Como Montar Loja de Departamentos

PROJETOS PARA LOJA DE DEPARTAMENTOS
PLANTA BAIXA | ESTUDOS DE VIABILIDADE

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627


 

Como Montar Loja de Departamentos

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627

Projeto de Loja de Departamentos


Como Montar Loja de Departamentos

CLIQUE AQUI para saber mais sobre este Projeto e Planta Baixa

 

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627

 

Para a montagem de uma loja de departamentos o empreendedor deverá possuir experiência nesse ramo de negócios.

Uma loja de departamentos exige muita responsabilidade, boa administração, setores bem orientados e fiscalização rigorosa de todos os itens.

A montagem de uma loja de departamentos poderá ser em Shoppings Center ou nos centros comerciais das cidades, onde a circulação de pessoas se torna constante.

A escolha do local é avaliada através de alguns itens como:

Pesquisas entre consumidores;
Preferência por produtos;
Numero de habitantes;
Fator aquisitivo da população entre outros.


As lojas de departamentos podem vender itens como:

Vestuário feminino, masculino e infantil;
Utensílios domésticos;
Lingerie;
Perfumaria;
Roupas de cama, mesa e banho;
Decoração;
Ferramentas;
Brinquedos;
Calçados;
Acessórios e bijuterias;
Linha Bebê;
Móveis;
Aparelhos eletrônicos;
Eletrodomésticos;
Aviamentos
Produtos para artesanatos entre outros itens.


O público consumidor desse tipo de comércio terá uma infinidade de produtos para atender todos os tipos de necessidade.

Como todo negócio, o investimento necessita de um plano de negócios e uma listagem de todos os equipamentos, materiais, instalações, Capital de giro e tudo o mais que compõe o investimento.

Isso dará uma organização ao empreendimento e estabelecerá como funcionará.

A contratação de funcionários é um item básico, pois uma loja de departamentos deverá ter vários funcionários, um para cada setor, isso gera despesas e será imprescindível que a loja tenha um departamento jurídico.

Os funcionários deverão receber treinamento adequado as funções e passará por avaliações periódicas, isso possibilitará o funcionário de crescimento na empresa.

O local de instalação de uma loja de departamentos deverá ser amplo e passará por avaliações do corpo de bombeiros e todo os tramite legais de documentações, registro, e licenças para liberação do local para funcionamento.

Deverá possuir provadores, vitrines, caixas, araras para visualização de roupas, balcões com vidro para exposição de pequenas peças, prateleiras, gôndolas definidas por setores, portas de vidro para exposição dos produtos a venda e painéis para fixação de produtos.

A montagem de uma loja de departamentos segue sempre a orientação de Engenheiros e Arquitetos quanto à segurança, disposição, ambientação e fachada.

Deverá ser receptiva, possuir sistema de ar condicionado, boa iluminação e outros itens que farão a diferença.

O processo de seleção de funcionários deverá ser por admissão devido à avaliação de experiência, profissionalismo e avaliação curricular.

Todos os setores da loja deverão possuir um supervisor por sessão. Isso evitará o descumprimento de obrigações e serviços por parte de funcionários.

Toda a loja deverá passar por processo de avaliação desde o quesito:

Atendimento;
Disciplina;
Limpeza;
Facilidade de pagamentos;
Atendimento ao consumidor;
Respeito ao código de defesa do consumidor;
Horário de funcionamento;
Respeito as Normas trabalhistas;
Prestação de contas a sindicatos das categorias;


Quase todas as lojas de departamentos dão condições aos funcionários e garantias como:

Planos de saúde;
Vale alimentação;
Vale transporte;
Plano de carreira, jornada de trabalho de acordo com a legislação, pagamento de horas extras, interação e lazer de funcionários e famílias de funcionários,remuneração compatível com desempenho e ajuda de custo para estudos e complementações escolares.
As lojas de departamento geralmente são montadas com sistema de Franquias.

Esse é o sistema mais comum desse tipo de comércio, pois toda a estrutura de montagem da loja já vem preparado dentro de padrões pré estabelecidos aos franqueados.

Mobiliário, estruturas para acomodação de peças a venda, representação de marcas, programas para as empresas envolvendo divulgação e propaganda da loja e todo o acompanhamento para a montagem padronizada.

Trabalhar como franqueado é um sistema que permite ao comércio a chance de estabelecer uma relação melhor do produto e comprador.

Claro que para isso deverá assumir o risco de pagamento de taxas geralmente altas para levar o nome da empresa.

Todo o empreendimento terá que passar por sistema de auditoria, fiscalização, reposição de estoque, contratação de funcionários entre outros itens.

Embora seja um investimento alto, o retorno é favorável, pois as vendas são satisfatórias.

Lembrando que todo sistema de franquia dá suporte ao empreendedor levando – o a buscar responsabilidades, satisfação, eficiência no atendimento e retorno financeiro.

Exemplo de Loja de Departamentos com capacidade para venda de 100 peças/dia.

Atendimento;
Administração;
Almoxarifado;
Vestiário;
Copa e
Banheiro.

 

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627