Como Montar Fábrica de Queijo

PROJETOS PARA FáBRICA DE QUEIJO
PLANTA BAIXA | ESTUDOS DE VIABILIDADE

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627


 

Como Montar Fábrica de Queijo

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627

Projeto de Fábrica de Queijo


Como Montar Fábrica de Queijo

CLIQUE AQUI para saber mais sobre este Projeto e Planta Baixa

 

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627

 

Para montar uma Indústria e ou Fábrica de Queijos é necessário obter em primeiro lugar um local onde possa adequar toda a estrutura que esse empreendimento necessita.

Poderá ser um galpão com as adaptações e adequações necessárias ou a construção dele de acordo com o projeto ideal para que a indústria funcione corretamente.

O queijo é um alimento muito apreciado e a sua fabricação é constante desde tempos da antiguidade.

Para a produção de queijo o ideal é que o empreendedor entenda um pouco sobre o assunto, pois quando se pensa em fabricar queijos, começa-se comprar a matéria prima e ela é constante (todos os dias), daí a produção não para, deve-se entender esse ciclo da fabricação e colocação no mercado porque dependendo do tipo de queijo produzido ele não poderá ser estocado.

Que é o caso dos queijos frescais por exemplo.

Definido o tipo de queijo que irá fabricar e a possível colocação do produto no mercado outros itens também vão fazer diferença.

O consumidor quer adquirir produtos de qualidade e com total segurança quanto à higiene e procedência.

Para isso o fabricante deve estar atento as normas que regulamentam a fabricação do produto, obter os registros necessários e fabricar somente após ter isso regulamentado.

Isso evitará aborrecimentos quanto à geração de multas, apreensões , e até o possível fechamento da fábrica.

O local escolhido deve ter a facilidade de obtenção de água potável, energia Elétrica, ventilação e espaço adequado para o desempenho das funções.

É obrigatório que o local seja azulejado ou com paredes laváveis para a desinfecção e limpeza todos os dias após a fabricação do produto.

Esse tipo de empreendimento gera algum desconforto em relação ao mau cheiro, pois o leite é um produto que fermenta fácil e também tem o resíduo chamado soro que deve ter um destino próprio na fabricação de outro subproduto podendo ser Ricota ou Bebida Láctea.

O fabricante que não fabricar os subprodutos poderá alimentar o gado se assim quiser usando o soro como alimento.

Outro fator importante é que toda Indústria e ou Fábrica de queijo gera resíduos sejam eles na fabricação do produto ou na higienização da fábrica.

Esse resíduo deve ser tratado de forma adequada e a fábrica deverá possuir um local para o tratamento dele.

Outro fator de extrema importância é a proteção dos alimentos fabricados de moscas, mosquitos, insetos em geral e roedores.

Deve-se passar por dedetização e manter o setor bem limpo livre dessas pragas, pois elas contaminam o produto prejudicando a fabricação e a higiene.

Os equipamentos que farão parte da fabricação devem fazer parte de uma lista minuciosa e de acordo com o tipo de produto fabricado.

Nessa lista devem conter todos os utensílios e maquinários na fabricação.

O tamanho da produção pretendida é que irá determinar a quantidade de máquinas e equipamentos que se deve adquirir.

Toda Fábrica de queijos deverá ter uma câmara fria para que o produto fabricado fique estocado ali depois de pronto.

Também se deve obter um caminhão ou veículo próprio dotado de câmara para o transporte até o destino final.

O quadro de funcionários também irá depender do tamanho do empreendimento e da produção, portanto isso deverá fazer parte de um plano de estudo prévio.

É importante lembrar que todo funcionários que estiver na fábrica deverá usar uniforme, toucas, máscaras, luvas e manter boa higiene pessoal.

O funcionário que apresentar problemas de saúde, viroses e outras doenças que poderão contaminar o produto que será consumidor por outras pessoas deverá se afastar até melhorar.

É expressamente proibido que um funcionário fume na fabrica de produtos alimentícios.

Portanto o treinamento de funcionários é de extrema importância para que crie a conscientização de que o produto fabricado terá destino a outras tantas pessoas que consumirão e não podem de maneira alguma sofrer intercorrências de nenhum tipo.

A fábrica deverá dispor de um plano controle dos produtos fabricados.

Uma empresa que predispõe desses itens com certeza terá chance de crescimento e aumento nas vendas, pois seu produto terá apreciação do público e a colocação no mercado é certa.

O órgão que fiscaliza produtos animais poderá ser Estadual ou federal.

Sendo assim o empreendedor deverá estar a par disso antes de abrir sua empresa, consciente das normas que regulamentam o produto e fabricar dentro disso, pois a fiscalização é necessária para que o produto saia da fábrica dentro dos padrões e entre na casa e na mesa do consumidor com qualidade.

Exemplo de Fábrica de Laticínios para Queijos Frescais (Minas Frescal, Ricota, Bebida Láctea com área de 580 m2 e capacidade para produção de 30.000 litros/dia

Tipo de Inspeção - Federal (SIF)

Plataforma de Recepção;

Área para estocagem do Leite à Granel;

Laboratório Físico- Químico;

Laboratório Microbiológico;

Fermenteira;

Câmara de Salga;

Câmara Fria para maturação dos queijos;

Câmara Fria para produtos Embalados;

Sala de Fabricação de Queijos;

Salas de fabricação da Bebida Láctea se for o caso e/ ou outros produtos;

Embalagem;

Expedição;

Caldeira;

Área para produção;

Escritório;

Sala de Inspeção Federal;

Banheiros;

Vestiários e

Refeitório.

Delícias como queijos devem ser estudados pelo fabricante e analisar qual o tipo que irá produzir que se adéqüe melhor a cada um.

O sucesso está na fabricação, na qualidade do produto e na fábrica como um todo, gerando satisfação para quem produz como para quem compra e para o consumidor final.


 

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627