Como Montar Fábrica de Isopor

PROJETOS PARA FáBRICA DE ISOPOR
PLANTA BAIXA | ESTUDOS DE VIABILIDADE

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627


 

Como Montar Fábrica de Isopor

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627

Projeto de Fábrica de Isopor


Como Montar Fábrica de Isopor

CLIQUE AQUI para saber mais sobre este Projeto e Planta Baixa

 

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627

 

O isopor é um material muito usado em diversas formas.

Podendo ser para proteção em embalagens, isolamento térmico, caixas térmicas para bebidas e alimentos, pranchas esportivas, blocos destinados a construção civil, embalagem de alimentos, construção de cenários para teatros, novelas e toda produção cênica, proteção em automóveis novos, brinquedos e produtos delicados, produção de decoração de festas e eventos, decoração de carros alegóricos para desfiles, embalagens de louças, cristais e materiais frágeis, usados em trabalhos escolares e entre muitas outras atividades.

Na construção civil é usado devido a sua leveza, isolante térmico, acústico, para controlar a umidade devido a sua baixa absorção de água e tem uma boa resistência química podendo ser utilizado juntamente com outros materiais como cimento, tintas e massas para pintura.

Portanto devido a sua versatilidade, o isopor tem inúmeras utilidades para a construção civil e baixo custo também.

É um produto derivado do Petróleo que passa por um processo que é a adição de gás pentano que age como expansor.

O nome do material é poliestireno expandível que é o isopor.

O isopor é um importante isolante térmico e é usado sob diversas formas, também é um material bem leve.

É um produto reciclável e poderá sofrer outras moldagens.

O funcionamento da fabricação do isopor funciona da seguinte forma:

A matéria prima que são micro bolinhas passa pelo processo de expansão aumentando de tamanho significativamente em 50% o tamanho, quando está expandida vai para um silo que é um local destinado para o tempo correto de descanso para que entre em contato com um molde de acordo com a fabricação das peças, com a injeção de ar comprimido, gerando a peça passada pelo vapor d’água dando a fundição completa das micro bolinhas, finalizando assim o processo de fabricação.

É importante que o fabricante saiba o processo de reciclagem de um produto para que ele possa se tornar outro e assim por diante.

As grandes empresas geradoras da fabricação do isopor hoje mais conscientes juntamente com as maiores consumidoras dos produtos que são lojas e fábricas de utensílios domésticos, móveis e eletro – eletrônicos já destinam parte do produto a reciclagem que são objetos da construção civil e outros.

Tornando assim o produto transformado e aproveitado em uma cadeia produtiva.
Antigamente o isopor era feito com a adição do gás CFC, hoje nocivo por entrar em contato com a camada de ozônio. Não se usa mais esse processo na sua fabricação.

Uma característica curiosa desse material é que ele pode entrar em contato com produtos alimentícios que não libera nenhuma substância que possa alterar sabor, cor ou umidade do alimento.

É inodoro tem boa durabilidade e não cria bolor.

É totalmente higiênico.

Pois podemos observar nas prateleiras dos supermercados as carnes, aves e outros alimentos que estão em contato com o isopor, que não muda em nada em nenhum aspecto.

Um aspecto importante é que o isopor não suporta altas temperaturas e nem produtos químicos corrosivos, nesse caso ele sofre a ação e se desmancha.

O isopor é um produto que leva muitos anos para se degradar na natureza, daí a conscientização dos fabricantes da importância da reciclagem e da transformação dele em novos produtos, pois ele é 100% reaproveitável.

Para a montagem de uma fábrica de isopor será interessante que o empreendedor invista em uma área e ou galpão com mais de 100m2 .

Os equipamentos utilizados na fabricação devem fazer parte de uma lista e entre eles devem constar desde as máquinas pré-expansoras, máquinas de corte, até as formas utilizadas como moldes para a fabricação das peças.

O número de funcionários irá depender do tamanho do empreendimento e da produção pretendida.

Exemplo de Fábrica para Produção de Embalagens de Isopor com Capacidade de Produção de 1000 unidades por dia .

Recepção de matéria-prima;
Estocagem de matéria-prima;
Fabricação;
Estocagem de produtos acabados;
Escritórios;
Refeitórios e
Vestiários.

 

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627