Como Montar Loja de Frios

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A grande maioria do mercado consumidor de lojas de frios é:

• Restaurantes;
• Bares;
• Hotéis;
• Pousadas;
• Lanchonetes e
• Padarias.

A loja poderá optar por vender frios como:

• Laticínios;
• Embutidos;
• Artigos para feijoada;
• Lingüiças e queijos frescos;
• Massas;
• Pastas e molhos;
• Conservas;
• Alimentos semi prontos;
• Sorvetes;
• Queijos e
• Doces.

Também investem em vendas de:

• Pimentas;
• Castanhas e
• Outros tira gostos.

É recomendável que a loja se instale em locais apropriados com boas instalações elétricas e hidráulicas.

Boa Estrutura física para acomodar atendimento e outras dependências e localização.

Uma loja de Frios necessita de equipamentos refrigerados bons e com manutenção periódica.

Como esses alimentos são perecíveis e a data de validade não é muito longa o estoque pode se comprometer se os equipamentos não estiverem em temperaturas adequadas.

Deve analisar o ponto comercial que pretenderá se instalar e observar como são a luminosidade, raios solares e descartar ambientes onde possa passar muito calor e raios solares diretos.

O ambiente deve ser atrativo ao cliente, limpo e higienizado periodicamente mantendo assim um bom relacionamento entre clientes e empreendedor.

Deve possuir balcão com vitrine para exposição dos produtos facilitando assim a vista diretamente aos consumidores.

Entre os equipamentos necessários estão:

• Balcões de atendimento refrigerados;
• Frezers;
• Cortadores;
• Balanças;
• Geladeiras;
• Utensílios e outros tantos materiais.

A loja também deve dispor de computadores, caixa separadamente do atendimento, telefones e outros equipamentos que se fizerem necessários.

O local deverá estar de acordo com as normas e exigências da Vigilância Sanitária garantindo assim a tranqüilidade dos clientes e consumidores.

Os funcionários deverão ser treinados de como atender, manipular alimentos e público em geral.

Essa conscientização mudará por completo o tipo de atendimento, atenção especial a cada tipo de comercialização de produtos e outros.

Para que uma loja de frios possa garantir lucros à administração tem que ser perfeita, os alimentos devem ser inspecionados e a manipulação de acordo com as normas sanitárias.

Alguns estabelecimentos também investem na venda de bebidas, vinhos, torradas, acompanhamentos, bacalhau, azeites e cervejas nacionais e importadas.

Isso dependerá do tipo de comércio, estudo prévio e análise de mercado que o empreendedor deverá fazer antecipadamente.

Exemplo Loja de Frios e Laticínios com capacidade para venda de 100 kg/dia.

1. Recepção de Frios e Laticínios;
2. Câmara fria (1 unidade);
3. Sala de embalagem;
4. Depósito de embalagens;
5. Câmara fria para produtos embalados (1 unidade);
6. Atendimento;
7. Sala para café e
8. Vestiário.

 

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