Como Montar Peixaria
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PLANTA BAIXA | ESTUDOS DE VIABILIDADE
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- Planta Baixa Peixaria com área de 100 m2.
- Projeto Comércio de Peixes e Carnes Exóticas com Capacidade para 500 kg por dia
- Como Montar Fábrica para Beneficiamento de Peixes com Capacidade de Produção de 100 kg por dia
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Como Montar Peixaria
Para a montagem de uma peixaria o ideal é a escolha do local.
Ele deverá ser em centros comerciais de grande movimentação de pessoas, mercados e locais onde o acesso é fácil.
Para o empreendimento ter sucesso é imprescindível que adquira o produto com bons fornecedores e que a procedência seja boa.
O ideal é que o empreendedor esteja com a documentação para a abertura do estabelecimento em dia, mesmo antes dele entrar em funcionamento.
Isso estabelecerá uma relação boa entre fiscalização e comércio.
Esta atividade pode se tornar perigosa e prejudicial à saúde pública se não tomar os devidos cuidados na compra, manutenção do produto e venda.
A empresa deverá manter o alimento disposto para a venda em temperatura adequada e tomar os devidos cuidados com a manipulação.
É muito importante que as instalações não sofram com queda de abastecimento de energia, pois poderá comprometer o produto que deve ser vendido fresco.
Como todo comércio o fator concorrência é um fator determinante para o empreendedor criar novas estratégias de venda.
Uma (peixaria poderá vender não só peixes, mais frutos do mar e também camarões, ostras, mariscos, bacalhau e lagostas).
Poderá trabalhar com sistemas de promoções semanais, onde o produto poderá sofrer um desconto razoável ou promoções com brindes.
Isso aumenta a clientela e faz com que o produto saia com maior facilidade.
O comércio de peixes deve estar de acordo com as normas da Vigilância Sanitária e procurar se instalar de forma correta ou adaptar-se para que não sofra penalidades.
Dos equipamentos que deverão fazer parte de uma lista e com a descrição completa podemos citar as câmeras frias, balcões frigoríficos, balanças e vitrines para exposição de produtos para venda.
O ideal é que antes de montar o empreendimento, tenha em mãos todo o planejamento do local, adequações, Lista de fornecedores, lista de equipamentos, registros e licenças para que possa administrar o negócio da forma correta.
A contratação de funcionários dependerá do tamanho do empreendimento e de que forma irá trabalhar.
Poderá ter um número reduzido de início, adequando-se ao empreendimento conforme a necessidade.
Uma peixaria deverá ter um sistema de ventilação bom e as instalações devem ser higienizadas freqüentemente para que não sofra com o mau cheiro e o armazenamento da mercadoria deverá seguir normas de segurança quanto à temperatura instalações elétricas.
Uma sugestão é vender peixes tanto de água doce, como de água salgada, em pedaços, filés, inteiros e postas.
Poderá agregar ao empreendimento uma seção de temperos, condimentos e até uma mini mercearia para atender a clientes da forma correta quanto aos produtos e ingredientes que devem compor as refeições a base de peixes e frutos do mar.
Hoje com a expansão da comida japonesa que é à base de peixe cru (salmão, atum, peixe branco, lulas e outros.
Poderá manter junto à peixaria uma prateleira aos apreciadores dessa culinária tão famosa colocando produtos que fazem parte como: shoyo, arroz especial para culinária japonesa, macarrão de arroz, macarrão oriental, gengibre em conserva, algas, chás e wassabi.
Isso poderá dar o diferencial ao comércio de peixes e fazer da peixaria algo mais chamativo e atraente.
Alguns peixes poderão ser vendidos já embalados em bandejas ou ensacados com volume de 500 grs. a 1 Kg.
Isso facilita e agiliza o processo de venda em caso de pressa do consumidor e evita sobrecarregar a peixaria de clientes tendo que atender um a um.
Alguns dos peixes mais procurados nas peixarias são:
Tilápia, traíra, tainha, piapara, manjuba, sardinha fresca, bacalhau salgado (poderá ser vendido inteiro, desfiado ou postas), cavalinha, abadejo, dourado, lambari, pacu, piapara, pintado, atum, anchovas, cação, namorado, porquinho, robalo e salmão.
O que o empreendedor deverá saber antes de montar o negócio, é conhecer sobre o assunto, ser criativo, inovador e trazer aos clientes a confiabilidade de produtos frescos, bom atendimento, prazer em saber servir, higiene e se possível orientar os clientes como temperar e saborear os peixes.
Poderá também oferecer uma cartilha aos clientes de como saborear os peixes, os temperos utilizados e o modo de fazer.
Todas essas dicas de montagem e estratégias para o empreendedor são necessárias para o sucesso no negócio.
Exemplo de Peixaria com área de 100 m2.
Recepção de Peixes;
Câmara fria (1 unidade);
Sala para cortes;
Sala de embalagem;
Depósito de embalagens;
Câmara fria para produtos embalados (1 unidade);
Atendimento;
Banheiro;
Sala para café e
Vestiário.
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