Como Montar Fábrica de Massas

PROJETOS PARA FáBRICA DE MASSAS
PLANTA BAIXA | ESTUDOS DE VIABILIDADE

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627


 

Como Montar Fábrica de Massas

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627

Projeto de Fábrica de Massas


Como Montar Fábrica de Massas

CLIQUE AQUI para saber mais sobre este Projeto e Planta Baixa

 

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627

 

No Brasil, o órgão que regulamenta a produção de massas é a ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, para tanto, algumas normas e regulamentos devem ser seguidos a fim de fabricar e vender massas comercialmente.

Dentre essas normas, temos a Resolução RDC nº 93, de 31 de outubro de 2000 que dispõe sobre o Regulamento Técnico para Fixação de Identidade e Qualidade de Massa Alimentícia.

Inicialmente algumas definições devem ser observadas, dentre elas, destacamos:

Massa Alimentícia: é o produto não fermentado, apresentado sob várias formas, recheado ou não, obtido pelo empasto, amassamento mecânico de farinha de trigo comum e ou sêmola/semolina de trigo e ou farinha de trigo integral e ou farinha de trigo durum e ou sêmola/semolina de trigo durum e ou farinha integral de trigo durum e ou derivados de cereais, leguminosas, raízes ou tubérculos, adicionado ou não de outros ingredientes e acompanhado ou não de temperos e ou complementos, isoladamente ou adicionados diretamente à massa.

Massa Alimentícia ou Macarrão: é o produto obtido, exclusivamente, a partir de farinha de trigo comum e ou sêmola/semolina de trigo e ou farinha de trigo durum e ou sêmola/semolina de trigo durum.

Massa Alimentícia Recheada ou com Molho: é o produto contendo recheio e ou molho e ou cobertura preparado com diferentes ingredientes.

Massa Alimentícia de Vegetais: é o produto obtido, exclusivamente, de derivados de leguminosas, raízes, tubérculos e ou cereais, excetuando-se o trigo.

Observações:
Para utilizar a expressão "com ovos", o produto deve ter no mínimo 0,45 g de colesterol por quilo de massa, expresso em base seca.

Para o produto designado "com ovos", deve constar obrigatoriamente na designação, uma das seguintes expressões de acordo com a farinha de trigo utilizada: comum, sêmola ou semolina, integral, trigo durum, sêmola ou semolina de trigo durum, integral de trigo durum, seguida da expressão "com ovos".

A Massa Alimentícia ou Macarrão designado "com ovos", obtida a partir de sêmola/semolina de trigo, pode ser, adicionalmente, designada de "Massa com Ovos".

Exemplo de Fábrica de Massas com Capacidade de Produção de 3000 kg por dia

1. Recepção de matéria-prima;
2. Estocagem de matéria-prima;
3. Estocagem de aditivos e ingredientes;
4. Estocagem de embalagens;
5. Fabricação - fase 1 (mistura cilindragem, modelagem);
6. Fabricação - fase 2 (secagem, embalagem);
7. Embalagem;
8. Câmara Fria;
9. Escritórios;
10. Refeitórios e
11. Vestiários.

 

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627