Como Montar Quiosque de Verduras

PROJETOS PARA QUIOSQUE DE VERDURAS
PLANTA BAIXA | ESTUDOS DE VIABILIDADE

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627


 

Como Montar Quiosque de Verduras

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627

Projeto de Quiosque de Verduras


Como Montar Quiosque de Verduras

CLIQUE AQUI para saber mais sobre este Projeto e Planta Baixa

 

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627

 

Comercializar Verduras, Frutas e Legumes são algo bem simples.

Poderá iniciar a comercialização com um quiosque pequeno e vender somente alguns itens.

Algumas normas devem ser obedecidas envolvendo o fator higienização e proteção contra contaminação de alimentos.

É desejável que o local tenha lixeiras com tampas para armazenamento do lixo, limpeza das hortaliças e renovação de mercadorias expostas para a venda.

As verduras e outros prováveis itens que estarão à venda deverão ser adquiridos de boa procedência, o ambiente deve possuir boa ventilação, deverá também dispor de água encanada com pia para a higienização e para limpeza do local.

Os quiosques para exposição e venda de verduras e hortaliças podem ter câmera frigorífica, isso facilitará o armazenamento e a conservação dos produtos.

Como as mercadorias ficarão expostas ao público consumidor, é desejável que tenha um espaço (distância) entre o público e a mercadoria para que elas não se tornem alvo de abertos, puxões e danifiquem o produto antes de comprar.

Também se deve pensar no espaço entre circulação de funcionários para atendimento.



O ideal é que o empreendedor tenha consciência e disponha de funcionários para recebimento de dinheiro e não misture atendimento ao público, manipulação de alimentos e manipulação de dinheiro.

Isso pode gerar alto nível de contaminações diversas e deve ser evitado, assim como se recebe a orientação do setor de vigilância sanitária.

As mercadorias devem ser adquiridas de boa procedência e deverá ter um local apropriado para a colocação das caixas de recebimento para que não atrapalhe e também essas caixas deverão passar pelo processo de limpeza e higienização.

O empreendimento deverá ter piso adequado para que possa ser lavado periodicamente e deverá também ter paredes azulejadas e ou com pintura epóxi de cor clara e impermeabilizante.

Todos os produtos expostos a venda deverão estar dispostos em uma banca revestida também de pintura impermeabilizante e ou plástica.



O empreendimento deverá possuir banheiro para a utilização de funcionários, porém esse cômodo deverá ter todas as instalações elétricas, hidráulicas e esgoto adequado e com bom funcionamento.

Utilizam-se também de materiais como madeiras para a construção de quiosques, estes porém devem ser bem vedados e não possuir frestas ou arestas que possibilitem a entrada de roedores e insetos.

Deverão também passar pelo processo de pintura e impermeabilização.

A manutenção do quiosque deve ser bem orientada e seguir um padrão rígido de controle de qualidade dos produtos a venda, evitando verduras deterioradas, mal acondicionadas e expostas ao calor.

Se o estabelecimento possuir câmera de conservação de alimentos o empreendedor deverá ficar atento a temperatura e limpeza geral desse local.

Existem quiosques volantes, esses porém devem seguir as mesmas normas de responsabilidade de vendas de produtos ao consumidor.

É importante lembrar que todo estabelecimento comercial que tem produtos e mercadorias a venda direta ao consumidor deverá passar por fiscalização periodicamente e deverá possuir licença e alvará para funcionamento.

Deverão disponibilizar de embalagens para acomodação das hortaliças e verduras, podendo ser caixinhas de plástico, bandejas de isopor, sacos de polietileno, sacolinhas e outras.

Outra orientação de grande valor é quanto à higienização das mãos dos manipuladores que estão trabalhando com esse tipo de mercadorias.

Elas devem ser lavadas freqüentemente e nunca devem ter contato com dinheiro.

Como todo comércio o empreendedor deverá estar ciente do cumprimento de suas obrigações tributárias, encargos estabelecidos quanto à remuneração e registro de empregados e toda documentação para liberação e funcionamento do local.

A liberação do estabelecimento também deverá ser feita pelo corpo de bombeiros, onde verificará se o ambiente estará apto a atender todas as exigências e assim funcionar corretamente.

Deve ter atenção quanto aos produtos comercializados referente à procedência, verificando se estes não sofreram contaminações por agrotóxicos, microorganismos transmissores de doenças e condições de transporte.



Os funcionários deverão ser orientados a utilização de uniformes, toucas ou jalecos para trabalhar com esses produtos.

Luvas não fazem parte da exigência, porém se o funcionário estiver com ferimentos nas mãos deverá utilizar.



Exemplo de Comércio de Frutas e Verduras (Quiosque) com Capacidade para 100 kg por dia

Recepção das Verduras;
Atendimento;
Caixas;
Varejão;
Depósito;
Copa e
Banheiro.

 

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627