Como Montar Restaurante Popular

PROJETOS PARA RESTAURANTE POPULAR
PLANTA BAIXA | ESTUDOS DE VIABILIDADE

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627


 

Como Montar Restaurante Popular

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627

Projeto de Restaurante Popular


Como Montar Restaurante Popular

CLIQUE AQUI para saber mais sobre este Projeto e Planta Baixa

 

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627

 

De acordo com o um programa do governo um programa social tem sido implantado que é o restaurante popular.

Um restaurante popular é um investimento que necessita de máquinas, mobiliário adequado, nutricionista e local para a implantação.

Sua finalidade é fornecer refeições de baixo custo à população de baixa renda com a nutrição e seus valores adequados.

O intuito do restaurante popular é oferecer as pessoas que se alimentam fora de casa uma alimentação de acordo com as necessidades diárias de proteínas, carboidratos e demais componentes que manterão a saúde e a energia para o desempenho das funções.

Alimentos por muitas vezes são desperdiçados e é erradamente consumido por desconhecimento da sua forma nutricional, por isso esse programa tem o objetivo de levar comida à mesa de pessoas a preço bem baixo.

Também tem a questão social, onde as pessoas se integram no fornecimento de alimentos, para uma dieta saudável estimulando o cooperativismo e o combate ao desperdício de alimentos.

No nosso país o desperdício e a falta de integração social é muito grande, o restaurante popular tem essa finalidade, levar a mesa alimentos adquiridos diretamente da lavoura, agricultura familiar de pequenos produtores, hortas comunitárias, alimentos que são desperdiçados em sua forma podendo ser utilizados desde a casca e em outras formas.

A parte educativa também é de extrema importância nesse tipo de empreendimento, que por muitas vezes é desempenhado em conjunto com as prefeituras e população em geral.

É necessária nesse tipo de serviço a montagem do restaurante que é a maior parte do investimento, tanto com equipamentos, mobiliário, utensílios e contratação de funcionários que irão desempenhar as tarefas propostas.

Esses equipamentos como fogões, geladeiras, freezers entre outros deverão fazer parte de uma lista inicialmente bem elaborada.

Nessa lista também deverá contar os utensílios e tudo o que incluir na montagem como balcões sef-service e balanças.

Também na lista utensílios deverão constar talheres, copos, pratos e demais peças.

O ideal é que um restaurante tenha máquinas para lavarão de pratos, copos e utensílios, pois isso os esteriliza e evita o risco de contaminação por doenças.

Para iniciar o fornecimento da alimentação o restaurante terá que obter licença na Vigilância Sanitária e o estabelecimento terá que estar de acordo com as normas para que isso aconteça.

Os restaurantes populares são de iniciativa do governo e prefeituras.

Também poderão ser parceiros organizações sem fins lucrativos ou filantrópicos.



Seu objetivo é implantar a alimentação de qualidade a preço baixo a população de baixa renda ou a trabalhadores que necessitam de se alimentarem fora de casa, combate ao desperdício e promovendo a saúde do trabalhador.

O espaço de um restaurante popular também poderá ser utilizado para reuniões, administração de palestras, cursos de culinária e orientação ao público.

A localização para a implantação de um restaurante popular deverá ser no centro das cidades ou locais onde tenha um grande fluxo de pessoas, como: Próximo a terminais urbanos.

Deverá de disponibilizar de um cardápio diário em exposição com fácil visibilidade.

É importante ressaltar que o trabalho educativo em parceria com a responsabilidade social é um dos pontos mais importantes desse empreendimento.

O empreendimento poderá fornecer em conjunto a favor da população que utiliza palestras educativas sobre alimentação, higiene, estilo de vida, práticas esportivas e saúde.

A conscientização de como é feito o recolhimento do lixo com destino a fabricação de adubos orgânicos, tudo isso em conjunto gera uma satisfação em torno do meio ambiente e do seres humanos como um todo na sociedade.

Em parceria a esse trabalho de grande valor social podemos contar com as ONGS, Indústrias e Empresas estabelecidas nas cidades para fazerem parte da integração.

As refeições servidas deverão ter um preço mínimo, sem afetar a qualidade.

Para a aprovação de um projeto desse porte deverá passar pelo conselho municipal, segurança alimentar e assistência social.



Exemplo de Restaurante Popular com 30 mesas

Restaurante;
Banheiros;
Área para recepção de matéria-prima;
Seleção e limpeza da matéria-prima;
Armazenagem de matéria-prima;
Preparo inicial;
Cozimento;
Limpeza de utensílio;
Armazenagem de utensílios;
Área de serviços e
Demais dependências.

 

ENTRE EM CONTATO

WhatsApp 35.99730.7627