Como Montar Loja de Livros Usados

PROJETOS PARA LOJA DE LIVROS USADOS
PLANTA BAIXA | ESTUDOS DE VIABILIDADE

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627


 

Como Montar Loja de Livros Usados

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627

  • Planta Baixa Loja de Livros Usados com 100 m2
  • Projeto Livraria com capacidade para exposição de 2.000 livros.
  • Como Montar Loja para Aluguel de Livros com capacidade para alugar 500 livros/dia
  • Equipamentos e Máquinas Loja de Livros Usados com 50 m2
  • Estudo de Viabilidade Papelaria e Livraria com 300 m2
  • Plano de Negócios
  • Metaverso
  • Tour Virtual
  • Fotos 360 graus
  • Como Abrir
  • CLIQUE AQUI para saber mais sobre este Projeto e Planta Baixa de Como Montar Loja de Livros Usados


    Como Montar Loja de Livros Usados

    Loja de comércio de Livros usados também é conhecida popularmente como Sebo.

    Como livros são algo que tem um preço elevado e não é acessível a toda população, surgiu esse comércio paralelo.

    Muito usado para comercializar livros de qualidade a preços bem baixos dando a oportunidade a muitos estudantes e apreciadores da leitura realizar o desejo da compra.

    Algumas lojas também incluem CD’S, DVDs, Revistas e outros objetos de valor cultural.

    Na história podemos citar a Europa como a precursora desse comércio, hoje difundido em muitos países e com alta procura por produtos.

    Em cidades que possuem universidades é muito comum os Sebos estarem cheios de pessoas procurando por exemplares com Conteúdo Teórico que muitas vezes os estudantes compram e acaba descartando após os estudos, daí a procura por preços bem inferiores, mais praticamente os livros são novos.

    Pode-se trabalhar também com o sistema de troca de materiais, como trocar livros por DVDS e assim por diante.

    Para a montagem de uma loja de livros usados (SEBO) é basicamente como montar uma livraria comum.

    A escolha do local vai influenciar na procura pelos materiais com certeza, portanto deve ser vista com cautela.

    Poderá ser próxima a Universidades, Faculdades, Escolas, Próximos a Museus ou nos centros Comerciais onde o fluxo de pessoas é grande.

    Deverá adquirir vários livros e outros materiais de diversos temas, literatura diversa e conteúdo profissional em várias áreas.

    São muito comuns os Sebos também trabalharem com a venda de produtos antigos como disco em Vinil que é muito procurado por colecionadores e devem estar em boas condições e também Fitas de VHS e Fitas Cassete.

    Organização e higiene é uma coisa em que se deve pensar antes mesmo de adquirir o material.

    Não se deve comprar Livros que estão comprometidos com mofo, umidade, má conservação e sujeira.

    Outra preocupação é quando os livros vêm contaminados por insetos como cupins e traças que são os principais insetos que atacam o papel.

    Esses livros dependendo do estado de conservação não poderão fazer parte do acervo, pois poderão comprometer todo o restante.

    Devem ser separados e catalogados por títulos e tipos de literatura para que fique em exposição com facilidade de apreciação pelo público.

    Os livros devem ficar expostos em estantes ou prateleiras, o ambiente deverá ser arejado e se possível climatizado para a total conservação do produto comercializado.

    Muitos livros acabam sendo oferecidos de graça por pessoas que não sabem o que fazer com eles quando não utilizam mais.

    Esses devem passar por análise prévia e acondicionados de acordo com o tema que abrange.

    Muitas lojas disponibilizam poltronas, puffs ou cadeiras para que o possível comprador fique a vontade até a escolha do título que mais lhe agrada.

    Hoje com a facilidade das pessoas em usar o cartão como forma de pagamento o empreendedor deverá disponibilizar uma máquina de cartão para pagamentos.

    O empreendedor deverá se encaixar com esse tipo de comércio, pois muitas vezes quem monta esse negócio de comercialização de livros usados são professores aposentados, bibliotecários ou pessoas que se identificam com o trabalho com livros e materiais de nível cultural.

    Seria razoável que uma loja de livros usados dependendo do porte que for tenha funcionários de apoio para atendimento e orientação quanto a títulos oferecidos.

    Dedicação, paciência, e gosto por leitura são um dos itens que o empreendedor nesse ramo tem que ter.

    Muitas pessoas que procuram para compra livros em sebo acabam achando que eles têm que ser muito baratos, isso é uma informação errada.

    Os livros têm certo valor, é claro que perdem se passam a ser de segunda mão, mais não acaba saindo de graça, senão não teria sentido comercializar esse tipo de produto.

    Essa idéia deve ser passada ao cliente e por isso deve ter funcionários treinados para que as informações sejam oferecidas de acordo com o material que desejam comprar.

    A contratação de funcionários vai depender do tamanho do empreendimento.

    Ex: poderá ter atendentes, caixa, pessoal responsável pela limpeza e organização.

    O tamanho do empreendimento é que determinará também os equipamentos utilizados que poderão ser desde computadores para registro do material que entra e sai da loja até aparelhos em bom estado de conservação para exibir DVS, CDs, Vinil e outros.

    Para o funcionamento desse tipo de comércio deverá seguir as orientações de um contador quanto à documentação exigida.


    É interessante que o empreendedor faça seguro quanto ao acervo para que fique garantido quanto às perdas em caso de incêndio, roubo e outros aborrecimentos que possa passar.

    Na hora de adquirir o material é necessário um critério e conhecimento para que não faça mau negócio.

    Saber comprar envolve mais do que isso, envolve conhecer o ramo do negócio, estar por dentro de pesquisas de mercado quanto ao material, observação do concorrente, fazer promoções, valorizar os descontos á vista, obter conhecimentos em técnicas de compra e venda, ter planejamento, calcular valores de compra, venda e lucros obtidos.

    Participar de feiras culturais também é um modo de conhecer o público e se apresentar a ele exibindo parte do material que terá disponível a venda.

    Exemplo de Loja de Livros Usados com 200 m2

    Atendimento;
    Administração;
    Almoxarifado;
    Vestiário;
    Copa e
    Banheiros.

     

Projeto de Loja de Livros Usados


Como Montar Loja de Livros Usados

CLIQUE AQUI para saber mais sobre este Projeto e Planta Baixa

 

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627