Como Montar Fábrica de Macarrão

PROJETOS PARA FáBRICA DE MACARRãO
PLANTA BAIXA | ESTUDOS DE VIABILIDADE

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627


 

Como Montar Fábrica de Macarrão

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627

Projeto de Fábrica de Macarrão


Como Montar Fábrica de Macarrão

CLIQUE AQUI para saber mais sobre este Projeto e Planta Baixa

 

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627

 

O explorador italiano Marco Polo tem sido apontado como aquele que levou o macarrão para a Itália a partir de suas viagens ao Oriente durante os anos de 1300, no entanto, por meio de análises criteriosas nos documentos de Polo revela-se que ele relatou ter desfrutar de certo tipo de macarrão na China, comparando favoravelmente com a massa que estava acostumado a comer em Itália.

O macarrão é um alimento universalmente apreciado e quase todos os países têm um tipo próprio de macarrão.
A popularidade das massas pode ser atribuída a vários fatores: são facilmente fabricadas, requerem pouco espaço de armazenamento, são fáceis de preparar e são ricas em carboidratos complexos.

Fatores como preços baixos e facilidade de cozimento contribuem para a crescente popularidade deste alimento.
As tendências de vendas de massas no varejo testemunham um crescimento tanto em termos de valor quanto de volume.

O posicionamento do macarrão como uma refeição rápida e de baixo custo, ajuda a categoria a manter as vendas mesmo durante períodos de crise econômica.

As fábricas para produção de massa, contam com máquinas tais como, misturadores, laminadores, pasteurizadores , formadoras, extrusoras, etc.

A massa é feita a partir de uma mistura de farinha e água.
A farinha pode ser de sêmola que é a farinha obtida do endosperma do trigo, rica em proteínas e que é facilmente digerida, fornecendo um produto final maior qualidade.
As farinhas devem ser enriquecidas com vitaminas e ferro antes de serem utilizadas como matéria prima nas fábricas de macarrão.

Uma vez recebida na fábrica, a farinha é enviada por tubulação até o misturador e acrescida de água quente, formando uma massa. A essa massa são adicionados ingredientes tais como aromatizantes, corantes, sucos vegetais, ovos, dependendo do tipo de macarrão.

Uma mistura de tomate ou beterraba é adicionada para a massa vermelha, espinafre para a massa verde, cenouras para a massa laranja.

A mistura segue para um laminador onde é prensada por grandes cilindros, onde é achata para eliminar as bolhas de ar e de água em excesso até atingir o teor de água de 12%.

Em seguida vem a pasteurização. Aqui, a massa sofre um tratamento térmico por meio de vapor aquecido (cerca de 100 °C), a fim de eliminar todas as bactérias existentes.

A próxima etapa é o corte que depende do tipo de macarrão a ser produzido. A massa é cortada por lâminas rotativas ou extrusada.

O último passo é a embalagem, seguida da rotulagem que deve conter a informação nutricional do produto, instrução de preparo data de validade, dentre outros.

Exemplo de Fábrica de Macarrão para Massas Secas com capacidade para produção de 3.000 quilos por dia.

1. Recepção de matéria-prima;
2. Estocagem de matéria-prima;
3. Estocagem de aditivos e ingredientes;
4. Estocagem de embalagens;
5. Fabricação - fase 1 (mistura, cilindragem, modelagem);
6. Fabricação - fase 2 (secagem, embalagem);
7. Estocagem de produtos acabados;
8. Escritórios;
9. Refeitórios e
10. Vestiários.

 

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627