Como Montar Fábrica de Colchões
PROJETOS PARA FáBRICA DE COLCHõES
PLANTA BAIXA | ESTUDOS DE VIABILIDADE
ENTRE EM CONTATO
ENTRE EM CONTATO
- Planta Baixa Fábrica de Colchões de Espuma com capacidade para 50 colchões por dia.
- Projeto Fábrica de Colchas, Almofadas e Mantas a partir de retalhos com capacidade para 200 peças/dia.
- Como Montar Confecção de Capas de Colchões com Capacidade de Produção de 200 unidades por dia
- Equipamentos e Máquinas
- Estudo de Viabilidade
- Plano de Negócios
- Metaverso
- Tour Virtual
- Fotos 360 graus
- Como Abrir
- CLIQUE AQUI para saber mais sobre este Projeto e Planta Baixa de Como Montar Fábrica de Colchões
Como Montar Fábrica de Colchões
A invenção do colchão é muito antiga, há artigos que trazem informações que desde muito tempo atrás as pessoas tentavam se acomodar para dormir arrumando montes de folhas, capim, palhas, penas, pelos e lã extraída de animais, formando assim um colchão que fizesse o papel de acomodar o corpo para o descanso e trazendo o conforto na medida do possível.
Com o passar do tempo, foram surgindo outras idéias e com isso o surgimento de colchões que eram sacos de tecido com enchimento de vários materiais como palhas por exemplo.
Os tecidos podiam ter variações como sedas e veludos.
Hoje temos colchões de espuma em várias densidades, molas, látex, molas revestidas em sacos, colchão inflável, colchão de água, colchões térmicos, colchões hospitalares, colchões ventilados entre outros.
Com o tempo as pessoas também tomaram a consciência da troca e ou substituição do colchão por outro, pois eles podem acumular ácaros que são extremamente prejudiciais à saúde e também a forma do colchão poderá ser alterada devido ao tempo de uso, causando assim danos e dores no corpo.
Portanto as fábricas estendem o tempo de garantia dos colchões e eles devem ser substituídos assim que forem necessários.
A montagem de uma empresa de fabricação de colchões no caso se for espuma, deve-se tomar o máximo de cuidado na escolha do local, pois o produto é altamente inflamável.
Deve ter um bom planejamento e estudo prévio do local, das instalações e para isso deverá observar com as exigências feitas pelo corpo de bombeiros e obter a licença de funcionamento e se adequar para que possa exercer as atividades de fabricação do produto.
A área escolhida deverá ter um bom espaço pois o produto deverá possuir estoque de material pronto e isso geralmente ocupa um bom espaço.
O número de funcionários deverá ser de acordo com a produção.
Deverá possuir 1 ou 2 funcionários para o setor administrativo, 1 ou mais para transporte e entrega do produto, mais ou menos de 6 a 8 funcionários para produção, conferência e outras funções que forem necessárias.
A produção de colchões de espuma por exemplo é feita com blocos de espuma, que são cortados na fábrica, muitas fazem uma mistura de matéria prima que são pedaços de espuma cortados, diluídos e transformados em blocos firmes através de processo de aquecimento e despejados em formas.
Isso faz com que o bloco tome maior consistência e torne a densidade mais firme.
Esses blocos são revestidos após esse processo com tecido próprio, podendo ser matelassado ou tecido liso e assim a peça estará pronta para a venda.
O conceito na fabricação de colchões tem mudado, porque as pessoas procuram colchões por bons preços, mais é visivelmente que a principal preocupação é a qualidade e o conforto que o produto oferece.
Além de tudo isso a tecnologia de fabricação do colchão tem melhorado a cada década, pois os colchões têm passado por processos que antigamente não eram nem conhecidos como:
Aplicação de antimofo;
Tratamentos contra fungos e
Antimanchas.
Esses processos trazem ao produto maior confiabilidade e podem fazer a diferença na hora da venda do produto, levando o consumidor a preferir um colchão que tenha passado por tais processos do que os que não passaram.
Esses processos devem passar pelo controle de qualidade que a empresa deverá ter implantado inicialmente.
Após esse processo o colchão pronto passará pelo setor de embalagem e ensacamento em sacos plásticos e levados ao depósito onde permanecerá até a expedição para venda e entrega do produto para as lojas e consumidor final.
As fábricas de colchões desenvolvem técnicas para os procedimentos e padrão de qualidade que façam com que o produto ao chegar ao consumidor final possa atender as necessidades esperadas.
Geralmente esses produtos possuem garantias que cobrem qualquer estrago e insatisfação do consumidor.
Existem modelos, marcas e tipos de densidade diversos.
A montagem de uma fábrica de colchões exige certo capital e investimento meio alto inicialmente.
Os equipamentos para a fabricação, o fluxo intenso de fabricação do produto, faz com que a fábrica tenha necessidade de colocação do produto no mercado imediata, não podendo somente fabricar e sim vender o produto para que o estoque não se torne um fardo para o fabricante.
As instalações devem ser amplas e o local deverá possui área para estacionamento, transporte de mercadorias, descarregamento de matéria prima, carregamento de produtos prontos para entrega e distribuição no comércio.
Outro item importante é quando o empreendedor está escolhendo o terreno para montar a fábrica, deve observar se o local não é próximo a rios ou regiões que sofrem com alagamentos, pois isso poderá prejudicar a produção e estoque do produto.
É importante que o empreendedor nesse ramo de negócios possua todas as licenças para funcionamento da fábrica e esteja com a documentação em dia, registros e toda a parte legal da empresa.
Isso evitará muitos aborrecimentos e deve ser levado em consideração que mesmo antes de iniciar a produção tenha tudo referente a isso em mãos.
A parte tributária, registro de funcionários e outros procedimentos de controle da empresa deverão contar com a ajuda de um contador que especificará quais os tributos pertinentes deverão fazer parte do empreendimento.
Os equipamentos que o empreendedor deverá adquirir deverão fazer parte de uma lista minuciosa como por exemplo:
Cortadores de espuma;
Máquinas de costura industriais;
Compressores de ar;
Formas para fabricação de colchões entre outros.
Exemplo de Fábrica de Colchões com capacidade para 50 colchões por dia.
Recepção de Matéria Prima;
Depósito de Matéria Prima;
Fabricação;
Embalagem;
Depósito de Produtos Acabados;
Expedição;
Escritório;
Vestiários e
Refeitório.
Como Montar Fábrica de Colchões
CLIQUE AQUI para saber mais sobre este Projeto e Planta Baixa
ENTRE EM CONTATO