Como Montar Granja de Ovos

PROJETOS PARA GRANJA DE OVOS
PLANTA BAIXA | ESTUDOS DE VIABILIDADE

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627


 

Como Montar Granja de Ovos

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627

Projeto de Granja de Ovos


Como Montar Granja de Ovos

CLIQUE AQUI para saber mais sobre este Projeto e Planta Baixa

 

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627

 

Para a montagem de uma granja de ovos é necessário que o empreendedor siga algumas etapas:

Deverá investir na instalação adequada e orientada por profissionais para que obtenha registro para a venda do produto.

O local deverá passar por processo de higienização e a área para os animais que estarão na produção dos ovos deverá ser adequada para o recebimento das aves e dispensa de ovos.

O animal deverá ser alimentado adequadamente através de dieta balanceada para a garantia ideal da produção.

Antigamente as galinhas eram soltas nos quintais e os ovos eram colhidos de qualquer forma sem o devido cuidado.

Isso tudo hoje tem sido visto com muito cuidado, pois o aparecimento de doenças e a evolução no modo de criar os animais adequadamente não permitem que produtos sejam vendidos dessa forma.

A exigência no cumprimento da legislação, o conhecimento do consumidor também levam a cobrança pelo produto de boa qualidade.

O local como dissemos anteriormente deverá ser arejado e com adaptações para os animais onde as galinhas poderão por os ovos e eles serão livres de contaminações.

Tem um numero certo de galinhas por metro quadrado permitido para que elas possam alimentar e circular sem prejudicar o animal.

A granja deverá receber luz solar, ser protegida também do calor e das intempéries como chuva e frio.

Deverá possuir telas de proteção contra insetos e predadores em todo o ambiente.

Para a produção de ovos saudáveis e de qualidade é necessário que o ambiente onde os animais ficarão tenha temperatura adequada, alimentação balanceada com nutrientes e as etapas sejam seguidas de acordo.

Os animais devem passar por verificação de saúde que garantam a qualidade da produção dos ovos, a limpeza e higienização do local é fundamental para não haver mau cheiro e possíveis contaminações com fezes dos animais.

Para isso é necessário que o empreendedor treine os funcionários adequadamente para lidar com esses dejetos .

O esterco poderá ser utilizado como adubo, mais para isso é necessário informações de como proceder com ele.



Todo o processo de produção de ovos deve ser acompanhado por um veterinário onde as galinhas devem receber vitaminas, vacinas e medicação caso necessárias ou afastamento das outras para não contaminar a granja toda com doenças que atingem às vezes a produção inteira se não houver uma intervenção.

Os ovos devem ser retirados após forem postos, para evitar de serem chocados.

Outro cuidado que é necessário nas granjas é a higienização dos pés para quem for entrar no ambiente.

Isso evita muito a contaminação com germes causadores de doenças.

As análises laboratoriais devem ser efetuadas com uma freqüência pré determinada pelo responsável técnico (veterinário), para garantir a qualidade do produto.

O produtor poderá optar pela produção de ovos brancos ou vermelhos desde que se informe primeiro quanto a essa diferença, pois poderá optar por criações de galinhas diferentes como brancas ou de plumagem vermelhas ou amarronzadas, essa diferença na tonalidade da casca dos ovos é genética e tem ligações com células ligadas ao útero das aves.

Não há diferença nutricional entre os ovos e sim na cor somente.

Eles são igualmente ricos em proteínas, vitaminas, inclusive as do complexo B, ferro e zinco.

Os equipamentos deverão fazer parte de uma lista e vão desde as gaiolas, sistemas de comedouro e bebedouro até aos mais modernos como esteiras e coletores de ovos.

O sistema de embalagens do produto também poderá ser caixas de plástico, papelão e isopor.

Toda granja destinada à produção de ovos deverá ter como objetivo conhecimento dentro da área, proteção aos animais, compromisso com a produção destinada à venda ao consumidor e saúde pública.

O alimento produzido passado por várias etapas até a chegada ao consumidor deverá ser fiscalizado e avaliado com freqüência.

Essa segurança é passada ao consumidor através de todo o processo desde a estrutura do empreendimento, aquisição de pintinhos, tratamento destinado as aves desde o inicio e compromisso com todos até o destino final.

O rigor em torno disso tudo é para que o alimento possa ser de qualidade e assim o lucro virá através da venda do produto.

Existem cursos de capacitação onde o empreendedor poderá se informar sobre manejo, doenças e cuidados específicos e assim também treinar funcionários através desses cursos e informativos.

Exemplo de Galpão para Aves com capacidade para 5.000 Galinhas Poedeiras (Para Produção de Ovos Comerciais e Selecionadora de Ovos).
Galpão com as seguintes seções:

Granja para Galinhas Poedeiras;
Depósito;
Selecionadora de Ovos e
Sala da Inspeção Federal.

 

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627