Como Montar Abatedouro de Frangos Caipira

PROJETOS PARA ABATEDOURO DE FRANGOS CAIPIRA
PLANTA BAIXA | ESTUDOS DE VIABILIDADE

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627


 

Como Montar Abatedouro de Frangos Caipira

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627

Projeto de Abatedouro de Frangos Caipira


Como Montar Abatedouro de Frangos Caipira

CLIQUE AQUI para saber mais sobre este Projeto e Planta Baixa

 

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627

 

A criação de galinhas caipira deve ser de forma natural, sem a adição de rações com hormônios e outros que interfiram na qualidade e integridade da carne do animal para alimentação humana.

As galinhas caipiras antigamente eram criadas soltas em sítios, fazendas, chácaras e quintais das casas.

Elas possuem carne saborosa e isso é devido à qualidade da carne e alimentação do animal.

São livres de substâncias que interferem nisso e além do mais são criadas de modo natural.

Comercializar esse produto deve ser de forma orientada por pessoal especializado e conhecedor no assunto, pois o ideal é que seja construído um galpão para abrigo das galinhas de forma ventilada e arejada e que elas possam se adequar a esse tipo de confinamento já que são animais que vivem soltos.

O piso deve ser de chão batido para que as galinhas possam ciscar, a cobertura deve possuir telhas e os abrigos em madeiras.

A reprodução do ambiente ideal para abrigar as galinhas deve ser assistida por técnicos agrícolas e veterinários que darão toda a orientação adequada.

As galinhas devem receber luz solar, se protegerem de chuvas e frio e terem proteção contra outros animais que possam atacá-las.

Além disso, esse espaço deve possuir local para galinhas poedeiras com chocadeiras e separações adequadas para o recolhimento dos ovos que irão ser postos a venda.

A diferença das galinhas caipiras para as galinhas comuns é basicamente a alimentação que deve ser somente com milho, hortaliças restos de comida e não devem ser alimentadas com ração.

Esse tipo de galinha geralmente não tem o peso muito alterado, pois sua alimentação é natural livre de hormônios que trazem aumento excessivo de gordura carne e conseqüentemente isso não bom para quem ingeri esse alimento.

A granja deve ser higienizada periodicamente, com desinfecção do galpão e criadouros, os animais devem ser vacinados, medicados e afastados dos outros quando estiverem com alguma doença.

Pois isso poderá ser prejudicial a toda a criação.

O controle de animais doentes, insetos, roedores e outros que poderão intervir na qualidade de produção das galinhas caipiras devem ser acompanhados por médico veterinário e o local deverá passar por inspeção e liberação para funcionamento.

Portanto para que o produto final que é o frango abatido seja de qualidade.

Todo esse processo deve ser verificado antes e o produtor deverá ser consciente garantindo a qualidade do produto que chegará a mesa dos consumidores.

O abatedouro deverá seguir regras rígidas de inspeção, normas de higiene e liberação para comercializar o produto final.

Esse tipo de empreendimento poderá ter licença para funcionamento Municipal, Estadual e ou Federal.

Isso irá garantir a qualidade e liberação do produto para venda.

Toda estrutura do abatedouro deverá obedecer à legislação vigente e o local deverá ser espaçoso com separações que vão desde a recepção, abate, corte embalagem e outros.

Portanto a empresa deverá manter as características para criação do Frango Caipira, cuidar da alimentação de modo natural, buscas sistemas tecnológicos de prevenção de doenças, cuidarem de tudo antecipadamente para que o produto possa emitir qualidade aos consumidores de forma natural e saudável.

Toda a preocupação com a alimentação saudável garantirá melhora no meio ambiente, preocupação com o consumidor, criação de animais com respeito e ética profissional.


O abatedouro poderá vender frango caipira:

• Congelado inteiro;
• Em pedaços;
• Miúdos;
• Sangue;
• Pés e
• Cabeças.

Devem ser embalados em embalagem plástica ou bandejas de isopor contendo rótulo da fábrica com todas as informações necessárias para que o consumidor saiba o que estará adquirindo.

O abatedouro deve ter paredes azulejadas, com piso lavável e bancadas para poder manusear os frangos.

Deve possuir sistema hidráulico e elétrico em boas condições, com instalações de pias e água corrente para higienização das aves e do local.

Os funcionários devem trabalhar uniformizados, com touca, boné e ou proteção para cabelos, luvas, máscaras e botas de borracha.

Ser equipado com câmara frigorífica e freezers para armazenamento das aves prontas para venda.

Ser certificado e sem impedimento para trabalhar com toda documentação exigida pelo Ministério da Agricultura e Inspeção.

Todo o manejo de criação de aves caipiras deve ser acompanhado por pessoal especializado levando em consideração que as instalações, equipamentos e assepsia devem ser de ordem obrigatória e de forma correta.

A estrutura de criação e abate de frangos caipiras deve seguir os padrões incluindo galpão para criação e refúgio e locais para pastagens das aves.

Exemplo de Granja para Produção e Abate de Frangos Caipiras com: Granja e Abatedouro, com capacidade para produção de 500 frangos por dia.

FRIGORÍFICO

Tipo de Inspeção - Estadual

1. Plataforma de recepção;
2. Recepção;
3. Insensibilização;
4. Escaldagem;
5. Depenagem;
6. Evisceração;
7. Embalagem;
8. Câmara fria;
9. Expedição;
10. Sala de cortes;
11. Depósito de caixas;
12. Depósito de embalagens;
13. Granja;

Galpão com as seguintes seções:

14. Granja e
15. Depósito

 

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627