Como Montar Fábrica de Salame
PROJETOS PARA FáBRICA DE SALAME
PLANTA BAIXA | ESTUDOS DE VIABILIDADE
ENTRE EM CONTATO
ENTRE EM CONTATO
- Planta Baixa Fábrica de Salame com capacidade para 100 kg/dia.
- Projeto Fábrica de Salame Italiano com Capacidade de Produção de 1.000 kg por dia
- Como Montar Fábrica de Mortadela de Frango Light com Capacidade de Produção de 200 kg por dia
- Equipamentos e Máquinas
- Estudo de Viabilidade
- Plano de Negócios
- Metaverso
- Tour Virtual
- Fotos 360 graus
- Como Abrir
- CLIQUE AQUI para saber mais sobre este Projeto e Planta Baixa de Como Montar Fábrica de Salame
Como Montar Fábrica de Salame
Para a montagem de uma fábrica como essa deverá se informar quanto ao possível cliente, à concorrência, pontos de vendas do produto, colocação do produto no mercado, qualidade do produto, números de funcionários, enfim: deverá obter um plano de negócios e seguir apartir disso.
Após esse levantamento de dados que serão de extrema importância para o empreendedor nesse ramo, deverá conhecer fornecedores de matéria prima, embalagens e outros produtos que farão parte da fábrica.
Este empreendimento depende de licença para funcionamento, a fiscalização é rígida e é de interesse do fabricante que esteja em ordem para que não sofra nenhuma punição com isso e seu produto fique prejudicado.
O produto deverá ser registrado no Ministério da Agricultura (Inspeção Federal) ou IMO (Inspeção Estadual).
O registro é fundamental para a venda legalizada do produto.
Para a regularização de uma fábrica é necessário documentação comprovada e análise do produto para a liberação da licença de venda.
Para isso o empreendedor deverá tomar conhecimento do regulamento técnico, leis e normas específicas.
O objetivo dessas leis regulamentares é a higiene na fabricação do produto e conduta do fabricante para com o alimento que será designado a venda e consumo por muitas outras pessoas.
O alimento deverá passar por teste de qualidade e inspeção final para a liberação ao consumidor.
Todos os ingredientes utilizados na formulação do produto deverão ser encaminhados com nomes e números de registros através de formulários para os órgãos competentes e estarem à disposição da fiscalização durante toda a fabricação em todos os dias.
Para a montagem de uma fábrica de embutidos assim como é chamada a fabrica que produz o salame é necessário que esteja em dia com a parte tributária em que se encaixa e isso um contador deverá informar o empreendedor.
Toda empresa necessita do trabalho de um contador e ele deverá informar ao empreendedor sobre todas as formas de tributos e cobranças que o empreendimento deverá sofrer para que nenhuma surpresa estrangule o empreendimento.
A contratação de funcionários é outro item importante e necessário que obtenham treinamento específico para cada função desempenhada.
O numero de funcionários depende da produção pretendida e do tamanho do empreendimento.
Uma informação importante é quanto ao registro de marcas e patentes, isso deverá ser estudado e o registro obtido o quanto antes, para que o empreendimento não sofra com perdas por uma possível marca registrar o mesmo nome.
A marca do produto é o nome do produto e o conhecimento do consumidor sobre determinado produto.
Por isso é de extrema importância.
Ela é essencial para que o produto fique conhecido e tome uma posição no mercado.
Os equipamentos que compõem uma fábrica de embutidos ou fábrica de salame são vários e devem fazer parte de uma lista minuciosa e detalhada.
Dentre alguns equipamentos podemos citar câmeras frigoríficas, balanças, embutidoras e moedores de carne.
Podem ser utilizadas para embuti mento tripas naturais e ou artificiais.
Tanto uma como a outra deverão passar pelo processo de higienização correto e é fundamental que a higiene do produto seja bem analisada no processo de fabricação.
As tripas artificiais são produzidas através de celulose e outros materiais como colágeno.
Tem boa aceitação e vem para suprir o problema da falta das tripas naturais no mercado.
As tripas naturais geralmente utilizadas de suínos e bovinos passam por processo de higienização correta afim de eliminar microorganismos e germes que podem causar doenças.
Também passam por secagem, cura com sal e reidratação. Tudo isso leva algum tempo, esse processo pode gerar uma vantagem de estocar por um período as tripas a serem utilizadas para o embuti mento do salame.
Lembrando que devem ser estocadas de forma correta e em temperatura adequada.
Todas as etapas para o processamento do salame até o destino final deverá passar por controle rígido dentro da fábrica, qualidade do produto, higienização correta dos materiais utilizados e treinamento de funcionários.
É um investimento um pouco alto, a fábrica deverá se adequar as exigências da s leis, treinar funcionários, estarem em dia com a parte tributária, os equipamentos deve passar por manutenção periódica, aquisição de matéria prima de primeira qualidade e a fabricação deverão ter um destino final.
Este equilíbrio o empreendedor só terá se obter um planejamento, o investimento com todas as despesas finais, aquisição de materiais para fabricação e impostos e obtenção de lucros.
É desejável que esteja bem informado sobre o assunto que pretende abordar e que a atividade profissional tenha suas prioridades.
Exemplo de Fábrica para Produção de Salame com capacidade para 100 kg/dia.
Câmara fria para carne;
Sala de fabricação;
Câmara de massa;
Depósito de condimentos;
Sala de embalagem;
Depósito de embalagens;
Câmara fria para produtos embalados;
Expedição;
Plataforma de expedição;
Sala para ossos;
Escritórios;
Refeitórios e
Sala IF.
Como Montar Fábrica de Salame
CLIQUE AQUI para saber mais sobre este Projeto e Planta Baixa
ENTRE EM CONTATO