Como Montar Clínica de Radiologia

PROJETOS PARA CLíNICA DE RADIOLOGIA
PLANTA BAIXA | ESTUDOS DE VIABILIDADE

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627


 

Como Montar Clínica de Radiologia

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627

Projeto de Clínica de Radiologia


Como Montar Clínica de Radiologia

CLIQUE AQUI para saber mais sobre este Projeto e Planta Baixa

 

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627

 

Uma clínica de Radiologia poderá ser odontológica, médica ou serviços por imagem como:


Desintometria óssea, mamografia entre outros.

Para a montagem da empresa nesse ramo é necessário ter conhecimento na área, atuar e ser credenciado com CRM ou CRO como médico ou dentista.

Esse tipo de empreendimento não poderá se instalar em qualquer parte da cidade, por isso deverá consultar a Prefeitura para saber qual a zona onde poderá se instalar.

Como toda empresa deverá possuir documentação necessária e dar o andamento para a abertura junto a um contador, onde ele irá orientar sobre a parte tributária e registros, licenças e alvará de funcionamento necessário para tais serviços oferecidos.

A obtenção de um imóvel com destino a esse tipo de serviços deverá estar regularizada para a instalação.

Muitos imóveis têm que passar por processo de reforma e adaptações necessárias para o desempenho dos serviços.

Ou a construção com destino próprio para o oferecimento de serviços em radiologia, para isso deverá ter um projeto aprovado na prefeitura e nos órgãos competentes com vistorias periódicas.

A apresentação de projeto constando a mudança de janelas, limites e posicionamento das máquinas terão que ser feita com muita responsabilidade por parte do pessoal envolvido no processo de construção e ou reforma para que não tenha nenhum problema e que possa ser liberada para funcionamento adequado.

Com a documentação necessária em ordem inicia-se o processo de montagem da empresa e oferecimento de serviços.

Deverá obter um memorial descritivo com todas as funções a serem oferecidas dentro desse espaço, identificada pelo responsável legal e todos os procedimentos .

É necessário que neste memorial descritivo também tenha as informações sobre os equipamentos como: marca, modelo e para que serve.

Todas essas descrições deverão ser modificadas sempre que equipamentos novos forem adquiridos e enviados aos setores responsáveis pela liberação de licenças para o funcionamento.

A empresa poderá prestar serviços junto a planos de saúde, previdência social e rede particular.

Muitas empresas nesse ramo trabalham com regime de sociedade entre profissionais, para isso todos devem apresentar documentação pessoal e profissional para o desempenho das funções tanto para a legalização da empresa como para o funcionamento.

Ter contrato social e documentos que comprovem as partes destinadas a cada sócio.

Os equipamentos que farão parte do empreendimento deverão fazer parte de uma lista e nela constar a especificação para cada um.

A contratação de profissionais como engenheiros e ou arquitetos para a reforma, construção e ou ambientação é imprescindível.

Somente profissionais de saúde poderão executar os trabalhos nesse tipo de empreendimento, com treinamento específico.

Outro fator muito importante é que uma clínica de radiologia não poderá se instalar em qualquer área, terá que passar pela orientação da Prefeitura e Ministério da Saúde para a possível instalação e terá que possuir blindagens especiais tanto em pisos como em paredes e teto.

Esse trabalho é para evitar que o material radioativo utilizado seja liberado de forma inadequada.

Os consultórios Odontológicos não precisam passar por processo de blindagem.

O empreendimento deverá constar com responsável técnico para o desempenho das funções devidamente habilitado, Supervisor de Proteção Radiológica e Radiodiagnóstico e Responsável legal pelo estabelecimento.

O empreendedor nesse ramo deverá estar ciente quanto ao programa de implantação de proteção radiológica a funcionários que desempenharão tais funções.

O fornecimento de instruções quanto a manuseio, segurança e controle com avisos e sinalizadores.

A equipe envolvida com esse tipo de função deverá passar por treinamento específico e periodicamente monitoramento para segurança dos mesmos.

É um investimento alto, o empreendedor deverá assegurar aos funcionários equipamentos de segurança n trabalho, manutenção dos equipamentos e em casos de acidentes atendimento específico.

Esses equipamentos adquiridos para a instalação de salas de radiologia têm orientações de fabricantes e regulamentos específicos quanto à blindagem.

Deve-se evitar a compra de materiais usados ou semi-novos sem o certificado de garantia.

O empreendedor deverá estar de acordo com a portaria do Ministério da Saúde quanto à instalação, responsabilidade e atribuições nesse tipo de empreendimento.



Exemplo de Clínica Radiológica e Radiologia Odontológica com área de 280 m2.

Unidade de Atendimento com as seguintes seções:

Recepção de pacientes;
Área para registro de pacientes;
Sala de espera;
Sala para Raio X;
Sala para Laudos;
DML;
Escritório;
Vestiário;
Refeitório e
Área de Serviços.

 

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627