns itens.

    Algumas normas devem ser obedecidas envolvendo o fator higienização e proteção contra contaminação de alimentos.

    É desejável que o local tenha lixeiras com tampas para armazenamento do lixo, limpeza das hortaliças e renovação de mercadorias expostas para a venda.

    As verduras e outros prováveis itens que estarão à venda deverão ser adquiridos de boa procedência, o ambiente deve possuir boa ventilação, deverá também dispor de água encanada com pia para a higienização e para limpeza do local.

    Os quiosques para exposição e venda de verduras e hortaliças podem ter câmera frigorífica, isso facilitará o armazenamento e a conservação dos produtos.

    Como as mercadorias ficarão expostas ao público consumidor, é desejável que tenha um espaço (distância) entre o público e a mercadoria para que elas não se tornem alvo de abertos, puxões e danifiquem o produto antes de comprar.

    Também se deve pensar no espaço entre circulação de funcionários para atendimento.



    O ideal é que o empreendedor tenha consciência e disponha de funcionários para recebimento de dinheiro e não misture atendimento ao público, manipulação de alimentos e manipulação de dinheiro.

    Isso pode gerar alto nível de contaminações diversas e deve ser evitado, assim como se recebe a orientação do setor de vigilância sanitária.

    As mercadorias devem ser adquiridas de boa procedência e deverá ter um local apropriado para a colocação das caixas de recebimento para que não atrapalhe e também essas caixas deverão passar pelo processo de limpeza e higienização.

    O empreendimento deverá ter piso adequado para que possa ser lavado periodicamente e deverá também ter paredes azulejadas e ou com pintura epóxi de cor clara e impermeabilizante.

    Todos os produtos expostos a venda deverão estar dispostos em uma banca revestida também de pintura impermeabilizante e ou plástica.



    O empreendimento deverá possuir banheiro para a utilização de funcionários, porém esse cômodo deverá ter todas as instalações elétricas, hidráulicas e esgoto adequado e com bom funcionamento.

    Utilizam-se também de materiais como madeiras para a construção de quiosques, estes porém devem ser bem vedados e não possuir frestas ou arestas que possibilitem a entrada de roedores e insetos.

    Deverão também passar pelo processo de pintura e impermeabilização.

    A manutenção do quiosque deve ser bem orientada e seguir um padrão rígido de controle de qualidade dos produtos a venda, evitando verduras deterioradas, mal acondicionadas e expostas ao calor.

    Se o estabelecimento possuir câmera de conservação de alimentos o empreendedor deverá ficar atento a temperatura e limpeza geral desse local.

    Existem quiosques volantes, esses porém devem seguir as mesmas normas de responsabilidade de vendas de produtos ao consumidor.

    É importante lembrar que todo estabelecimento comercial que tem produtos e mercadorias a venda direta ao consumidor deverá passar por fiscalização periodicamente e deverá possuir licença e alvará para funcionamento.

    Deverão disponibilizar de embalagens para acomodação das hortaliças e verduras, podendo ser caixinhas de plástico, bandejas de isopor, sacos de polietileno, sacolinhas e outras.

    Outra orientação de grande valor é quanto à higienização das mãos dos manipuladores que estão trabalhando com esse tipo de mercadorias.

    Elas devem ser lavadas freqüentemente e nunca devem ter contato com dinheiro.

    Como todo comércio o empreendedor deverá estar ciente do cumprimento de suas obrigações tributárias, encargos estabelecidos quanto à remuneração e registro de empregados e toda documentação para liberação e funcionamento do local.

    A liberação do estabelecimento também deverá ser feita pelo corpo de bombeiros, onde verificará se o ambiente estará apto a atender todas as exigências e assim funcionar corretamente.

    Deve ter atenção quanto aos produtos comercializados referente à procedência, verificando se estes não sofreram contaminações por agrotóxicos, microorganismos transmissores de doenças e condições de transporte.



    Os funcionários deverão ser orientados a utilização de uniformes, toucas ou jalecos para trabalhar com esses produtos.

    Luvas não fazem parte da exigência, porém se o funcionário estiver com ferimentos nas mãos deverá utilizar.



    Exemplo de Comércio de Frutas e Verduras (Quiosque) com Capacidade para 100 kg por dia

    Recepção das Verduras;
    Atendimento;
    Caixas;
    Varejão;
    Depósito;
    Copa e
    Banheiro.

     

Projeto de Quiosque de Verduras


Como Montar Quiosque de Verduras

CLIQUE AQUI para saber mais sobre este Projeto e Planta Baixa

 

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627