Para montar uma Fabrica de Canudinhos de Refresco o empreendedor deverá obter conhecimento na área.
ATENÇÃO:
Vários países ao redor do mundo, tem proibido a utilização dos canudinhos plásticos, devido a grandes problemas gerados por poluição, já que este produto geralmente não é reciclado. Devido a busca do consumidor por canudos, opções reutilizáveis tem aparecido no mercado, como canudos de vidro ou canudos de metal. Uma vez que várias cidades brasileiras estão proibindo canudos plásticos (Rio de janeiro, Fernando de Noronha, Florianópolis), uma opção é criar fábricas de canudos de papel. Os canudos de papel podem ser utilizados sem grandes problemas, e são uma opção descartável que é biodegradável (se não houver a adição de plásticos).
Canudinho de Vidro substitui o canudo de plásticoCanudinho de Vidro – Design e Beleza a favor da NATUREZA
É um produto que está no mercado há bastante tempo é usado em coquetéis, sorvetes, Milk Shakes e bebidas em geral.
O canudo para refresco está presente em lanchonetes, restaurantes, sorveterias, pizzarias, padarias, bares, festas, Coquetelarias, mercados e residências.
Ele já faz parte de um hábito até de higiene, pois com o passar do tempo algumas modificações tem sido feitas para que o produto tenha maior consumo.
Embalagem de papel protetora contra possíveis impurezas que pudessem comprometer o uso do produto está sendo usadas.
E o uso constante do canudo em todos os lugares onde vendem produtos que necessitam a utilização.
Para a fabricação do produto o empreendedor deverá se informar quanto à responsabilidade com o meio ambiente, pois estará fabricando um produto a base de plástico e com isso fonte de geração de poluentes.
Deverá se inteirar quanto às leis que regulamentam esse tipo de fabricação e contribuir para que a fabricação do produto não comprometa o meio ambiente e o real compromisso que temos em práticas de sustentabilidade.
Deverá obter uma autorização e /ou licença junto a Secretarias de Meio Ambiente para o funcionamento legal da empresa e se conscientizar quanto às responsabilidades sociais e ambientais.
Os canudos de refresco são fabricados através de um processo de semelhança a fabricação de tubos por processo de extrusão.
Clique abaixo para saber mais sobre Fábrica de Canudos Plásticos
O empreendedor deverá obter conhecimento quanto aos equipamentos usados na fabricação que serão máquinas de extrusão, sopradoras e muitos outros que deverão constar em uma lista de equipamentos de acordo com a fabricação do produto e matéria prima utilizada.
O empreendedor deverá se tornar conhecedor do assunto e adquirir máquinas de acordo com a produção que pretende assumir.
Temos máquinas que por exemplo produzem 1.000 a 1.200 canudinhos por minuto.
Também seria bom que o empreendedor procure um fornecedor de equipamentos que ofereça cursos de como operar o maquinário e treinamento de pessoal.
A segurança no trabalho também é outro item que deve ter certa atenção.
Desde que começou a ser fabricado o canudo para refresco já foi modificado e modernizado por diversas vezes.
É interessante que o empreendedor acompanhe as tendências de mercado e inovações para que o produto fabricado tenha aceitação e qualidade.
O processo de fabricação passa pelas seguintes etapas:
A matéria – Prima geralmente granulada mais utilizada é o Polietileno, Polipropileno e outras como EVOH, PVC é derretida e passa por uma máquina que molda no formato que é a extrusora e sopradora, o produto se solidifica nos tamanhos e formas desejados e passa pelo processo de corte que é o acabamento que também é realizado por um equipamento adequado a essa prática.
O empreendedor deverá obter uma autorização e /ou licença junto a Secretarias de Meio Ambiente.
Exemplo de uma Fábrica para Produção de Canudos Plásticos com capacidade para 100 pacotes/dia.
Recepção de Matéria Prima; Depósito de Matéria Prima; Sala de Fabricação; Depósito de Produtos Acabados; Expedição; Escritório; Vestiários e Refeitório.