Como Montar Fábrica de Molhos Prontos

PROJETOS PARA FáBRICA DE MOLHOS PRONTOS
PLANTA BAIXA | ESTUDOS DE VIABILIDADE

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627


 

Como Montar Fábrica de Molhos Prontos

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627

  • Planta Baixa Fábrica de Molho Barbecue com capacidade para 300 litros/dia.
  • Projeto Fábrica de Extrato de Tomate e Polpa de Tomate, Tomate Seco e Catchup com capacidade de 3.000 quilos por dia.
  • Como Montar Fábrica de Pimenta e Molho de Pimenta (Pimenta in natura, pimenta em conserva, pimenta seca, pimenta calabresa) com capacidade de 500 quilos por dia.
  • Equipamentos e Máquinas
  • Estudo de Viabilidade
  • Plano de Negócios
  • Metaverso
  • Tour Virtual
  • Fotos 360 graus
  • Como Abrir
  • CLIQUE AQUI para saber mais sobre este Projeto e Planta Baixa de Como Montar Fábrica de Molhos Prontos


    Como Montar Fábrica de Molhos Prontos

    Para montar uma Fábrica de Processamento de alimentos seja ela qual for.

    A empresa deverá seguir normas e seguir rigidamente algumas exigências.

    A escolha do local, construção, instalações, equipamentos, depósito de matéria prima, manipulação de alimentos, cuidados com higiene são essenciais para que a empresa trabalhe de acordo com as regras pré -estabelecidas.

    O ideal é que o empreendedor consulte antes o órgão fiscalizador e siga as orientações para que não cometa erros e nem sofra penalidades.

    Fabricar alimentos é coisa séria e passará por fiscalizações, para isso é importante se adequar corretamente para que não cause prejuízos ao consumidor e tenha sempre como meta a qualidade e a satisfação do consumidor.

    A escolha do local deverá ser criteriosa, pois este terá que ser amplo, acomodar equipamentos de fabricação, fluxo de funcionários e espaço suficiente para o trabalho, depósito de matéria prima, produto acabado entre outras tantas dependências.

    Pisos e paredes deverão ser laváveis e não sofrer com falta de higienização correta, pois isso poderá acumular sujeiras, insetos entre outros problemas.

    A ventilação é outro item que deverá ser analisado com cuidado, as janelas e portas deverão possuir telas para proteção contra insetos e roedores.

    Toda a produção deverá passar por um controle rígido de qualidade e isso manterá a indústria dentro de uma padronização satisfatória.

    Todo o equipamento que compõe uma Fábrica deve fazer parte de uma lista minuciosa e especificações de acordo.

    Deverá possuir projetos nas seguintes áreas:

    Ambiental;
    Arquitetônico;
    Estrutural;
    Segurança = Bombeiros;
    Elétrico e Hidráulico.


    A empresa deverá treinar os funcionários para as devidas funções que desempenharão.

    Deverá também dar uma atenção a rede de canalização de água para que esta não sofra contaminações e possivelmente venham de encontro com a produção causando prejuízos e aborrecimentos.

    O processo de fabricação de molho de tomate pronto deverá dar atenção aos ingredientes utilizados, estar dentro das especificações e normas, atender a legislação quanto a Informação Nutricional do produto e rotulagem.

    O produto vem de encontro à facilidade de adição de ingredientes reunindo praticidade, sabor e requinte aos pratos que necessitam da utilização do produto.

    O molho Pronto de tomate está presente em boa parte da culinária como massas, carnes, legumes, sopas, cremes entre muitos outros.

    O tomate que é a matéria prima do produto deverá ser adquirido pela empresa em boas condições e ter boa procedência e ser avaliado quanto à pureza e contaminações por agrotóxicos que podem fazer mal a saúde.

    Ao ser encaminhado para o processamento deverá passar pelo processo de higienização e ser lavado para a retirada de sujeiras e impurezas que poderá conter.

    Não poderá estar com machucados e amassados, pois isso poderá causar estragos ao preparo do molho.

    Interferindo tanto no sabor como na qualidade do produto.

    Todo o processo de industrialização de alimentos deverá ser avaliado em questões como: Higiene, processamento adequado, utilização de equipamentos dentro do padrão de qualidade entre tantos outros itens indispensáveis.

    Os molhos podem ser nas versões extrato concentrados, peneirado, tradicionais, polpa, sugo, com adição de ingredientes como salsa, manjericão, bolonhesa (carne), atum, azeitonas, champignon, ervas finas, condimentados entre outros.

    Poderá ser envasado em vidros tampados hermeticamente, latas ou embalagens tipo sachês.

    Para cada processo e tipo de utilização de embalagem são utilizados equipamentos diferentes.

    Esses equipamentos deverão fazer parte de uma lista minuciosa com todos os dados respectivos ao funcionamento.



    Os funcionários que desempenharão as funções de produção deverão estar uniformizados, utilizar luvas e toucas descartáveis, ter noções de higienização, limpeza e desinfecção das mãos ao manipular alimentos.

    É importante que a empresa trabalhe com informações constantes aos funcionários sobre processos de contaminações de alimentos sejam elas por microorganismos, ou falta de higiene, má estrutura de manipulação e doenças transmitidas por funcionários no setor de produção.



    Para isso o ideal é que o empreendedor faça cursos e forneça essas informações aos funcionários para que de acordo com as normas pré - estabelecidas para a fiscalização do setor alimentício siga boas normas de higiene, sanitização, processamento e limpeza do ambiente e respectivos utensílios e equipamentos utilizados na fabricação.

    Toda empresa deverá possuir um sistema de controle de qualidade, atendimento ao consumidor e responsabilidades no setor alimentício produzido industrialmente.

    Exemplo de Fábrica para Produção de Molhos de Tomate com Capacidade de Produção de 1000 kg por dia

    Recepção de matéria-prima;
    Estocagem de matéria-prima;
    Fabricação;
    Estocagem de produtos acabados;
    Escritórios;
    Refeitórios e
    Vestiários

     

Projeto de Fábrica de Molhos Prontos


Como Montar Fábrica de Molhos Prontos

CLIQUE AQUI para saber mais sobre este Projeto e Planta Baixa

 

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627