Como Montar Cafeteria

PROJETOS PARA CAFETERIA
PLANTA BAIXA | ESTUDOS DE VIABILIDADE

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627


 

Como Montar Cafeteria

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627

Projeto de Cafeteria


Como Montar Cafeteria

CLIQUE AQUI para saber mais sobre este Projeto e Planta Baixa

 

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627

 

A escolha do local do empreendimento é a primeira medida a ser tomada nesse tipo de empreendimento.

Algumas opções de localizações devem ser analisadas e a definição do público alvo, para isso tudo deverá levar em consideração como:

Locais movimentados, próximos a bancos, escritórios, escolas, hospitais, centros comerciais, shoppings Center, área médica e odontológica, locais de visitação turística também é uma boa opção.

O investidor deverá analisar a real possibilidade de montagem em locais de grande movimentação, visando que nem sempre áreas com grande movimentação de pessoas é bem relacionada com esse tipo de negócios.

A definição do público alvo é primordial nesses casos.

Pois o retorno financeiro dependerá disso.
Para a montagem do local é desejável que tenha um balcão para atendimento, área destinada ao caixa, banheiros feminino e masculino, local para disposição de mesinhas com banquetas para a apreciação do café.
O empreendedor na área deverá ter um bom planejamento antes de iniciar a montagem da estrutura do empreendimento, para isso deverá contar com o apoio de um arquiteto para desenvolver uma fachada e ambientação do local de modo que fique acolhedor e com boa visão pelo público.
Os materiais, utensílios, equipamentos e móveis para a montagem deverão fazer parte de uma lista e nela a descrição de tudo o que for utilizado.
Isso facilitará para o orçamento total de gastos que o empreendimento irá gerar.
É importante que o empreendedor tenha em mente a qualidade, o padrão em servir bem, treinamento de funcionários quanto à utilização das máquinas e atendimento ao público e assim terá sucesso no empreendimento.
O empreendedor poderá utilizar cafés da região, isso possibilitará a diminuição de custos e eleva o potencial da região fornecedora do grão.

Poderá oferecer diversos tipos de cafés, como:

Expresso;
Cappuccino;
Cappuccinos diversos com sabores e adição de diferentes ingredientes.
Café com creme e ou Chantilly;
Café gelado;
Café com sorvete;
Café com Canela, limão, Chocolate, baunilha e tantos outros.
O ideal é que o investidor nesse ramo faça um curso de barista, isso possibilitará conhecimento na área, no tipo de café e modo de fazer e servir.
Também dará conhecimentos ao tipo de equipamento utilizado, manuseio adequado, regulagem das máquinas, temperaturas, ingredientes coadjuvantes na montagem e confecção dos cafés.
Os funcionários devem receber noções de higiene e cuidados ao manipular alimentos, bebidas e instrumentos utilizados para servir como xícaras, talheres, copos e louças.
Utilizar uniformes, toucas e aventais.
É necessário que o empreendedor contrate pessoal para atendimento e para limpeza separadamente.
O empreendimento inicial poderá ser pequeno e não haverá necessidade de muitos funcionários, o empreendimento poderá aumentar de acordo com a procura, o atendimento e a confecção de novos e elaborados cafés.
Poderá investir na elaboração de outros itens para compor a Cafeteria como:
Lanches, pães de queijo, salgados, tipos de pães, quitandas, sorvetes e confeitaria.
Tudo isso dependerá do que o investidor tiver em mente e poderá ser agregado ou não.
É importante saber que o tipo de público escolhido definirá muito no empreendimento pois, quem faz a opção de oferecer por serviços simples terá supostamente um público com a mesma resposta.
E quem investir em uma clientela mais sofisticada terá que aprimorar técnicas de elaboração de Cafés e outras possibilidades para que o atendimento chegue ao intuito pretendido.
Este púbico é definido através do seguinte perfil:
Fator aquisitivo, preço do produto, tipo de produto, reconhecimento do produto, adição de componentes ao ingrediente final, localização e estrutura do empreendimento.
Independente disso tudo o investimento terá que treinar os funcionários para melhor servir e qualidade nos serviços.
Os funcionários que irão compor esse empreendimento deverão utilizar de cortesia para com os clientes, ser pessoas dóceis e com bons relacionamentos, aprimorando a técnica de servir bem e satisfação do cliente ao procurar pelo estabelecimento.
O local deverá ter boas condições de higiene, instalações elétricas, hidráulicas e rede de esgoto em perfeito estado de funcionamento.
Outro item indispensável para quem deseja abrir seu próprio negócio é contabilizar todos os gastos em planilhas e ter controle total de tudo isso como:
Despesas gerais (funcionários, água, luz, telefone, aluguel, impostos, tributos e encargos relativos à firma, manutenção com aparelhos e equipamentos, contador) entre tantas outras que poderão existir.

Exemplo de Cafeteria com capacidade para 100 pessoas.

Salão Principal;
Copa;
Cozinha;
Banheiros;
Administração;
Café;
Escritório;
Vestiário e
Refeitório.

 

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627