Como Montar Loja de Produtos para Artesanato
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Como Montar Loja de Produtos para Artesanato
As técnicas de artesanato a cada dia têm crescido mais e mais, isso tem ampliado um novo comércio que diversifica materiais e leva ao consumidor muitas opções de compra.
São tintas, tecidos, madeiras, caixas, isopor, fitas, enfim tudo o que o artesão necessita para a elaboração dos seus trabalhos.
O espaço destinado a esse tipo de comércio deverá ser amplo, arejado e com prateleiras para a disposição dos produtos, podendo ser também organizado por gôndolas e por produtos diversos dedicados a trabalhos por áreas.
Hoje em dia temos muitos materiais ligados à arte e podemos utilizar de diversas maneiras.
Algumas lojas de vendas de produtos também diversificam o comércio dando oportunidade para quem não conhece os produtos utilizando de algumas ferramentas que podem auxiliar como a administração de cursos de pintura, composição, técnicas e outros módulos que poderão incrementar o comércio e venda de materiais.
O ideal é que a loja seja em pontos estratégicos de passagem de pedestres, isso facilita muito a visualização dos produtos e acabam atraindo o público interessado.
Para a aquisição das mercadorias a venda na loja o empreendedor deverá manter contato com fornecedores de marcas reconhecidas no mercado e adquirir somente produtos de boa qualidade e efeito esperado.
Uma loja de produtos artesanais deverá ter vitrine de exposição e técnicas para que o possível comprador dos produtos verifique o trabalho após a utilização do material.
A confecção de peças com os materiais utilizados darão maior credibilidade ao produto vendido.
Deverão dispor de funcionários tantos quanto forem necessários e de acordo com o tamanho do empreendimento para o atendimento e explicações sobre os produtos e forma de utilização.
Para isso eles deverão ser instruídos e orientados de como o material é realmente utilizado.
Um empreendimento como esse deverá ser organizado.
Como estará vendendo peças miúdas e muitas podem se confundir, deverá ter tudo organizadamente em seus devidos lugares, catalogadas e numeradas para que não ocorram erros na hora da venda e colocação de lugares expositores.
O setor administrativo da loja deverá ser bem atento a reposição de estoque, compra de materiais e venda de produtos.
Tudo isso será o diferencial que a loja oferecerá aos clientes, que priorizará em oferecer materiais que atendam a expectativa, qualidade, bons preços, reposição de estoque permanente e treinamento de funcionários para o bom atendimento.
Equipamentos, materiais e utensílios que farão parte do empreendimento deverão estar dispostos em uma lista onde especificará tudo o que compõe a loja.
A contratação de um profissional (arquiteto) poderá fazer a diferença quanto à montagem, disposição de prateleiras, design e fachada da loja.
Algumas lojas se especializam em vender determinados tipos de materiais e com isso fazem o trabalho direcionado a aquela arte.
Outras preferem vender um pouco de tudo, dando a possibilidade do publico escolher entre diversos materiais aquilo que mais lhe agrada em determinado tempo.
Dependendo do que o empreendedor quiser investir, poderá utilizar de uma das 2 alternativas.
Poderá utilizar de propaganda como divulgação da loja:
Sites, panfletos, cursos para artesãos, propaganda volante entre tantas outras.
Outra estratégia muito utilizada pelas lojas de produtos para artesanato é expor trabalhos de artesãos locais, dando a eles a oportunidade de expor seus trabalhos e vender, também levando a divulgação de materiais da loja.
Como todo empreendimento, deverá estar de acordo com a documentação exigida para a licença de funcionamento do local.
Documentação tributária e utilização de serviços de um contador também são imprescindíveis para que o estabelecimento funcione em total organização.
Exemplo de Loja Artesanato com 300 m2
Atendimento;
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Vestiário;
Copa e
Banheiros.
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