Como Montar Escolas Especiais

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  • Planta Baixa Escola Especial com Capacidade para 50 alunos
  • Projeto Escola Infantil com capacidade para 300 alunos por dia.
  • Como Montar Escola Infantil com capacidade para 700 alunos por dia.
  • Equipamentos e Máquinas
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    Como Montar Escolas Especiais

    A montagem de uma Escola Especial deverá ser autorizada pela Secretaria de Educação do Estado.

    Um empreendimento desse porte deverá estar legalmente e possuir pessoal especializado para o desempenho das funções para que atenda realmente aos alunos de forma adequada levando ao crescimento do aluno.

    Os profissionais contratados que farão parte da composição do quadro de funcionários deverão comprovar a habilitação para o cargo através de certificados e possuir cursos de capacitação.

    Muitas dessas escolas acabam atendendo a alunos de diversas idades.

    O trabalho desempenhado pelos professores e pessoal destinado a orientação dos alunos é de extrema importância para o desenvolvimento deles.

    Algumas escolas acabam atendendo desde alunos muito pequenos até jovens com o intuito de programá-lo para uma vida com maior desenvoltura e sociabilidade.

    O intuito de uma Escola de Educação Especial é voltar-se diretamente para o aluno de acordo com as necessidades que ele apresenta.


    Podendo ser desde dificuldades na aprendizagem até integrá-lo na sociedade levando-o a desenvolver um ofício abrindo o caminho para uma vida com maior autonomia.


    O aluno portador de necessidades especiais tem direito a Educação e aprendizagem, cultura e integração à sociedade.

    As escolas Especiais podem se preparar para o atendimento desde o Ensino Fundamental (alfabetização) até o Ensino médio e Técnico buscando atender jovens e adultos.

    Dentro da cultura que vivemos, muitas coisas estão mudando nesse sentido, os alunos portadores de necessidades especiais já foram muito marginalizados anteriormente no passado e hoje com o conhecimento maior nesse sentido as pessoas tem melhorado muito o nível de aceitação deixando de lado o preconceito.

    Para cada tipo de deficiência o aluno e seus familiares sofrem perante atitudes e tentam se restaurar diante disso.

    Tem evoluído muito o ato de valorização do aluno especial no mundo hoje, pois ele tem condições de desenvolver habilidades dentro de suas limitações que podem fazer a diferença dentro do espaço que vive, mudando a face da sociedade para isso, portanto o papel da escola Especial é esse.

    Desenvolver habilidades próprias ou dentro de propostas que atendam esse aluno para que ele possa se integrar e fazer parte de um mundo até então distante perante a sociedade.

    Esse pensamento trabalhado em sociedade poderá compreender as diferenças, desenvolver habilidades dentro de uma proposta de aprendizagem e reconhecer o aluno como indivíduo, levando a integração com outras pessoas.

    Para a abertura de uma Escola Especial o estabelecimento de Ensino deverá estar com a documentação exigida pela Secretaria de Educação.

    Dentre esses documentos estão:

    Documentos do Diretor Escolar (Certificado de Conclusão de Curso, Histórico Escolar e Documentos pessoais);
    Proposta Pedagógica ou Projeto Escolar;
    Contrato do imóvel;
    Contrato de empregados que irão compor o quadro de funcionários;
    Definição do Espaço utilizado para a escola como um todo;
    Projeto do imóvel com todas as instalações (elétricas, hidráulicas e arquitônico);
    Documentos do Imóvel;
    Legalização do Imóvel e liberação assinado por Engenheiro Responsável ou Arquiteto.
    Laudo Técnico de Condições do Imóvel Proposto a acolher a Escola Especial também assinado por Engenheiro.
    Taxas de Recolhimento de ART (anotações de responsabilidade técnica) pagas.
    Toda relação de Móveis que farão parte da composição da Escola, descrição de tudo que compõe a biblioteca e outras dependências;
    Material didático utilizado na escola para todas as atividades propostas;
    Memorial descritivo do imóvel e do empreendimento como um todo.


    A Escola Especial tem que obedecer toda a legislação do município e do Estado para que o funcionamento se estabeleça de forma correta e dentro dos parâmetros exigidos.

    As escolas especiais devem seguir as normas específicas para a construção ou adaptações para que possa atender as necessidades físicas dos alunos especiais.

    Como:

    Rampas de acesso, elevadores (caso for necessário), adaptações de altura de mobiliário, piso antiderrapante, adaptação de banheiros e louça sanitária, bebedouros, refeitórios, entre outras.

    As Instalações também devem ter adaptações de acordo utilizando luz natural e luz fria nos ambientes que necessitarem como salas de aula.

    O fator segurança também deverá ser observado com bastante cuidado como instalações de extintores de incêndio e vistorias periódicas do corpo de bombeiros.

    Rampas de acesso, colocação de corrimão, portões e alarmes também fazem parte da segurança do local.

    Geralmente em parcerias com Escolas de atendimento diferenciado ou Especiais como são chamadas integra o quadro de funcionários terapeutas ocupacionais, psicólogos, psiquiatras, médicos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e especialistas em educação.

    Isso traz uma tranqüilidade aos pais que procuram para os filhos o atendimento individualizado e humanizado.

    Exemplo de Escola Especial com Capacidade para 50 alunos

    Recepção;
    Salas;
    Farmácia;
    Secretaria;
    Assistência Social;
    Refeitório;
    Almoxarifado;
    Cozinha;
    Dispensa;
    Sanitários Femininos e
    Sanitários Masculinos.

     

Projeto de Escolas Especiais


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